Cedro - CE: Multidão comemora reabertura de hospital



Do site Miseria, de Juazeiro do Norte

Macario Batista
Foto: R.F. Araujo

Parecia festa. E era. Mais de cinco mil pessoas, a pé, moto ou carros, acompanharam um trio elétrico que na noite de sábado desfilou na cidade do Cedro para um abraço no Hospital Zulmira Sedrin de Aguiar, descredenciado e fechado pela Prefeitura Municipal que não admite outro hospital na cidade que não o da família dos correligionários do Prefeito, conforme se comenta na cidade.

Na noite do sábado, como estava programado uma semana, a comunidade juntou-se num desagravo aos diretores do Hospital Zulmira Sedrin de Aguiar e promoveu um abraço simbólico ao hospital, em meio a discursos e prestação de contas públicas por parte da direção. Ex-deputados, ex-prefeitos, vereadores, médicos de todo o Centro Sul e Cariri, acorreram a Cedro para o evento, que durou cerca de duas horas e meia.

Por coincidência, no final do expediente do Fórum de Iguatu, na sexta feira, o Juiz da Comarca concedeu uma liminar ao hospital, solicitada pelo Ministério Público Estadual do Ceará, mandando que o hospital, não só fosse reaberto, como voltasse imediatamente seu credenciamento pelo SUS, com efeito retroativo a dezembro do ano passado, sob pena de multa que daria de R$2 mil a ser paga pelo prefeito João Viana e igual quantia pela titular da pasta da Saúde do Cedro.

RELEVANTES SERVIÇOS

Segundo o parecer, nada há que impeça o funcionamento do Hospital Zulmira de Aguiar que, com seus 46 anos de funcionamento, ininterrupto, tem prestado relevantes serviços a toda uma região.

Populares, entre revoltados com a medida e felizes com a revogação da medida, pela Justiça do Ceará, comentavam críticos a postura do prefeito e de sua secretria de Saúde, assim como do Conselho Municipal de Saúde, composto de funcionários da prefeitura, isolados que foram outras autoridades médicas do município, dentre eles, os médicos e diretores do Hospital Zulmira Sedrim.

A reportagem do Jornal O Estado, assim como de quase uma dezenas de órgãos de imprensa do Ceará, procuraram pelo Prefeito para comentar a medida, mas este teria viajado para Fortaleza ainda na quinta-feira e não atendia ao telefone celular nem no endereço de Cedro nem no endereço que teria em Fortaleza. Na residência e na Prefeitura disseram apenas que ele estaria viajando para Fortaleza.

AMOR

O Hospital Zulmira Sedrim de Aguiar voltou a funcionar mesmo na tarde de sexta-feira ao receber a comunicação da Justiça, com a medida cautelar sendo expedida pelo Fórum de Iguatu. O evento da noite de sábado foi cercado de segurança e transcorreu em ordem, com slogans defendendo o Hospital onde se dizia que, ...quem ama não fecha hospital. Ou ainda, ...quem é de bem ama o Zulmira.

Em cima do trio elétrico os oradores que se revezavam faziam críticas à postura do prefeito João Viana sem citar seu nome. Dentre os críticos estavam pelo menos cinco médicos, alguns de seu tempo e um o único vivo dos fundadores do Hospital, há 46 anos. Cedro voltou a sorrir.

Comentários
Jucy ,Ione e Ioneide .
juazeiro - CE
essa reabertura do zulmira foi a melhor coisa do ano! pois se trata da nossa terra natal com certeza nossos familiares serão beneficiados.parabéns cedro!
25/01/10 - 14:08
leonardo cesar
porteiras - CE
Gostaria de parabenizar a justiça pelo ato de amor dado ao povo de cedro.E a direção de hospital pela confiança dada a justiça,dizer que o povo de Cedro merece respeito assim com em todo o ceará.Perseguição política existe em todo canto mais confiem mais em Deus,por que o q é do povo ninguém toma...
25/01/10 - 13:41

5 comentários:

  1. Parabens pelo blog!
    Trio eletrico comemora 60 anos
    2010 é o ano do trio eletrico no Brasil
    trioeletrico.info

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo gostaria de saber por que no texto que você escreveu você citou bem ex-deputados e ex-prefeitos agora uma pergunda por que joão viana começou a fazer politica antes de todos da turma do PSDB em cedro e ainda hoje esta na ativa os outros mal começarão e ja são ex: amigo a moral respeito e prestigio desse grande homem chamado joão Viana seguira com ele todos os dias de sua vida por isso sou contra o que voce postou em seu blog poderia aproveita e mostra quem erá a cidade de cedro de 1997 pra trás e quem é a cidade de cedro nos dias atuais de 1997 pra car

    reflita

    ResponderExcluir
  3. amigo cê levou este tempo todinho pra ler o texto que postei no dia 25 de janeiro de 2010?Pelo visto tava "suletrando". Aliás, até posso rever meus conceitos desde que cê consiga escrever direito. Um pouco de gramática ajuda na composição do respeito que as pessoas possam ter da gente.
    grande abraço.
    aliás, estive no Cedro, faz coisa de uns 10, 12 dias. A cidade estava bem limpinha, apesar da venda de carne no meio da rua, em bancas imundas sem nenhum cuidado com a higiene. Cê aí tem idéia do que venha a ser respeito pela saúde do povo?
    Disponha sempre.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Quem é Antonio Francisco, rapaz? Onde vou arrumar foto dele? Ele faz o quê na vida e no Cedro? E muito obrigado pelo acesso ao blog. Caso ce arrume uma foto do Antonio Francisco e tenha uma historinha pra contar dele, divulgarei na maior alegria. Este blog é cheio de alegria. Bronca só quando precisa.
    abraço

    ResponderExcluir