Cadeia Pública de Santa Quitéria será inaugurada nesta quarta-feira (27)

O secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals, entrega nesta quarta-feira (27), a Cadeia Pública do município de Santa Quitéria, no Sertão Central, com capacidade para 51 detentos. Na unidade, foram investidos R$ 1,3 milhão. A solenidade acontece às 9h30min.

Com capacidade semelhante, também serão entregues unidades prisionais nos municípios de Trairi e Acaraú. Além das três citadas, estão previstas de acordo com o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp) do Governo Estadual, a construção de mais 22 novas cadeias públicas no Interior do Estado. Algumas delas, já inauguradas como as de Acopiara, Icó e Barbalha.

Somando a capacidade das cadeias inauguradas com as vagas das duas Casas de Privação Provisória e Liberdade (CPPL), inauguradas neste ano, o Ceará passou a contar com mais de duas mil vagas no sistema prisional. O projeto, conforme Marcos Cals, consiste também em modificar a realidade dentro dos presídios. “Nós assumimos um desafio extraordinário. A realidade aponta para estadias mais dignas e humanizadas, com oferta de aulas e de qualificação de mão-de-obra dentro das penitenciárias”, disse.

São 872 metros quadrados que contemplam 8 celas masculinas e 3 feminina, salas de aula, administração, salas de revista, cozinha, dormitório para detentos em regime semi-aberto, áreas de trabalho e alojamentos, dentre outros.

Cadeias no Interior

Nos municípios de Milhã, Ocara, Fortim, Umirim, Araripe, Amontada e Caridade, serão cadeias com com 32 vagas; Trairi, Santa Quitéria e Acaraú, com 51 vagas; Juazeiro do Norte com capacidade para 83 detentos; Sobral com 153 vagas; além do Presídio Militar com 130 vagas em Aquiraz; e da Penitenciária de Segurança Máxima em Pacatuba, com oferta de 500 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário