Com ou sem Cid, PT vai disputar o Senado



Nome de Pimentel ganha cada vez mais força na chapa majoritária

Diante de um suposto ranço do governador Cid Gomes (PSB) à candidatura do ministro José Pimentel (PT - Previdência) ao Senado, o ainda presidente do PT cearense, Ilário Marques, garantiu que, independente do apoio do Governo, o partido vai ter candidato próprio à Câmara Alta do Congresso.

A declaração foi dada ao O Estado no Aeroporto Internacional Pinto Martins. “Vamos lançar nem que não tenhamos o apoio formal do governador”, pontuou Ilário que, durante sua gestão, teceu diversas críticas ao Governo Cid. Ele deixa o posto no começo de fevereiro, quando a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, assume o comando da sigla. Em seguida, começa a articular a própria candidatura a deputado federal.

Apesar da garantia de chapa, Ilário admitiu que o apoio do governador seria fundamental para alavancar a candidatura de Pimentel. Hoje, Cid fala apenas em reforço ao deputado federal Eunício Oliveira (PMDB), por conta de acordos políticos ainda da época da campanha de 2006. Ainda assim, Marques acha que o ministro da Previdência tem condições de bater o nome mais cotado da disputa: Tasso Jereissati (PSDB), que defende a reeleição.

Segundo o presidente do PT, Pimentel é consenso dentro do partido. “Ele nunca perdeu uma eleição para a Câmara Federal. Por isso, tem seu eleitorado cativo”, afirmou, referindo-se às quatro vitórias do ministro na disputa por cadeiras de deputado federal.
Ilário descartou a possibilidade do ministro não concorrer ao Senado, pois já está confirmada a desincompatibilização do cargo em março. Ou, como o próprio Pimentel costuma pregar, “nas águas de março”.

VICE-GOVERNADORIA
Ele também jogou um balde de água fria nos planos do PCdoB. Os comunistas reivindicam a Vice-governadoria. Contudo, a cadeira deve permanecer com o PT. Pelo menos foi essa a indicação dada por Ilário. Conforme ele, a decisão foi tomada ainda em 2008, quando a legenda fechava acordos para reeleger Luizianne Lins.

O presidente não revelou nomes – cogita-se substituir Francisco Pinheiro. Adiantou apenas que o próximo braço direito de Cid Gomes será escolhido pela prefeita e lembrou de Waldemir Catanho, coordenador político da Prefeitura. Nos bastidores, o assessor direto de Lins é um dos mais cotados.

Por fim, mesmo com as garantias da Vice-governadoria, ele revelou-se a favor do PT lançar candidato próprio ao Governo. Para Marques, isso reforçará o palanque de Dilma Rousseff (PT) rumo à Presidência da República. Contudo, ponderou que isso só acontecerá caso o governador negue apoio à candidata do presidente Lula.
Postado por Tarcisio Colares do Pessoal do Blog no Aeroporto Pinto Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário