quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O que houve hoje na Camara Municipal de Fortaleza

COMEMORAÇÃO DO DIA DO VEREADOR
NO TERMINAL DE ÔNIBUS
Amanhã, 1º de outubro, é o Dia do Vereador. Os parlamentares da Câmara Municipal vão marcar a data de uma forma diferente: irão para a rua ouvir o que a população sabe e pensa sobre o parlamento. A atividade foi anunciada hoje, 30, pelo presidente Salmito Filho (PT).

Antes da sessão ordinária, os vereadores seguirão da Câmara em um ônibus para o terminal de ônibus do Papicu. Lá, cada um vai realizar uma pesquisa sucinta com as pessoas. No questionário, pergunta-se o que o entrevistado espera da atuação dos vereadores, se sabem onde fica a Câmara e se já estiveram lá. Há ainda uma questão aberta para receber sugestões.

“Nós iremos ao encontro do nosso povo. Cada vereador com uma prancheta vai ouvir a população e tomar nota. Não é uma pesquisa com rigor teórico. É um gesto para que a população possa dizer para os vereadores, de forma espontânea, o que espera do parlamento”, disse Salmito.

EN30/09/2009

VEREADORES TORCEM PELO CLÁSSICO DA PAZ
As expectativas sobre o chamado Clássico-Rei, no próximo sábado, 3, às 21 horas, no estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), entre os times do Ceará e Fortaleza, repercutiram, hoje, 30, no plenário da Câmara Municipal. Além das camisas do Alvinegro e do Tricolor, foram exibidos uniformes das equipes do Ferroviário e do Maguary. Os vereadores que torcem por diversos times resolveram apoiar a proposta do “Clássico da Paz”.

O vereador Iraguassú Teixeira (PDT), torcedor do Ceará, apelou para que as torcidas deixem de lado suas diferenças e promovam a não violência fora e dentro do Castelão. O vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB), partidário do Fortaleza, também fez apelo pela paz e propôs que os vereadores posassem para foto com as camisas de seus times prediletos. “É preciso deixar que essa guerra seja apenas entre as quatro linhas do campo e que vença o melhor”, afirmou.

Para garantir a tranqüilidade do jogo, Leonelzinho Alencar também pediu o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Fortaleza. “Esse clima de euforia da Casa pela paz, com certeza, chegará ao Castelão”, ressaltou.

IS: 30.09.2009

CAMPANHA PELA ACESSIBILIDADE SERÁ

LANÇADA NO CLÁSSICO-REI
O vereador Acrísio Sena (PT) destacou hoje, 30, que a Câmara de Fortaleza é a primeira no Brasil a aderir oficialmente à Campanha Nacional de Acessibilidade. A Câmara firmou uma parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (Copedef), na luta pela acessibilidade na Capital. O primeiro ato desta parceria acontecerá no próximo Clássico-Rei, Fortaleza e Ceará, no dia 03 de outubro, às 21 horas no estádio Castelão, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Os parlamentares entrarão em campo, antes do início do jogo com portadores de deficiência carregando o Bandeirão da Acessibilidade, que simboliza a inclusão. Para o presidente Salmito Filho (PT), é necessário que o torcedor cearense saiba que existem irmãos com deficiência que estão privados de sua mobilidade por conta da falta de planejamento urbano. “O setor público tem que estar sensível a essa causa. A Câmara está somando forças para tornar a vida dos portadores de deficiência mais fácil”, ressaltou.

Acrísio Sena disse que, no Brasil existem 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade, ou seja, 14,5% da população brasileira. Segundo o Censo do IBGE 2000, deste total, 70% vivem abaixo da linha da pobreza; 33% são analfabetos ou têm 3 anos de escolaridade; e 90% estão fora do mercado do trabalho. Ele destacou que a campanha tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para eliminação das barreiras de informação e arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participarem efetivamente da vida em sociedade.

MF30/09/09

GUILHERME QUER DEBATER

RECURSOS PARA EDUCAÇÃO
O vereador Guilherme Sampaio (PT) defendeu, hoje, 30, durante a sessão da Câmara Municipal de Fortaleza, avaliação em torno da suficiência e aplicação dos recursos para educação. Sampaio questiona: “Se o município é o que menos arrecada, por que tem que financiar 14 anos de educação, no que diz respeito ao ensino fundamental, e o Estado apenas três anos, o ensino médio?” A União é a que mais arrecada e apenas investe 18%.

A Conferência Nacional de Educação, que traçará as políticas públicas para a educação brasileira, está sendo preparada através de um documento base. “As expectativas são de que os debates venham representar um salto em termos de gestão”, observou. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) definiu as prioridades dos municípios, estados e da União. A construção de um regime de colaboração, porém, provocaram fragmentação prejudicial à educação.

Guilherme Sampaio observa uma disputa dos diversos entes da Federação por recursos. Mesmo com verbas do Fundeb, crianças e jovens da educação básica ficam sob a responsabilidade do município. “É preciso avaliar. Os atuais recursos são suficientes para concretização de uma boa escola?”, questionou. O Brasil, segundo o vereador petista, não aplica recursos suficientes na educação. Entretanto, ele reconhece que o presidente Lula avançou ao colocar a pré-escola no Fundeb.

O vereador lembrou que a renúncia fiscal, visando evitar o desemprego, prejudica a educação. “É preciso que se tenha claro que essa renúncia não pode prejudicar o financiamento da educação pública”, advertiu.

IS: 30.09.2009

MANGUEIRA PREOCUPADO

COM AQUECIMENTO GLOBAL
O vereador Didi Mangueira (PSL) destacou, hoje, 30, da tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, sua preocupação com o aquecimento global. A questão preocupa ainda mais, segundo ele, porque durante a crise mundial, quando foi reduzido o número de empregos, o aquecimento diminuiu. “O que vamos fazer, defender o emprego que faz com a economia cresça, ou defender a crise para que o aquecimento global possa ser reduzido?”.

Didi Mangueira citou o exemplo de um empresário de Goiás, que está construindo o prédio de sua renovadora de pneus com os próprios pneus usados. Ele assistiu à reportagem no jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, nesta quarta-feira. O vereador afirmou que iniciativas como essa não agridem ao meio ambiente. Mangueira, durante seu primeiro mandato como vereador, chegou a apresentar projeto de lei dispondo sobre aproveitamento de pneus na construção civil.

Em aparte, o vereador João Alfredo (PSOL) ressaltou ser possível o crescimento econômico sem o aquecimento global. “É preciso trabalhar pelo emprego e contra o aquecimento”, afirmou, acrescentando ser necessário abandonar a visão arcaica de poluir através de chaminés. Para o vereador João Batista (PRTB), os materiais reciclados, embora possam custar mais caro, devem ser utilizados porque significa investir no futuro.

PEDINTES - Citando outra matéria da imprensa, Didi Mangueira disse que algumas mães estão usando seus filhos, ainda de colo, para pedir esmolas nas ruas de Fortaleza. Quando não conseguem nada chegam a roubar. “Parte do que conseguem, seja com o que recebem, seja com roubo, é usada para comprar leite para o filho e para a compra de drogas”, afirmou. Mangueira reclama do Poder Público e da sociedade uma saída para o problema.

IS: 30.09.2009

MARCELO DIZ QUE VIOLÊNCIA

É UMA CHAGA EM FORTALEZA
Para o vereador Marcelo Mendes (PTC), a violência é uma chaga que se abateu sobre Fortaleza. Mostrando jornais e destacando as principais manchetes, ele afirmou, hoje, 30, na Câmara Municipal, que, em um período de menos de nove meses, 1000 assassinatos ocorreram na Capital. “Isso significa um média de quatro assassinatos por dia”, disse. Mendes fez apelo para que os Governos – Municipal, Estadual e Federal – venham investir mais recursos em políticas públicas para minimizar a violência.

O aumento da violência, nos últimos quatro anos, foi de 33%, tendo atingido em quase a metade dos casos jovens na faixa de 15 a 25 anos. Marcelo Mendes observou que esses percentuais preocupam porque coincidem com o surgimento do programa Ronda do Quarteirão, adotado pelo Governo do Estado. “É preciso alertar que policiais, somente, não vão resolver o problema da violência”, frisou. A solução, segundo ele, terá que surgir de uma discussão com a sociedade sobre seus próprios problemas e o Poder Público.

Marcelo Mendes fez várias interrogações: “De que forma, hoje, estamos discutindo os problemas da cidade? Até quando vamos esperar? Até que morra um filho de deputado ou do governador? Qual a política pública que está sendo posta em prática?” O vereador do PTC disse que os jornais, inclusive, publicam mapas indicando os locais das “saidinhas bancárias” e dos locais de compra e venda de drogas em Fortaleza.

O vereador Elpídio Nogueira (PSB), em aparte, salientou que os jovens estão cada vez mais se envolvendo com as drogas, especialmente o crack. A situação é tão preocupando, na opinião do socialista, que se necessário o Exército poderia ser utilizado para por fim aos pontos de drogas.

IS: 30.09.2009

JOÃO ALFREDO QUER DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL PARA O TITANZINHO
O vereador João Alfredo (PSOL) defendeu hoje, 30, na tribuna o desenvolvimento sustentável, como a forma mais adequada de desenvolvimento da comunidade do Titanzinho. Na ocasião, ele taxou de “superada” a visão desenvolvimentista expressa pelo colega de oposição Dr. Ciro (PTC), que defendeu na sessão ordinária de ontem, 29, a instalação do estaleiro na praia do Titanzinho.

João Alfredo taxou de agressão verbal a afirmação do colega do PTC que definiu a ação dos ecologistas como “demagogia ecológica”. O vereador do PSOL disse que a visão desenvolvimentista que prega o crescimento econômico a qualquer custo está superada desde a experiência catastrófica da cidade de Cubatão em São Paulo. “Essa visão atrasada vai de encontro a tudo que a nossa cidade está lutando, pois perdemos em 40 anos, 90% de nossa área verde”, salientou.

Em aparte, o vereador Guilherme Sampaio (PT) também lamentou as colocações do vereador Dr. Ciro. “É incrível como neste mundo em que vivemos ainda existem pessoas que digam que os ambientalistas são irresponsáveis”, afirmou.

MF30/09/2009

IRAGUASSÚ DEFENDE CAMPANHA

PERMANENTE DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
O vereador Iraguassú Teixeira (PDT) destacou na tribuna a necessidade de uma campanha permanente de conscientização de doação dos órgãos junto à população. Ele afirmou que ficou bastante emocionado ao participar da Caminhada Pela Doação, parte da XI Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, que ocorreu no último domingo (28) na avenida Beira Mar.

O vereador do PDT explicou que, no Brasil, o cidadão não precisa assinar nenhum documento para se tornar um doador de órgãos, basta comunicar a família. “Infelizmente, por falta de conhecimento, existe uma cultura no povo brasileiro de não doar órgãos. São mais 60.000 brasileiros que esperam na fila. No Ceará, são 1.166 pessoas na fila que é nacional”, destacou. Ele elogiou o aumento constante dos números de transplantados no Ceará, com 520 transplantes realizados no Ceará em 2009, número que já é superior à quantidade de transplantes feitos em todo o ano de 2006 e está próximo do número de 2007, quando o Ceará realizou 618 transplantes.

É autoria do vereador Dr. Ciro (PTC) um requerimento aprovado hoje, que pede reforço à campanha de sensibilização para a doação de órgãos nos hospitais e postos de saúde. Para ele, se a população for melhor informada, o número de doações aumenta.

AUTOMEDICAÇÃO – Iraguassú Teixeira também destacou que está com projeto de lei tramitando na Casa que obriga as farmácias de Fortaleza a exibirem um cartaz em suas dependências com a seguinte informação: “Não consuma medicamentos sem prescrição médica. A automedicação pode levar a morte”.

Ele afirmou ainda que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o quinto país do mundo em consumo de medicamentos, sendo esta, a maior causa de intoxicação humana.

MF30/09/09

JOÃO BATISTA TIRA

LICENÇA POR 120 DIAS

O vereador João Batista (PRTB) afirmou na tribuna que a partir de hoje, 30, deixa a Câmara Municipal por 120 dias, em licença para tratar de assuntos particulares. Em seu lugar assume o suplente Francisco Alves (PRTB).

João Batista ressaltou que seu mandato continuará trabalhando junto à comunidade, atendendo partidários e tratando da questão política que está relacionada com as próximas eleições em 2010. “Nossa legenda faz parte do bloco dos pequenos partidos que envolve o PRTB, PRP, PSC, PTN e PTdoB. Temos o objetivo de eleger dois ou três deputados”, declarou.

MF30/09/2009

DR. CIRO DENUNCIA ATRASO

NA ENTREGA DE PRÓTESES
As pessoas que possuem alguma deficiência e precisam de equipamentos para auxiliar ou corrigir algum problema ortopédico contam com o serviço público de saúde para ter acesso a órteses (equipamentos utilizados para prevenir e corrigir deformidades do corpo) e próteses (aparelhos que substituem membros e órgãos). Mas há quem aguarda há quatro anos por um desses aparelhos. A denúncia foi feita hoje, 30, pelo vereador Dr. Ciro (PTC).

Requerimento de sua autoria, aprovado hoje, solicita à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explicações sobre essa demora. O vereador fez, inclusive, um, contraponto com o pronunciamento do líder do Executivo, Acrísio Sena. “Como falar sobre acessibilidade quando há pessoas esperando, há quatro anos, por uma cadeira de rodas?”.

Ronivaldo Maia (PT) se antecipou e explicou a razão da demora. Segundo ele, houve atraso no andamento do processo licitatório para a aquisição de órteses e próteses. O vereador esclareceu que as pessoas que aguardam os aparelhos são as que entraram na fila entre 2006 e 2008.

Ronivaldo acrescentou ainda que somente uma Secretaria Executiva Regional (SER) dá conta do programa – no caso, a SER I, por meio do Centro de Saúde Carlos Ribeiro. De acordo com o vereador, em 2010, o serviço deverá ser descentralizado.

PEDÁGIO - O pedágio da ponte sobre o rio Ceará também foi objeto de requerimento do vereador. Ele pede à Procuradoria Geral do Município (PGM) que explique as razões da disputa judicial que defende a cobrança do pedágio. Mais uma vez, Ronivaldo se antecipou e esclareceu que, em caso de quebra do contrato, a Prefeitura terá de pagar indenização à construtora responsável pelo serviço. “E é o dinheiro do contribuinte que vai pagar”, acrescentou.

EN30/09/2009
--
Câmara Municipal de Fortaleza
Assessoria de Imprensa

CONVITE

Você, que está em Fortaleza, prestigie-nos com sua presença no evento de posse do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, a realizar-se hoje (30 de setembro), às 19 horas, nas dependências do Marina Park Hotel - Av. Presidente Castelo Branco, 400.

O Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins no Estado do Ceará do Ceará (Sindieventos-CE) estará representado por Circe Jane Teles da Ponte (vice-presidente do Sindicato), Titular e por Arnaldo Fonseca Menezes Junior (diretor tesoureiro da entidade), Suplente.

PROJETO DE FERREIRA ARAGÃO INCENTIVA

O deputado Ferreira Aragão deu entrada em Projeto na Assembleia para estimular a produção e comercialização do tijolo ecológico por parte de pequenos e médios produtores que sejam residentes e domiciliados no Estado do Ceará, através de políticas de incentivo e fomento. O tijolo ecológico, também denominado de adobe, é oriundo da junção da manipueira com o barro. Atualmente, está sendo fabricado na região do Cariri, com maior escala no município de Santana do Cariri.
Ferreira justifica o seu projeto, afirmando que o processo de fabricação desse tipo de produto não exige sua queima e não há utilização em larga escala de madeira nos fornos, procedimento comum na fabricação do tijolo tradicional. Ao contrário do produto convencional, queimado com lenha, o tijolo ecológico aproveita luz solar, reduzindo o uso de água e o desmatamento das reservas vegetais, bem como a emissão de gases.
De acordo com o Projeto do parlamentar pedetista, a utilização do tijolo ecológico será prioritária nas obras e construções públicas estaduais. Ferreira pretende estabelecer parcerias, por meio de convênios e demais instrumentos propícios, com organizações para-estatais que incentivem a produção do tijolo ecológico no Estado do Ceará: “Os gastos serão mínimos. Além do mais, estaremos contribuindo com a geração de empregos nas diversas regiões. O nosso povo merece trabalho e vida digna”, concluiu Ferreira Aragão.

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

STDS promove Abraço à Praça do Ferreira
Data: 1º de outubro (quinta-feira)

Horário: 8h às 10h

Local: Praça do Ferreira
Criado em 2004 pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e hoje entregue à sociedade civil, o Abraço à Praça do Ferreira acontece na manhã da próxima quinta-feira, 1º de outubro, a partir das 8h. Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e organizações não governamentais ligadas à promoção dos direitos dos idosos, o ato simbólico faz parte do calendário de comemorações pelo Dia Internacional do Idoso.
A programação pretende levar ao conhecimento do público um balanço sobre os avanços e desafios dos 16 anos de Política Nacional do Idoso (PNI) e dos 6 anos de Estatuto do Idoso. Haverá, ainda, apresentação de teatro do Grupo de Idosos do Centro Comunitário das Goiabeiras, com a peça “Proseando sobre o Estatuto do Idoso”. Às 9h, será formado um grande círculo para o Abraço à Praça. O gesto representa um abraço simbólico na capital cearense e busca refletir o carinho de nosso povo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2008 havia mais de 18 milhões de idosos em todo o País, definidos como população de 60 anos ou mais. Esse número corresponde a quase 10% da população brasileira. No Ceará, a população da chamada terceira idade abrange 880 mil pessoas no Estado.
Feira de Artesanato da Terceira Idade
Como parte da programação comemorativa do Dia Internacional do Idoso, será realizada, amanhã, dia 30, no Theatro José de Alencar, das 9h às 16h, a Feira de Artesanato da Terceira Idade. Participam da feira os idosos atendidos pela STDS, pelo Centro de Incentivo ao Aposentado (CIA), Instituto Sênior FIC, ONG Idoso Amado, Programa de Ação Integrado para o Aposentado (PAI/SEPLAG) e Programa Municipal de Atendimento à Pessoa Idosa (PABI). A feira contará, ainda, com várias apresentações artísticas e visitas guiadas às dependências do teatro.

Internado

Vítima de grave infarto do miocárdio está hospitalizado em Fortaleza o COnselho do TCE-Tribunal de Contas do Estado e professor Universitário, Alexandre Figueiredo, ex-deputado estadual. Figueiredo estaria em coma induzido.

Ultima hora

O deputado estadual Edson silva acaba de anunciar seu desligamento do DEM e a imediata filiação ao PSB.
No mesmo instante, no Comite de Imprensa da Assebléia do Estado, o diretor presidente do Grupo Cidade de Comunicação, Miguel Dias se filiou ao PRB, outro agregado do Governo do Estado.

Saudades de Juju Bala 12



A Academia Cearense de Medicina prestará homenagem póstuma a médicos que se destacaram na prestação do serviço à comunidade do Estado. O ato ocorrerá a partir das 16 horas desta quarta-feira, na sede da entidade.

Na lista, o ex-prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães. Dona Zenaide, a viúva, comparecerá ao ato. Também receberão homenagem os médicos Vinicio Brasileiro Martins e Haroldo Juaçaba.

Ta na coluna do Claudio Humberto

Competência
Cearense de Crateús, o ministro Francisco Catunda tem sido eficiente anfitrião, na embaixada em Tegucigalpa, e excelente diplomata. Seus primorosos telegramas ao Itamaraty são muito elogiados. Ele está designado para a República Dominicana, onde vai servir após a crise.

Cabral é Aécio

Cardiologistas políticos detectaram que no fundo do peito do governador Sérgio Cabral já não bate um coração tão entusiasmado pela candidatura de Dilma Rousseff.
Se Aécio Neves conseguir se livrar da amarra tucana e for candidato de seu partido, será difícil segurar o entusiasmo de Cabral pelo mineiro.

Deu no Eliomar de Lima

Assis Neto quer PSDB disputando o Governo
Se depender do ex-presidente regional do PSDB, Assis Neto, seu partido terá candidato a governador em 2010. Para ele, um partido grande como o PSDB precisa ter candidato.

“Partido que não disputa eleição, perde espaço”, observa Assis Neto, que anda meio afastado do contexto político e dedicado mais à vida empresarial

Sobre opções tucanas para disputar o Goerno em 2010, Assis evita declinar nomes, mas observa que o partido tem condições de entrar na disputa. Lembra ainda outro detalhe: o PSDB prcisa fazer palanque para seu candidato a presidente da República.

PENSO EU : Agora vai!

Miguel Dias, dono do Grupo Cidade se filia ao PRB


Miguel Dias e Ivens Dias Branco

O empresário Miguel Dias de Souza, controlador do Grupo Cidade de Comunicação, filiada à Rede Record, vai entrar na vida política.
Nesta quarta-feira, às 10h30min, em solenidade no auditório da Assembléia Legislativa, ele assinará ficha de filiação ao PRB, sigla que integra a aliança política pró-Cid Gomes no Estado e que nacionalmente conta com parlamentares ligados à Igreja Universal.

A assessoria de imprensa de Miguel Dias não soube adiantar se, ao se filiar ao PRB, ele postulará algum mandato.

Encrencando com o Governo


Lúcio Alcântara: Novo Refis carece de fundamento legal e moral

O ex-governador Lúcio Alcântara (PR) voltou a bater, em seu Blog, ontem, no Novo Refis baixado pelo governador Cid Gomes (PSB) e que inclui renegociação de dívidas do extinto Banco do Estado do Ceará (BEC). Lúcio não poupa críticas e cita a Lei da Responsabilidade Fiscal para questionar a postura oficial. Confira:

“A legislação prevê a figura da remissão de dívidas para com o fisco. A medida é de natureza excepcional, só justificada em situações especiais, geralmente abrangendo débitos de pequena monta.

Nunca, em respeito ao tratamento isonômico, para premiar pagadores impontuais, alguns caloteiros, em detrimento dos cumpridores de suas obrigações fiscais e financeiras.

A lei de responsabilidade fiscal em seu artigo 14, estabelece critérios a serem observados sempre que houver renúncia de receita, como é o caso presente.

A proposição submetida pelo Governo ao crivo do legislativo cearense, desrespeita frontalmente a lei e desobedece os princípios de rigor fiscal, que devem nortear a ação do administrador público.

O projeto carece de fundamento legal e moral. Os deputados devem se debruçar sobre ele com a cautela e acuidade que a relevância do assunto exige, e suscitar a necessidade de exame prévio por parte do Tribunal de Contas do Estado.

Mauro Filho vai expor contas na Assembleia



O secretário da Fazenda, Mauro Filho, estará logo mais às 15h30min, na Assembleia Legislativa onde, durante reunião da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Casa, apresentará o relatório sobre o cumprimento de metas fiscais do Governo do Estado referente ao segundo quadrimestre de 2009 (meses de maio, junho, julho e agosto).

Muro Filho, na ocasião, vai entregar o relatório e apresentará os números relacionados ao documento.

O Livro do Embaixador Paes de Andrade e do Professor Paulo Bonavides


Clique para ampliar

AUDIÊNCIA VAI DISCUTIR DEMANDAS

A Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, da Criança e do Adolescente planeja realizar audiência pública para discutir as demandas de mulheres com HIV/Aids. Na reunião do dia 28, a coordenadora estadual do Movimento Nacional das Cidadãs Positivas, Marlene Neves, expôs fatos e situações que fazem parte do cotidiano dessas mulheres.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre 1987 e 2009, foram notificados 1,4 mil casos de mulheres com Aids. “São, geralmente, donas-de-casa, mães de família que se deparam com a fragilidade da saúde. Na maioria dos casos, as mulheres se descobrem portadoras do vírus quando o marido morre em decorrência do desenvolvimento da doença”, sintetiza Marlene.

Para ela, o atendimento à saúde da mulher com HIV/Aids poderia melhorar. Ela citou, em especial, a composição do coquetel de medicamentos, que é padronizado segundo o metabolismo de um homem adulto. Por conta disso, as taxas dos princípios ativos são muito elevadas para mulheres e crianças, provocando efeitos colaterais muito fortes.

“Essas são discussões que a Frente Parlamentar quer tomar para si, chamando os representantes do Poder Público para discutir ações para as mulheres”, disse a presidente da Frente, vereadora Eliana Gomes (PCdoB).

CINCO VEÍCULOS AO IPREDE



O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PT), fez a entrega de documentos e chaves de cinco veículos da Casa doados ao Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade (Iprede). O Dr. Sulivan Mota, representando a entidade, recebeu os cinco veículos: um Ford Versailles 2.00, ano 1996; um Ford Escort, ano 2000; dois Honda Civic LX, ano 1999; e uma Kombi Stander, ano 1992.

Participaram do ato, além do presidente Salmito Filho e do Dr. Sulivan Mota, o 1º vice-presidente José do Carmo (PSL); o 1º secretário, vereador Marcus Teixeira (PMDB). Salmito Filho ressaltou, na ocasião, que a decisão da Mesa Diretora, foi acolhida por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal. Sulivan Mota, ao agradecer, salientou que o Instituto atende crianças e famílias abaixo da linha de pobreza.

Confessando satisfação, José do Carmo disse que o Iprede também trabalha a transformação social através da educação. “Uma instituição séria que presta relevantes serviços à população pobre”, afirmou. Marcus Teixeira sugeriu que cada vereador colocasse emenda ao orçamento do município, exercício 2010. Salmito Filho informou que conversará com os demais vereadores sobre a proposta de Teixeira.

O presidente Salmito, referindo-se às Mães Colaboradoras (voluntárias) do Iprede, que estão trabalhando com os vizinhos e outras famílias, objetivando conscientizá-las sobre profissionalização, colocou à disposição a Sala do Empreendedor que funciona na Câmara. “A mãe empreendedora pode vir aqui e sair reconhecida, com CNPJ e empréstimo para facilitar seu empreendimento”, afirmou.

Um dia no Turismo


clique para amplair

Amanhecendo com arte

video

Poema aos Amigos



(Jorge Luis Borges)

Não posso dar-te soluções
Para todos os problemas da vida,
Nem tenho resposta
Para as tuas dúvidas ou temores,
Mas posso ouvir-te
E compartilhar contigo.

Não posso mudar
O teu passado nem o teu futuro.
Mas quando necessitares de mim
Estarei junto a ti.

Não posso evitar que tropeces,
Somente posso oferecer-te a minha mão
Para que te sustentes e não caias.

As tuas alegrias
Os teus triunfos e os teus êxitos
Não são os meus,
Mas desfruto sinceramente
Quando te vejo feliz.

Não julgo as decisões
Que tomas na vida,
Limito-me a apoiar-te,
A estimular-te
E a ajudar-te sem que me peças.

Não posso traçar-te limites
Dentro dos quais deves atuar,
Mas sim, oferecer-te o espaço
Necessário para cresceres.

Não posso evitar o teu sofrimento
Quando alguma mágoa
Te parte o coração,
Mas posso chorar contigo
E recolher os pedaços
Para armá-los novamente.

Não posso decidir quem foste
Nem quem deverás ser,
Somente posso
Amar-te como és
E ser teu amigo.

Todos os dias, penso
Nos meus amigos ,
Não estás acima,
Nem abaixo nem no meio,
Não encabeças
Nem concluís a lista.
Não és o número um
Nem o número final.

E tão pouco tenho
A pretensão de ser
O primeiro
O segundo
Ou o terceiro
Da tua lista.
Basta que me queiras como amigo

Dormir feliz.
Emanar vibrações de amor.
Saber que estamos aqui de passagem.
Melhorar as relações.
Aproveitar as oportunidades.
Escutar o coração.
Acreditar na vida.

Obrigado por seres meu amigo.

Jornalista Carlos Alberto promove lembrança de Dom José em Sobral


Na primeira foto dep.Teodoro e Hermenegildo Souza,presidente da Camara Municipal

Missa na Catedral da Sé, exposição e entrega de troféu marca as comemorações do Setembro D. José em Sobral

A realização de uma missa solene na Catedral da Sé, a exposição sobre a vida e obra do primeiro bispo sobralense e a entrega do Troféu D. José – O sobralense do século XX, enalteceram as comemorações do “Setembro D. José”, macro evento que lembrou 0s 50 anos de partida de D. José Tupinambá da Frota.
Na Catedral, a missa solene foi concelebrada por D. Edmilson Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte, pelo cônego Gonçalo de Pinho Gomes, pároco da Catedral da Sé, pelo monsenhor João batista Frota, vigário paroquial da Igreja de Nª. Srª. Do Patrocínio, pelo monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, pároco da Igreja de Cristo Ressuscitado (todas em Sobral), pelo padre José Canafístula Gomes (padre Berg), pároco de Pacujá, e pelo padre Francisco Alves Magalhães, reitor do Seminário Imaculada Conceição (Teologia), pertencente à Diocese de Sobral e situado em Fortaleza, e pelo padre José Linhares Ponte.

No mesmo local também se realizou a Exposição “Setembro D. José – 50 anos de ausência”, série de 27 banner’s contando fragmentos da vida e das obras daquele que foi o primeiro bispo de Sobral, exposição esta que vem colhendo elogios onde tem sido exibida, e que faz parte das ações de divulgação do deputado Professor Teodoro sobre a relevante importância para a região norte do Ceará de D. José Tupinambá da Frota.

Sobre esta atuação constante na amplificação do nome de D. José, o advogado Francisco Prado, durante sessão em homenagem da Câmara Municipal de Sobral ao Centro de Cultura D. José, do qual é presidente, ao pronunciar-se naquela Casa na quinta-feira, 24, disse claramente: “Sempre que eu tenho a oportunidade de ouvir o nosso deputado Professor Teodoro, sempre o ouço destacando D. José. Na Assembleia Legislativa, foram muitos os pronunciamentos sobre o nosso primeiro bispo. Este tipo de atitude que é tomada pelo deputado Teodoro é uma forma direta de divulgar a nossa cidade, e por que não dizer, o nosso Ceará”.

Depois da celebração da missa solene, houve no mesmo local a cerimônia de entrega do “Troféu D. José – O sobralense do século XX” às personalidades que mais se destacaram na divulgação das obras e do nome de D. José Tupinambá da Frota, numa promoção do jornalista Carlos Alberto Cavalcante.

Faculdade de Direito homenageia 150 anos de Clóvis Beviláqua

O Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, entidade estudantil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, realiza, na próxima sexta-feira (2), o evento “Clóvis Beviláqua: 150 anos de memória e legado”. Com início às 8h, a palestra de abertura será proferida por Alexandre Rodrigues, no Anfiteatro Willis Santiago Guerra Filho, da Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n).

Haverá também a mesa-redonda “Responsabilidade Civil”, de 10h às 12h, e o minicurso “Relativização da Coisa Julgada nas Ações de Investigação de Paternidade”, de 14h às 17h. Após a conferência de encerramento, cujo tema é “Súmula Vinculante e Democracia”, haverá a entrega da Comenda Clóvis Beviláqua ao Prof. José de Albuquerque Rocha.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Os participantes receberão certificado de 16 horas/aula. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3254.7813.

Machado de Assis é tema do “Clube da Leitura”

Mais um encontro do “Clube da Leitura”, projeto de extensão do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, acontece sábado (3), a partir das 9h. Desta vez, o grupo se reúne na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, n° 6055 – Messejana) para discutir a obra do romancista Machado de Assis, autor de clássicos da literatura brasileira, como “Dom Casmurro”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba” e “Helena”.

Outubro rosa

Tamboril no Cariri


O governador Cid Gomes inaugurou ontem, no município de Tamboril, Sertão do Cariri, mais duas importantes obras: a Delegacia de Polícia Civil e a quadra poliesportiva da Escola de Ensino Fundamental e Médio Luiza Timbó. O primeiro equipamento, localizado na Avenida Franklin Cavalcante, s/n, Centro, além de reforçar o setor da segurança pública, segue os padrões físico e visual instituídos pelo Governo do Estado, com linhas modernas e confortáveis condições de trabalho. Na edificação, foram investidos R$ 584.842,73, além de quase R$ 200 mil em móveis, utensílios e equipamentos. Já a quadra poliesportiva foi construída pelo Governo Estadual num investimento de R$ 425,2 mil. Ainda em Tamboril, Cid também assina a ordem de serviço para a construção, no município, da Escola Estadual de Educação Profissional que terá aporte financeiro no valor de R$ 5,5 milhões, provenientes do Governo Federal.

Delegacia

A sede da Polícia Judiciária em Tamboril faz parte de uma meta do Governo Estadual, de construir 50 delegacias no Interior até o ano de 2010. Já se encontram prontas e em breve serão inauguradas, as delegacias de Santana do Acaraú, Massapê e Guaraciaba do Norte. Outras 12 edificações se encontram em obras, algumas já em fase de acabamento. São os casos de Ipueiras, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Trairi, Pentecoste, Pedra Branca, Itarema, Caririaçu, Missão Velha, Amontada, Várzea Alegre e Milagres. O município de Aurora terá o processo licitatório realizado no dia 19 de outubro, já a delegacia de Granja aguarda a análise do terreno para início das obras.

Além dos 18 municípios citados, outros 15 já contam com processos licitatórios em andamento para construção de equipamentos semelhantes. Dessa vez, as cidades beneficiadas com novas delegacias serão Aracoiaba, Bela Cruz, Jijoca, Paraipaba, Jaguaruana, Icapuí, Jaguaretama, Alto Santo, Solonópole, Novo Oriente, Assaré, Cedro, Varjota, Pacujá e Coreaú. A programação prevê, ainda para 2009, o início das edificações de mais cinco unidades da Polícia Civil no interior, Estão sendo estudadas as propostas para construções de delegacias em Chorozinho, Pindoretama, Indepedência, Banabuiú, Orós e Araripe.

Escola Profissional

Os dois empreendimentos ligados à educação vão melhorar o aprendizado na região e ampliar as oportunidades para os alunos da rede pública estadual. A Escola Profissional tem capacidade para mil alunos e disporá de 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Ciências (Física, Química e Biologia) e Matemática, além de dois espaços reservados às oficinas. A estrutura conta ainda com auditório, teatro de arena, quadra polisesportiva e demais dependências administrativas.

A Escola de Educação Profissional de Tamboril começa a funcionar em 2010, quando também serão entregues pelo Governo Estadual mais 48 novas unidades que vão expandir o ensino médio integrado no Ceará. Como as 51 inauguradas entre 2008 e 2009, as novas escolas ofertarão, em período integral, o Ensino Médio junto com cursos técnicos profissionalizantes. Até o final da atual gestão, no próximo ano, o Ceará terá 100 escolas profissionais, garantindo 48 mil vagas para os cearenses.

Assessoria de Imprensa da Seduc/SSPDS
Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br/ 3101.3972)
Angélica Martins (ascom@sspds.ce.gov.br/ 3101.6517)

PENSO EU: O que mais me intrigou nessa matéria aí, do boletim de noticias do Governo do Estado foi botar Tamboril nos Sertões do Cariri. Tamboril fica grudado em Crateús,

Ronda do Quarteirão chega a Guaiúba

Mais um município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) passará a contar com o trabalho do Ronda do Quarteirão a partir desta semana. O secretário da Segurança Pública do Estado, Roberto Monteiro, lança nesta quarta-feira (30), o Ronda no município de Guaiúba. A solenidade acontece a partir das 19 horas, na Praça da Igrejinha (Rua Antônio Accioly – Centro). No município, o Ronda do Quarteirão funcionará com sete policiais trabalhando durante 24 horas. O secretário também fará a entrega de uma viatura equipada com alta tecnologia (câmeras dentro e fora do veículo, computador de bordo e rádio criptografado).
Com o lançamento, chega a 21 o número de municípios atendidos pelo Programa. Até o fim do ano a população de Cascavel e Pindoretama, também na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e Quixadá, no Sertão Central, será beneficiada com a chegada do Ronda do Quarteirão, totalizando 24 municípios assistidos pelo Ronda: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Crateús, Itapipoca, Aquiraz, Eusébio, Itaitinga, Pacatuba, Iguatu, Canindé, São Gonçalo do Amarante, Pacajus, Horizonte, Maranguape, Chorozinho e Guaiúba.

Dados do emprego e desemprego na RMF serão divulgados nesta quarta (30)

Serão divulgados nesta quarta-feira (30), às 9 horas, os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), da Região Metropolitana de Fortaleza, com números referentes ao mês de agosto. A divulgação será na sala de reuniões da STDS (Rua Soriano Albuquerque, 230 - Joaquim Távora). A PED é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEAD) e do SINE/CE.

Aposentadoria



Entra amanhã com pedido de aposentadoria o radialista Paulo Oliveira, 38 anos num microfone sem nunca ter tirado férias.

Metrô do Cariri será inaugurado dia 24 de novembro



O Governo do Estado do Ceará vai entregar à população da Região do Cariri, no dia 24 de novembro, a conclusão das obras do Metrô que ligará as cidades de Juazeiro do Norte e do Crato. Em solenidade com a presença do governador Cid Gomes, serão inaugurados os 13,6 quilômetros de extensão da linha e as nove estações ao longo do percurso. A previsão é que o Metrô do Cariri tenha uma demanda inicial de cinco mil passageiros por dia. O projeto teve um investimento de R$ 25.190.720,90. A definição da data da inauguração aconteceu nesta terça-feira (29), em Brasília, durante reunião do governador Cid Gomes com o ministro das Cidades, Márcio Fortes.
O percurso de Juazeiro do Norte a Crato será feito em 28 minutos por veículos leves sobre trilhos (VLTs). São duas composições com tração a diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima atingida pelo VLT é de 60 km/h.
Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri. Tratam-se dos primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos. O Metrô do Cariri percorrerá nove estações: Fátima, Juazeiro do Norte, São Pedro, Teatro, Antônio Vieira, São José, Muriti, Padre Cícero e Crato.
O projeto do Metrô do Cariri deverá beneficiar uma das regiões mais importantes do Ceará. Faz parte de um conjunto de ações do plano do Governo do Estado do Ceará de requalificar o transporte ferroviário de passageiros em alguns municípios do Interior do Estado.
O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, diz que o Metrô do Cariri tem todos os elementos para se tornar o vetor estruturador do transporte público urbano de passageiros na região do Cariri. “O Metrô do Cariri foi concebido para ser integrado com os demais modais de transporte público de passageiros que permearão uma rede capilar nos demais bairros, principalmente nos municípios do Crato e Juazeiro”, diz.

Convite

FERREIRA ARAGÃO JOGA REVISTA VEJA NO LIXO



O deputado Ferreira Aragão (PDT) criticou, na manhã desta terça-feira (29/09), a matéria publicada pela revista Veja sobre a cidade de Sobral. A reportagem é assinada pelo jornalista Leonardo Coutinho, cujo título é “The United States of Sobral”. Diante de tanta aberração contida na reportagem, Ferreira Aragão jogou a revista no cesto de lixo durante sua fala em plenário. Exibindo o exemplar, o deputado desabafou: "Isso é um lixo. Há muito tempo que essa revista vem denegrindo a imagem do Ceará. Agora, mexeu com Sobral, a Princesa do Norte".

O deputado pedetista considerou a reportagem pejorativa, atacando pessoas nobres e trabalhadoras como o Governador Cid Gomes, o Deputado Federal Ciro Gomes e até Dom José Tupinambá da Frota. "Esse jornalista, que não sabe nem um pouco da rica história de Sobral, tentou brincar e acabou se dando mal. Nós não podemos ficar calados diante de uma reportagem sem nexo e que macula o povo sobralense que está indignado com a revista.

Segundo Ferreira, não é a primeira vez que os órgãos de comunicação fazem publicações desse tipo. "Já lancei uma nota de repúdio ao jornalista e a Revista Veja. Todos os deputados assinaram a nota, que será enviada para o Editor da empresa que cometeu absurdos, falando besteiras sobre Sobral e seus habitantes", completou Aragão.

MARCONI ALVES
Assessoria de Imprensa

Ferroviário




Hoje é Dia do ferroviário. Saudade tão grande de andar de trem.

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO


Secretária Fátima Catunda
Data: 1º de outubro (quinta-feira)

Horário: 8h às 10h

Local: Praça do Ferreira
Criado em 2004 pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e hoje entregue à sociedade civil, o Abraço à Praça do Ferreira acontece na manhã da próxima quinta-feira, 1º de outubro, a partir das 8h. Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e organizações não governamentais ligadas à promoção dos direitos dos idosos, o ato simbólico faz parte do calendário de comemorações pelo Dia Internacional do Idoso.

A programação pretende levar ao conhecimento do público um balanço sobre os avanços e desafios dos 16 anos de Política Nacional do Idoso (PNI) e dos 6 anos de Estatuto do Idoso. Haverá, ainda, apresentação de teatro do Grupo de Idosos do Centro Comunitário das Goiabeiras, com a peça “Proseando sobre o Estatuto do Idoso”. Às 9h, será formado um grande círculo para o Abraço à Praça. O gesto representa um abraço simbólico na capital cearense e busca refletir o carinho de nosso povo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2008 havia mais de 18 milhões de idosos em todo o País, definidos como população de 60 anos ou mais. Esse número corresponde a quase 10% da população brasileira. No Ceará, a população da chamada terceira idade abrange 880 mil pessoas no Estado.

Feira de Artesanato da Terceira Idade

Como parte da programação comemorativa do Dia Internacional do Idoso, será realizada, amanhã, dia 30, no Theatro José de Alencar, das 9h às 16h, a Feira de Artesanato da Terceira Idade. Participam da feira os idosos atendidos pela STDS, pelo Centro de Incentivo ao Aposentado (CIA), Instituto Sênior FIC, ONG Idoso Amado, Programa de Ação Integrado para o Aposentado (PAI/SEPLAG) e Programa Municipal de Atendimento à Pessoa Idosa (PABI). A feira contará, ainda, com várias apresentações artísticas e visitas guiadas às dependências do teatro.

CFM homenageia

Depois de cumprir dois mandatos à frente do Conselho Federal de Medicina, o atual presidente Edson Andrade será homenageado nesta quarta-feira (30), às 9h, na última sessão plenária da atual gestão.
Ainda na quarta haverá uma confraternização entre os atuais conselheiros, funcionários, estagiários e prestadores de serviços.
No dia 1º de outubro, quinta-feira, tomarão posse os novos Conselheiros Efetivos, que escolherão em seguida a nova diretoria, para um mandato de dois anos e meio.

Programação
Quinta-feira, 01 de outubro - sede do CFM

9h - Posse dos novos Conselheiros Efetivos e eleição seguida de posse da nova Diretoria.
9h30 - Planejamento Estratégico do CFM (efetivos e suplentes novos).
13h30 às 16h - Planejamento Estratégico do CFM (efetivos e suplentes novos)
20h - Solenidade de posse dos conselheiros efetivos e suplentes no Memorial JK (efetivos e suplentes novos).

Sexta-feira, 2 de outubro - sede do CFM

9h às 13h - Planejamento Estratégico (efetivos e suplentes novos)
13h - Primeira reunião da nova Diretoria do CFM

SOBRAL E CAMOCIM TERÃO ENCONTRO REGIONAL DO PP EM OUTUBRO


Pe. Zé e Lider do PP na Camara

O deputado federal José Linhares-PP, anunciou que a cidade de Sobral será a sede do próximo encontro do partido, no dia 16 de outubro. No dia 17 vai ser a vez de Camocim. A informação é do presidente estadual do partido, deputado federal José Linhares, acrescentando que outra reunião do Partido será em Aracati, nesta quarta-feira.
O parlamentar lembra que o último encontro regional do partido neste ano vai ser em Quixadá, lá para o fim de novembro. Para esses encontros, participará o professor Luciano Dias, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que vai fazer palestra sobre Formação Política, quando oferecerá aos presentes uma nova visão, uma nova forma de fazer política.
Acrescenta que ele (Dias) vai mostrar como um candidato pode fazer uma campanha através da internet sem ter problemas com a Justiça. Linhares informa que cada encontro regional do PP vai contar com filiados e lideranças de nada menos do que entre 15 e 20 municípios periféricos, sendo que o assunto eleições de 2010 também vai constar da pauta.

