Ampliação do aeroporto será feita sem pressa


Aumento de embarques e desembarques não causou transtornos


De acordo com o superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Sérgio Baltoré, não há pressa para a ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, uma vez que, para ele, o aumento na quantidade de embarques e desembarques não causou transtornos. Este ano, o aeroporto alcançou a marca histórica de 4,5 milhões de passageiros, quase o dobro da capacidade para a qual o aeroporto foi planejado, que é de 2,6 milhões de passageiros.“Conseguimos administrar esse aumento de passageiros sem qualquer problema para os usuários. Isso pode significar que a reforma do aeroporto vai ser feita sem muita pressa e até com redução da capacidade prevista inicialmente”, afirma Baltoré, acrescentando que está solicitando à direção da Infraero, em Brasília, um novo cálculo no estudo de capacidade do terminal.
Conforme Baltoré, o aeroporto possui diariamente 18 horas ociosas, apontando que a capacidade de passageiros precisa ser reformulada. “Nós vamos fazer um novo estudo para ver qual a real capacidade necessária do terminal de Fortaleza. Sem esse estudo, não podemos estimar a nova capacidade do aeroporto”, diz. No entanto, ele estima que a reforma do aeroporto atenderá a 13 milhões de passageiros por ano até 2018.

Apesar disso, o superintendente reconhece a necessidade de ampliação do aeroporto, uma vez que a demanda tem crescido cerca de 10% ao ano, com destaque para 2009, quando o crescimento foi de 20%. “A ampliação será feita, pois o crescimento no número de passageiros vai continuar, podendo, inclusive, ultrapassar o percentual médio por ano”, enfatiza.
A ampliação do aeroporto internacional tem custo inicial estimado em R$ 359 milhões. A previsão é que as obras de reforma comecem em 2011 e que a primeira fase seja concluída em 2013.

PREOCUPAÇÃO
O titular da Secretaria de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, declarou-se preocupado com a demora no processo de ampliação do aeroporto. Ele teme que a obra não fique pronta a tempo para atender ao grande fluxo turístico que o Estado receberá nos próximos anos, sobretudo com a Copa de 2014. Conforme Bismarck, ainda que não houvesse crescimento no fluxo turístico, o terminal de Fortaleza já está operando muito além da sua capacidade, o que tem gerado muitas filas e alguns desconfortos para os passageiros. “Estamos muito preocupados com a demora na ampliação do aeroporto, que atualmente encontra-se na fase da ordem de serviço para a elaboração do projeto. Vamos conversar com a Infraero para verificar o que pode ser feito, pois gostaríamos de uma solução mais rápida”, afirma.

Penso eu:Faz dias que eu avisei que esse negócio está esquisito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário