Câmara quer intensificar debates


O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), Salmito Filho (PT), ao anunciar que o seu objetivo em 2010 é colocar o Legislativo na liderança d os debates e decisões que visem engrandecer a cidade, tem o apoio de todos os vereadores, inclusive da oposição. Essa é a tese defendida por Roberto Mesquita (PV), tendo em vista a decisão do petista de promover uma verdadeira agitação nas atividades, conforme consta no seu programa de Governo.

Um dos pontos altos a ser incluso na agenda da CMF para este ano é, na opinião de Dr. Ciro (PTC), o de trazer para a Casa a discussão do “Pacto por Fortaleza”. “Um projeto dessa amplitude” – diz ele – “é a única saída legítima para se produzir um projeto capaz de abranger todos os problemas de uma metrópole como Fortaleza, acrescido de sugestões capazes de solucioná-los, pelo menos em boa parte. Mas, para isso, tem que haver mais vontade política e menos ingerência partidária”.
Em entrevista aos profissionais que cobrem as atividades da Câmara, Salmito Filho não esconde o entusiasmo em relação ao ano que se inicia. “Queremos colocar o Legislativo não só no centro, como também à frente de todas as atividades direcionadas a dar à cidade de Fortaleza a condição que a grandeza da sua história está a exigir”, afirma.

Sobre o “Pacto por Fortaleza”, ele diz que está em mãos de especialistas a preparação de uma agenda que vai abranger todos os setores de atividades da cidade, como nunca foi feito antes.
Para discutir o “Pacto”, Salmito Filho pontua que, em 2010, a Câmara vai se transformar no maior fórum de debates do Estado, com a participação de universidades, empresários, técnicos, políticos e sociedade. “Vamos nos aprofundar nas discussões, pesquisas e análises, em relação às raízes de todos os problemas de Fortaleza, de onde tiraremos um diagnóstico capaz de nos mostrar as soluções”, adianta.
Na visão do vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, José do Carmo (PSL), mesmo sendo 2010 um ano eminentemente eleitoral, são tão sérios os objetivos do presidente, que estes serão capazes de neutralizar, em grande parte, os confrontos político-eleitorais resultantes dessa situação. “Será a grande chance que teremos para unificar os pensamentos de vereadores de todas as tendências em torno do bem comum”, acredita.

REFORÇO
Sobre os projetos da Câmara, o vereador Marcelo Mendes (PTC) diz que vai continuar defendendo que qualquer projeto de grande impacto para Fortaleza deverá também ser compartilhado e contar com a participação das demais câmaras da Região Metropolitana.
Isso, porque tudo o que contribuir para melhorar a capital vai ter influência direta nas cidades circunvizinhas. Projetos, por exemplo, como da Universidade do Parlamento, devem ser seguidos por cidades do porte de Caucaia, Maranguape e Maracanaú.

Do Jornal O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário