Biblioteca Pública abre a programação de 2010 com lançamento de livro de Hiroldo Serra

Na quinta-feira, dia 28, o teatrólogo Hiroldo Serra lança o livro “Teatro Experimental de Arte (TEA) – O fazer teatral nos anos 50”, com platéia seleta formada por grandes nomes do teatro cearense, como Haroldo Serra, Ary Sherlock, Hiramisa Serra e Fernanda Quinderé. O evento integra a primeira programação de 2010 da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (BPGMP), equipamento vinculado à Secretaria da Cultura do Estado, que começa na quarta-feira (27) e segue até sexta (29) com contação de histórias, exibição de filmes, encontro de xadrez, visitas guiadas e oficinas direcionadas para a Terceira Idade.

Ganhador do V Edital de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado, o livro de Hiroldo aborda a formação nos idos anos 50 do grupo de "Teatro Experimental de Arte”, criado por Haroldo Serra, B. de Paiva, Marcos Miranda e o bailarino Hugo Bianchi. O grupo atuou de 1952 até 1956 e revelou muitos talentos do teatro do Ceará, como Emiliano Queiroz, Aderbal Freire e Ary Sherlock.
Ainda neste dia, quinta (28), às 16h, a professora Dra. Neuma Cavalcante discorre sobre “Moreira Campos, o contista do Ceará”, em palestra aberta ao público. E, para as crianças, de quarta a sexta-feira, um grupo de contação de histórias adentra o setor infantil.

A programação terá ainda oficina de DOSVOX, no setor Braille, dedicada aos deficientes visuais. O DOSVOX é um programa que permite que pessoas cegas utilizem um computador para desempenhar uma série de tarefas. A oficina será ministrada pelos técnicos do setor Braille da Biblioteca Pública, principal centro de produção e distribuição de obras em Braille no Estado. Conta com um acervo especializado de aproximadamente 2.500 volumes composto por livros em Braille, livros falados e livros digitais disponíveis para consulta local e retirada em empréstimo domiciliar.

Por fim, na programação da semana, duas atividades estão direcionadas a grupos da Terceira Idade. A oficina “Cadernos Afetivos” e a visita guiada aos andares da Biblioteca Pública com o grupo D.Zefinha fazem parte do programa de inclusão dedicada aos idosos que têm sido estimulados a conhecer e frequentar o equipamento. Com estacionamento próprio, climatização, elevadores e vista para o mar na sala de leitura, o lugar não poderia ser mais propício para este público sempre cheio de boas histórias.

Biblioteca Cidadã – A Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel é um equipamento cultural ligado à Secretaria da Cultura do Ceará, e oferece programação, geralmente, na última semana de cada mês, como parte do projeto “Biblioteca Cidadã – de livros abertos para você!”. A programação é uma realização do Programa “Por um Pacto Social pelo Livro”, da Secult. O projeto desenvolve atividades que promovem o livro, a literatura, a leitura e a biblioteca e fortalecem o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Com 141 anos de existência, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel é um dos equipamentos culturais mais antigos do Estado. Possui atualmente um acervo composto por mais de 100.000 livros e cerca de 300 títulos de periódicos.

27/01/10- Quarta-Feira
14h às 17h - Contação de Histórias, a grande aventura do Livro no Setor Infantil, com Juliana Tavares (agendamento com a Márcia pelo telefone 3101.2549)
14h às 17h - Oficina Dosvox (Setor Braille – inscrição e agendamento com Veleda pelo telefone 3101.2553)
14h às 15h - Visitação Guiada à Biblioteca Pública com o Grupo Dona Zefinha (Grupo da Melhor Idade)
15h às 15h30min - Lanche
15h30 às 16h30min - Oficina “Cadernos Afetivos” (Grupo da Melhor Idade) (Setor de Encadernação da BPGMP )

28/01/10- Quinta- Feira
14h às 17h - Teatro Mágico Para Crianças Infantil no Setor Infantil com o Grupo Brincoleiros (agendamento com a Márcia pelo telefone 3101.2549)
14h às 17h - Oficina Dosvox (Setor Braille – inscrição e agendamento com Veleda pelo telefone 3101.2553)
9h e 14h – CineClube da Biblioteca apresenta: “O Carteiro e o Poeta” (Il Postino, 1994), filme dirigido por Michael Radord , com duração de 109 minutos, gênero Romance.
15h - Distribuição de Pipoca e Guaraná durante a Sessão do CineClube
16h – Palestra: “Moreira Campos, o contista do Ceará”, com a profa. Neuma Cavalcante
19h – Lançamento de Livro Teatro Experimental de Hiroldo Serra, ganhador do V Edital de Incentivo às Artes da SECULT. Com a participação de Haroldo Serra, Ary Sherlock, Hiramisa Serra, Fernanda Quinderé e grande elenco.

29/01/10- Sexta- Feira
14h às 17h - Contação de Histórias, a grande aventura do Livro no Setor Infantil, com Silvia Montenegro (agendamento com a Márcia pelo telefone 3101.2549)
14h às 17h - Oficina Dosvox (Setor Braille – inscrição e agendamento com Veleda pelo telefone 3101.2553)
14h – Encontro com o Xadrez (Sala de Multimeios)

Serviço:
“Biblioteca Cidadã – de livros abertos para você!”
Data: 27 a 29 de janeiro de 2010
Local: Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel(Avenida Presidente Castelo Branco, 255)
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 8h às 21hs; aos sábados e domingos, de 14 às 18h. Grátis.
Informações: (85) 3101.2546
www.secult.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário