Dia de Reis com reisado e palestra Museu da Imagem e do Som - CE

O Museu da Imagem e do Som do Ceará comemora nesta quarta-feira, 6, o Dia de Reis, com palestra sobre as tradições populares que celebram o nascimento de Jesus Cristo e apresentação artística de um grupo de reisado. A programação é gratuita e acontece a partir das 16 horas no prórpio MIS.
A palestra "Pastoris, Lapinhas e Reisados: A Festa de Deus Menino" será ministrada pelo poeta, teatrólogo e pesquisador de cultura popular Oswald Barroso no Auditório MIS/CE, às 16h. Em seguida, às 17 horas, o jardim no Museu será tomado pelos brincantes do grupo ESCUTA, que fará uma apresentação de como são feitas os reisados.

O Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário