Dia do Ceará vai ser comemorado amanhã (17) em Aquiraz

Neste domingo, dia 17 de janeiro, o Governo do Estado do Ceará realiza a solenidade de comemoração ao Dia do Ceará, que resgata os valores cívicos da população do Estado. A cerimônia oficial acontece em Aquiraz, primeira capital do Estado, com as presenças do governador do Cid Gomes; do prefeito de Aquiraz, Edson Sá, e do secretário da Cultura do Ceará, Francisco Auto Filho. Há 211 anos, a província do Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco.

A cerimônia oficial tem início, às 16 horas, na Praça das Flores (Aquiraz) com um show da dupla Ítalo e Reno gratuito a população. Às 16h30min, inicia a solenidade com execução de hinos e hasteamento da bandeira do Estado com o discurso do Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes. Às 19 horas, a Igreja Matriz São José de Ribamar acolhe a população em missa solene.

Além disso, em Aquiraz, durante todo o dia, o Museu Sacro São José de Ribamar, primeiro Museu de Arte Sacra do Ceará e um dos primeiros do Nordeste, promove visitas guiadas gratuitas ao seu acervo, abrindo excepcionalmente neste domingo, dia 17.

Dia do Ceará - O Dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da lei nº13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799. A Lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

Cultura em Fortaleza - Os equipamentos culturais vinculados à Secretaria da Cultura do Estado comemoram o Dia do Ceará com programação de acesso gratuito aos cearenses. Em Fortaleza, o TJA, Museu do Ceará, Sobrado fazem alusão a data neste domingo. Confira abaixo:

Sobrado Dr. José Lourenço - Aberto de 10h às 18h, a casa promove visitação gratuita e guiada a Exposição 20obras10artistas – que Cada artista preparou duas obras, compostas especialmente para a mostra ou escolhidas do conjunto de sua obra, que de alguma forma lancem um olhar para 2010. Às 16h, o passeio de bicicletas Viva o Centro! Para na porta do equipamento para uma visita guiada por Paulo Probo. Serviço: Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 – Centro). Informações: 85-3101-8826.

Museu do Ceará - Para saber mais sobre o Ceará, o Museu do Ceará abre excepcionalmente neste domingo, dia 17, com visita gratuita aos objetos de peças como moedas, medalhas, quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas que contam a história do cearense. O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933, com a denominação de Museu Histórico do Ceará. Serviço: Museu do Ceará (rua São Paulo, 51 - Centro) Informações: (85) 3101-2609 e 3101-2610.

Theatro José de Alencar - O TJA tem mais de um motivo para comemorar o dia 17 esse mês. Além do aniversário do Estado, a data faz parte das comemorações do centenário do Theatro. A programação acontece durante todo o dia. À partir das 15 horas tem passeio de bicicleta organizado pelo movimento “Viva o Centro!” pelos equipamentos culturais do bairro, com concentração em frente ao TJA, na Praça José de Alencar. Dentro do Theatro, à partir das 13h tem visita guidada, além de apresentações de música e teatro. A programação culmina às 19 horas, quando 50 músicos, entre instrumentistas da Orquestra Eleazar de Carvalho e convidados, sobem ao Palco Principal para apresentar a protofonia da ópera “Moacir das sete mortes ou a vida desinfeliz de um cabra da peste”, de Tarcísio Lima. Serviço: Theatro José de Alencar (Pça José de Alencar s/n). Informações: (85) 3101.2583

Nenhum comentário:

Postar um comentário