Cedro-CE: População fará manifesto temendo fechamento de hospital

Do Site Miseria

Demontier Tenório
Está prevista para este sábado uma manifestação pelas ruas do município de Cedro em que a população vai externar a preocupação quanto a possibilidade de fechamento do Hospital e Maternidade Zulmira Sedrin de Aguiar. Recentemente, o Conselho Municipal de Saúde de Cedro descredenciou àquele hospital do SUS (Sistema Único de Saúde) numa decisão que repercutiu e foi apontada por muitos como de natureza política.

Neste sábado, centenas de pessoas pretendem abraçam o hospital no manifesto contra o fechamento do mesmo. No último dia 16 de dezembro, o Site Miséria divulgou a notícia sobre a reunião do CMS que decidiu pelo descredenciamento. O resultado da votação apontou nove votos favoráveis contra apenas um conselheiro que optou pela continuidade do credenciamento. Com menos verbas, o Hospital e Maternidade Zulmira Sedrin passou a enfrentar dificuldades.

Na reunião extraordinária do conselho realizada no final da manhã do dia 15 de janeiro, ocorreu a votação. Quando o anúncio foi feito e a notícia começou a circular na cidade, passou a existir um clima de revolta entre muitos populares que temem pelo agravamento no atendimento em consultas e internamentos. Na época, alguns conselheiros justificaram seus votos apontando a falta de humanização por parte dos profissionais do hospital.

Já a Secretária de Saúde do Cedro, Maria Josélia Medeiros, afirmou que vinha recebendo denúncias contra alguns procedimentos adotados pelo hospital. Entretanto, muitos populares vêem na medida uma decisão política e até argumentam que a direção do hospital já vinha se reclamando de perseguição por parte do prefeito João Viana de Araújo. Há preocupação na cidade quanto aos prejuízos na saúde, principalmente junto a famílias que mais necessitam dos serviços hospitalares e ambulatoriais os quais foram descredenciados e transferidos para o Hospital Enéas Viana de Araújo.

Existem informações que uma auditória foi solicitada ao estado pela direção do Hospital Zulmira Sedrin para os dois hospitais e esta jamais foi feita. Coincidentemente, o novo hospital que vai atender pelo SUS em Cedro pertence ao grupo político que dá sustentação ao atual prefeito João Viana. A intenção da auditoria, segundo informações, seria esclarecer as denúncias e avaliar qual dos dois hospitais tem mais condições de atender à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário