Em tom conciliador, Lobo toma posse em Honduras e assina anistia



Com agencias internacionais

Com um discurso voltado à reconciliação nacional, o empresário Porfírio Lobo tomou posse nesta quarta-feira como presidente de Honduras, em cerimônia realizada no Estádio Nacional de Tegucigalpa, capital do país. O ato põe fim ao regime de fato que governou o país durante sete meses, depois do golpe que depôs o então presidente Manuel Zelaya.

Quem sai fortalecido e derrotado com a posse de Lobo?
Pela primeira vez desde 28 de junho do ano passado, quando o presidente Manuel Zelaya foi removido do país ainda em seus pijamas, Honduras voltará a viver nesta quarta-feira (27) um ensaio de democracia. Porfírio Lobo, de um partido rival ao do agora ex-mandatário, receberá o cargo do presidente golpista Roberto Micheletti – que, para analistas ouvidos pelo UOL Notícias sai da crise como vencedor. Leia mais aqui
Opine aqui
“Prometo ser fiel à República e cumprir e fazer cumprir as leis”, disse Lobo, de 62 anos, em seu discurso de posse. "Acabamos de sair da pior crise política de nossa história democrática. Não foi um caminho fácil. Demonstramos ao mundo que somos um país amante da liberdade e da paz. Declaramos que estamos prontos e dispostos a enfrentar o futuro unidos", concluiu.

Após discursar, Lobo assinou o decreto que concede anistia política a todos os envolvidos no golpe de junho do ano passado. Um dos beneficiados é Zelaya, que ainda se encontra na Embaixada do Brasil e deve deixar o país ainda nesta quarta-feira, com destino à República Dominicana.

Agradecimentos
Lobo também agradeceu à secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e à Organização dos Estados Americanos (OEA) pelo acompanhamento da crise. "Ratificamos nosso desejo de manter as melhores relações com todos dentro das normas de respeito mútuo", afirmou.

A missão, porém, não será fácil. Lobo ainda terá de enfrentar muita resistência por parte da comunidade internacional. A cerimônia de posse contou com a presença de apenas três chefes de Estado: os presidentes de Taiwan, Ma Ying-jeou; do Panamá, Ricardo Martinelli; e da República Dominicana, Leonel Fernández. Também compareceu o vice-presidente colombiano, Francisco Santos Calderón.

Leia mais
Posse de presidente derrota Zelaya e dá vitória a golpista Micheletti
Zelaya aguarda salvo-conduto do presidente eleito para deixar Embaixada
Posse de presidente e anistia a golpistas abrem caminho para exílio de Zelaya
“A anistia refere-se unicamente aos acontecimentos de ordem política”, afirmou Lobo, deixando claro que outros crimes como, por exemplo, a corrupção, podem ser julgados.

O Brasil, que ainda não reconheceu a vitória de Lobo nas urnas, não mandou nenhum representante para a cerimônia.

A posse do novo presidente de Honduras está sendo realizada sob um rigoroso sistema de segurança nos arredores do estádio.

Despedida
O até então presidente de fato de Honduras, Roberto Micheletti, que não compareceu a cerimônia de posse de Lobo, afirmou que terminou “com sucesso” seu governo. “Hoje, em nosso último momento como governo, saímos com a cabeça erguida”, disse Micheletti logo após uma missa realizada em Tegucigalpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário