Lula quer candidatura póstuma de Zilda ao Nobel

Ideia dele e de Requião é criar prêmio em homenagem à médica para divulgar trabalho dela
Como era formada em medicina, ela se especializou em saúde pública para cuidar de crianças carentes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende impulsionar uma candidatura póstuma de Zilda Arns para o Prêmio Nobel da Paz. A proposta de indicação ao Nobel havia sido inicialmente formulada pelo governador do Paraná, Roberto Requião. Mas, segundo as regras do prêmio internacional - que neste ano foi concedido ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama -, não pode haver premiações póstumas.

Requião e Lula devem criar o Prêmio Zilda Arns para impulsionar o trabalho de entidades de auxílio que trabalham no combate à mortalidade infantil e na promoção de redes de saúde para a criança. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Zilda Arns, de 75, morreu vítima do terremoto que atingiu o Haiti na semana passada. Ela chegou ao país para dar uma palestra e morreu depois de ser atingida na cabeça por escombros da igreja em que estava. Zilda Arns viajou ao país para dar uma palestra e já tinha terminado o discurso quando foi atingida na cabeça.

Como era formada em medicina, especializou-se em saúde pública para ajudar crianças carentes a superar a mortalidade infantil, o que lhe rendeu sete prêmios e reconhecimento internacional.

Em 2006, ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz junto com outras 999 mulheres de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário