Ceará envia médico na missão que vai de navio ao Haiti dia 29

Na próxima sexta-feira (29), o médico cearense Frederico Arnaud sairá de Fortaleza com destino ao Haiti, no navio italiano Conde de Cavour. O navio, que já saiu de Muggiano, no norte da Itália, chega a Fortaleza nesta quarta-feira (27) e permanece por dois dias. Nesse período será realizado um treinamento com os profissionais de saúde da equipe brasileira, formada por 13 voluntários de vários estados do País. O navio funcionará como um hospital flutuante. Ficará ancorado na costa caribenha, contando com o apoio de dois helicópteros para o deslocamento de pacientes.

O médico Frederico Arnaud, anestesista e emergencista é presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Emergência/ Ceará, e supervisor do Núcleo de Urgência e Emergência da Sesa e integrante do Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti. O Comitê foi criado pela Secretaria da Saúde do Estado na última segunda (18), com a participação de oito instituições e um voluntário para mobilizar e apoiar as ações humanitárias às vítimas do terremoto de 12 de janeiro de 2010, no Haiti.

A mobilização e preparação para a ida de mais voluntários ao Haiti continuam. Nesta quarta-feira, o Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti inicia a seleção de voluntários técnicos em enfermagem que fizeram o cadastro no site da Secretaria da Saúde do Estado (www.saude.ce.gov.br/voluntario). Já há 12 médicos (3 cirurgiões, 4 emergencistas, 2 ginecologistas/ obstetras,1 anestesista, 1 ortopedista e 1 patologista) selecionados e 1 enfermeira. “Estamos preparando uma equipe de voluntários para atender a indicação e definição do Ministério da Saúde que coordena as missões ao Haiti”, afirma o coordenador do Comitê e secretário executivo da Sesa, Arruda Bastos.

Durante a reunião do Comitê, realizada nesta segunda, o médico afirma que, “numa ação humanitária, o que mais conta é a boa vontade, a disponibilidade em ajudar. E isso os cearenses têm demonstrado através do cadastro, e-mail, ligações para o Alô Saúde (0800 275 1520)”. Até às 12 horas desta segunda-feira havia 360 voluntários cadastrados. Na estratégia de deixar preparado um grupo de voluntários para a missão ao Haiti, protegendo a saúde deles, o Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti está agendando a vacinação dos profissionais, no Centro de Saúde do Meireles, unidade da Sesa. Os voluntários serão vacinados a partir desta terça-feira, 26, contra a febre amarela, hepatite e ainda tétato nos casos de quem recebeu a vacina há 10 anos.

VEJA O PERFIL DO NAVIO CAVOUR
Tipo: porta aviões, com salas de operação, setores de terapia intensiva e de reanimação.
Tripulação: 1.300
Comprimento: 244 metros
Calado: 8.7 metros
Boca: 39 metros
Deslocamento: 30000 toneladas
Elevadores: 1 central e 1 lateral
Velocidade: 54 Km/hora
Autonomia: 14000 Km

Nenhum comentário:

Postar um comentário