Balanço das Operações da Missão Haiti

(16 de janeiro)
Hoje, a Força Aérea Brasileira iniciou a instalação do Hospital de Campanha da Aeronáutica (HCAMP). As três aeronaves C-130 Hércules que estavam na República Dominicana pousaram em Porto Príncipe durante a madrugada levando a equipe médica e os suprimentos para o Hospital.

Dos dois aviões que estavam em Boa Vista, um pousou no Haiti às 17h30, horário de Brasília, levando 12 toneladas suprimentos para os militares e o segundo está na República Dominicana carregado com 15 t de água, alimentos e equipamentos de comunicação. Três técnicos da Força Aérea também estão a bordo e vão estabelecer uma rede via satélite para acesso à internet e comunicações militares.

Às 13h25, decolou da Base Aérea do Galeão um Boeing 707 da FAB com militares da Força Aérea e do Exército, pessoal do Ministério de Relações Exteriores, dez técnicos em telefonia, suprimentos e dezoito urnas funerárias, totalizando 21 passageiros e 16 toneladas de carga. A aeronave ainda não pousou em Porto Príncipe e não há previsão de retorno para o Brasil com os corpos dos militares do Exército que faleceram no terremoto.

Mais um C-130 Hércules decolou do Galeão às 17h50 com 12,5t de suprimentos e alimentos. A aeronave segue para uma escala em Boa Vista.

Até o momento, a Força Aérea Brasileira já lançou dez missões de apoio às vítimas do terremoto no Haiti. Desde a última quarta-feira, mais de 100 toneladas de água, alimentos, remédios, material de resgate e equipamentos para a instalação do Hospital de Campanha já foram enviados para Porto Príncipe.

Hospital de Campanha
O Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira está sendo instalado em uma área ao lado da base brasileira General Bacelar, na capital haitiana. O espaço fica no bairro de Tabarre, a 10 quilômetros do Centro da capital. O HCAMP atenderá urgências e emergências, com capacidade de realizar cirurgias e de socorrer pacientes graves. O HCAMP possui equipamentos médicos capazes, por exemplo, de obter o resultado de um hemograma em menos de dois minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário