Cúpula do PMDB se reúne para discutir vice e sucessão interna

A cúpula do PMDB se reúne na próxima quarta-feira em Brasília. As férias dos líderes partidários serão interrompidas para um jantar na casa do presidente da Câmara Michel Temer (PMDB/SP) por duas razões para lá de relevantes: a discussão da aliança federal para 2010 e a sucessão interna no partido.

O PMDB tem convenção marcada para março. É quando o partido escolherá o sucessor do presidente licenciado, Michel Temer. O cargo é hoje ocupado interinamente pela deputada Iris Araújo (PMDB/GO).

Michel Temer tem todo interesse em ser reconduzido ao cargo, e é tido como candidato natural. Embora licenciado, é o presidente de fato do partido. Homem de hábitos moderados, que se guia pela cautela, dentre todos os projetos políticos que lhe apresentam, prefere ficar com o que lhe garante poder sobre o maior partido do país, fundamental para a governabilidade, seja quem for o novo presidente da República.

Temer deve costurar sua chapa com aliados de absoluta confiança e que tenham em mente assumir a presidência do partido caso ele precise se licenciar, por exemplo, para ser vice de Dilma Rousseff, ou mesmo seguir presidente da Câmara. Eunício Oliveira (PMDB/CE) e Íris Araújo encaixam-se neste perfil. Cairia bem nesta chapa, como secretário geral, o senador Romero Jucá (PMDB/RR).

Outro ponto da conversa será a indicação pemedebista para a vaga de vice na chapa de Dilma. Causou certo incômodo na ala de Temer a cogitação do nome do Ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB/MG), para o posto. Embora a hipótese seja remota, a tese de que esta é a alternativa pacificadora para a disputa em Minas Gerais preocupou a cúpula pemedebista.

O partido se movimenta antes da entrada em campo em fevereiro. É que Deus ajuda quem cedo madruga!

Do blog da Christina Lemos do portal r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário