HUWC realizou 147 transplantes de fígado e rim em 2009

Com um total de 147 transplantes realizados em 2009 (82 de fígado e 65 de rim) em 2009, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Fe-deral do Ceará, se firma como centro de referência no Norte e Nordeste nesses dois tipos de transplantes. No Brasil, o HUWC fica em terceiro lugar, atrás apenas do Hospital Albert Einstein (SP) e do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Os dados foram divulgados em coletiva realizada na manhã desta terça-feira na Reitoria.
No início da coletiva, o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, lembrou que o HUWC, além de atender à comunidade - “100% pelo Sistema Único de Saúde” –, incluindo procedimentos de alta complexidade com transplantes, é também responsável pela formação de recursos humanos na área da saúde e por pesquisas que envolvem Medicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia.

O Chefe do Serviço de Transplante de Fígado do HUWC, Dr. José Huygens Pa-rente Garcia, informou que o HUWC recebe pacientes do Ceará, Acre, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pará, Distrito Federal e, eventualmente, de Pernambuco. Desde sua criação, em 2002, o Serviço realizou 418 transplantes, contribuindo para a diminuição da fila de espera por um fígado, que hoje chega a 182 pacientes no Ceará. O Serviço já chegou ao recorde de realizar três transplantes em 24 horas, graças ao empenho da equipe multidisciplinar. “Em nenhum momento deixamos de realizar transplantes por falta de pessoal”, enfatizou o médico.

A meta para 2010, segundo o Dr. Hyugens, é aumentar o número de cirurgias e iniciar o procedimento conhecido como bipartição – que permite que um fígado doado possa ser dividido, beneficiando dois receptores, geralmente um adulto e uma criança. No Brasil, esse tipo de transplante só foi realizado até agora em São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Está prevista, para este ano, a criação no HUWC de uma área para atender emergências de pacientes que aguardam na fila e costumam se hospedar em pousadas ou residências próximas ao hospital.

Dr. Hyugens destacou a forma ética, honesta e transparente como funciona o Serviço de Transplantes. O critério para indicar o paciente que vai receber o órgão, além da sua colocação na fila de espera, é a gravidade de seu estado de saúde. O controle é feito pelo Sistema Nacional de Transplante, que define o receptor. Ao HUWC cabe realizar o transplante, acompanhando o paciente antes e depois. A taxa de sobrevida dos pacientes transplantados no HUWC é de 80%, considerado muito bom, segundo o médico.

O Chefe do Serviço de Transplante de Rim do HUWC, Dr. João Batista Evange-lista Junior, ressaltou que a UFC também é pioneira nessa área. O primeiro transplante de rim no HUWC foi realizado em 1977, o primeiro do Ceará e do Nordeste. No caso do paciente renal, a possibilidade de hemodiálise faz com que eles possam esperar mais tempo na fila.

A Coordenadora Clínica da Unidade, Paula Castello Branco, informou que já foram realizados 750 transplantes de rim, sendo 65 em 2009. No Ceará, existem três mil pacientes precisando de um rim, 350 destes na fila dos transplantes. A UFC oferece o atendimento pré e pós-operatório com equipe muldisciplinar, mas a médica revelou que 70% dos pacientes faltam às consultas e realização de exames com ultrassom por um motivo externo ao HUWC: a falta de condições financeiras dele para se deslocar até o hospital. A médica chama atenção para o fato de que Fortaleza é a única capital brasileira onde o paciente renal não tem direito ao passe livre no sistema de transporte público. Tem apenas para ir à hemodiálise.

A Dra. Paula disse ainda que a maioria dos transplantes de rim – mais de 90% - são de orgãos de doadores falecidos. Daí ser importante o reforço nas campanhas incentivando a doação de órgãos e tecidos. Especificamente, no que se refere ao rim, destacou: “Se a natureza nos deu dois rins, um pode ser doado ainda em vida”.
Mesmo com o elogiável desempenho do HUWC, o Reitor lembrou que, apesar disso, o hospital recebe, do SUS e de convênios, uma remuneração menor em relação a outros hospitais públicos.

O diretor do HUWC, Prof. Sílvio Furtado, destacou esforço feito pela UFC e pelo Ministério da Educação para viabilizar não só o aumento da quantidade de procedimentos, mas a qualidade do serviço. Além da remuneração do SUS, o Hospital obtém recursos extras através de realizações de pesquisas, mas ainda é pouco, de acordo com o diretor. Segundo ele, a dívida de R$ 12 milhões do Hospital está estável, mas poderia ser zerada em um ano caso o Governo Federal resolvesse logo a questões como a de pessoal. Hoje o HUWC gasta R$ 1 milhão/mês com pagamento de funcionários terceirizados, segundo o diretor.

Contatos: João Batista Evangelista Junior, Chefe do Serviço de Transplante de Rim do HUWC - (fone: 85 3366 8364 e 3366 8211 / Chefe do Serviço de Transplante de Fígado do HUWC, Dr. José Huygens Parente Garcia - (fone: 85 3366 8374)

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário