Crato-CE: Morre o advogado mais velho do Brasil


Deu no Miseria
Demontier Tenório Foto: Normando Sóracles
Morreu por volta das 14 horas desta quarta-feira, no Hospital São Miguel, o advogado e escritor Raimundo de Oliveira Borges, que residia na Rua Coronel Antonio Luiz (Bairro Pimenta) no município de Crato. Ele nasceu em Caririaçu no dia 2 de julho de 1907 e, no meio do ano, iria comemorar 103 anos de idade. Ainda não se sabe o local do velório e nem do sepultamento que, provavelmente, deve ser em Caririaçu. Foram 102 anos bem vividos e deixa uma grande legião de amigos, admiradores e estimados familiares.

Em contato com a reportagem do Site Miséria, o seu colega advogado Sérgio Gurgel lamentou a morte de Raimundo Oliveira Borges. "Era brilhante, ético e esmerado profissional que, como ninguém, soube servir na advocacia de ofício atendendo aos pobres de todo o Cariri", definiu acrescentando ainda tratar-se de dedicado homem de letras, pois muitas foram as obras que publicou

Ele fundou a Revista Itaytera e as Faculdades de Direito e de Economia do Crato, onde foi por muito tempo mestre e diretor. Doutor Raimundo veio de uma família de camponeses e jamais se distanciou da sua "Canaã", propriedade rural que herdara dos pais passando a cuidar com carinho. Foi responsável pela instalação da Exposição do Crato tendo preferido organizar a competir com expositores, presidindo-a por diversos anos.

Ele foi igualmente fundador da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em nível de Ceará e as subseções de Juazeiro e Crato. Mais que isso sempre esteve na luta pelo engrandecimento da instituição a ponto de merecer a estima e consideração dos seus colegas. A prova disso está nas muitas homenagens recebidas. "Apesar da sua baixa estatura foi um homem gigante, pois deu de si energias para o bem, sempre servindo e ajudando a todos que o procuravam", observou Sérgio Gurgel.

Foi pai, avô e bisavô de uma prole numerosa que espalhou cidadãos nos diversos ramos das atividades ajudando e contribuindo para aprimorar o progresso, a cultura e o bem-estar para a região do Carirí, do Ceará e do Nordeste. Doutor Raimundo cursou o primário em Caririaçu e o secundário no Colégio São José do Crato, Instituto Araripe Júnior, Instituto Menezes Pimentel, Liceu do Ceará, em Fortaleza, e Ginásio da Bahia, em Salvador.

Ele foi aprovado e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1928, mas, depois transferiu seus estudos para a Faculdade de Medicina de Pernambuco, sem concluí-los. Direcionou sua atenção para a Faculdade de Direito do Ceará em 1933, tendo sido o orador da turma que colou grau em 1937. Raimundo Oliveira Borges iniciou sua carreira profissional na função de promotor de justiça nas comarcas de Tauá, Missão Velha e Crato.

Depois se afastou do Ministério Público e começou a exercer a advocacia. Na Câmara do Crato foi vereador e alcançou a suplência de deputado estadual pelo antigo PSP. É cidadão honorário do Crato desde 1975. O seu primeiro livro foi escritor em 1945 sob o título "Crime de Injúria Verbal". Os últimos escritos foram: "Árvore Genealógica da Família Borges"; "Os Bispos do Crato, Relembranças Inesquecíveis" e "Meditações e Saudades".

Nenhum comentário:

Postar um comentário