Governo investe cerca de 200 milhões de reais em estradas turísticas



O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, investe em infraestrutura turística construindo e qualificando mais de 300 km de estradas nos litorais leste e oeste do Ceará. Os recursos, cerca de 200 milhões, são oriundos de várias fontes.
Para as obras do litoral oeste, os recursos são provenientes do Tesouro do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nordeste II). Para as obras localizadas no litoral leste, os valores são do Ministério do Turismo (MTur) , Tesouro do Estado, por meio do Prodetur Nacional, e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
Litoral oeste
No litoral oeste, o trecho entre os municípios de Granja e Viçosa, roteiro de 69,41km da rodovia CE-311 e CE 362, ligará dois importantes pólos turísticos do Ceará - o litoral oeste, de sol e praia como Jericoacoara, e a Ibiapaba, de serras úmidas e patrimônio natural como Ubajara -, atendendo a uma solicitação antiga das duas regiões. A iniciativa também valoriza o roteiro integrado do Ceará, Piauí e Maranhão (CEPIMA). Até a conclusão da obra, prevista para dezembro próximo, será investido o montante R$ 21,2 milhões.
Ainda no litoral oeste, encontram-se em execução os trechos da CE 176 entre Amontada/Aracatiara/Icaraí, e os da CE 085 entre Jijoca/ Parazinho e Parazinho/Granja. Já concluídos os percursos da CE 085 que ligam os municípios de Barrento à Aracatiara, Aracatiara à Itarema, Itarema à Almofala.
Os serviços executados para a construção dessas rodovias incluíram terraplenagem, pavimentação, revestimento asfáltico (TSD), drenagem, serviços auxiliares, conservação, sinalizações horizontal e vertical e proteção ambiental.
Litoral leste
Foram iniciadas as obras de duplicação da rodovia CE 040 do entroncamento da CE 453 até o município de Cascavel (16,5km) e de Cascavel até Beberibe (28 km). O processo para restauração e alargamento da CE 453, da localidade de Fagundes até a praia do Iguape (9,2km) encontra-se no final da licitação.
Em dezembro de 2008, foi inaugurado o trecho (com viaduto) da CE 040, que vai do entroncamento B até a localidade de Fagundes (CE 453).
A execução dessas obras é de responsabilidade da Secretaria do Turismo do Estado, com a participação da Secretaria de Infra-Estrutura, por meio do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) e de outros órgãos governamentais.
“A ampliação e construção de novas rodovias turísticas, aliadas à construção de ampliação de dois aeroportos no interior (Aracati e Jericoacoara), a recuperação do patrimônio histórico, a construção de dois novos equipamentos (Centro de Eventos e Acquario), darão ao Ceará uma magnitude diferenciada como destino turístico”, afirma o Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia.

Resumo dos trechos:

Litoral oeste

Granja / Viçosa (69,41km) - 70% concluída

Amontada/Aracatiara/Icaraí (50,85km) – 40% concluída

Jijoca/ Parazinho (32,42km) – 98% concluída

Parazinho/Granja (22,71km) – 99% concluída

Barrento / Aracatiara (33,06 km) – 100% concluída

Aracatiara / Itarema (39,15km) – 100% concluída

Itarema / Almofala (8,4km ) – 100% concluída

Litoral leste

Entrocamento B (CE 040) / Fagundes (7,4 km)- 100% concluída

Fagundes/ Cascavel (16,5km) – obra iniciada

Cascavel/ Beberibe (28 km) – obra iniciada

Fagundes/Iguape (9,2km) - em fase final de licitação

PRE/CE: decisão da Justiça Eleitoral impede posse de suplentes em Icó


Cinco suplentes de vereadores de Icó esperavam tomar posse ainda este
mês
Com base na ação cautelar ajuizada pela Promotora Eleitoral de Icó,
Kamyla Brito, a Juíza Eleitoral, Mabel Viana Maciel, determinou que o
presidente da Câmara Municipal de Icó se abstenha de dar posse aos
suplentes até que o Tribunal Superior Eleitoral se manifeste
oficialmente sobre a Emenda Constitucional, que cria 7.709 vagas para
vereadores no país. Caso não respeite a determinação, o presidente da
Câmara Municipal de Icó, Ricardo Jerônimo Leite Guimarães Nunes
pagará multa de 5 mil reais por dia.

A Promotora Eleitoral de Icó, Kamyla Brito, teve conhecimento que o
presidente da Câmara Municipal de Icó iria dar posse aos cinco (05)
suplentes de vereadores, tendo em vista a aprovação da Emenda
Constitucional n* 58, de 23 de setembro de 2009.

De acordo com o texto da EC, a aprovação dar a entender se possível lhe
conferir efeito retroativo. Desta forma, os vereadores suplentes
poderiam ser empossados como titulares ainda este ano. Uma recomendação,
enviada pela Procuradoria Regional Eleitoral aos Promotores Eleitorais
cearenses, no entanto, deixa claro a inconstitucionalidade contida
nesta aplicação retroativa que teria por finalidade fazer valer a EC
ainda este ano.

Visando afastar interpretações que resultam na aplicação
inconstitucional da EC n* 58, a recomendação explica que aplicar
retroativamente a Emenda Constitucional (EC), objetivando o aumento
imediato do número de vagas de vereadores, ofende cláusula pétrea,
afinal a ocupação de cargos de representação será feita por obra de
outros representantes. Isso somente seria possível antes da Emenda
Constitucional em dois momentos, quando a Constituição autoriza a
eleição indireta ou em face da jurisdição constitucional.

A Promotora Kamyla Brito encaminhou a ação cautelar, no dia 25 de
setembro, pedindo que o presidente da Câmara Municipal de Icó fosse
impedido de dar posse aos suplentes até que o Tribunal Superior
Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral se posicionassem em relação à
PEC (Proposta da Emenda Constitucional) dos vereadores, ao menos, no
prazo de 30 dias.

O Procurador Regional Eleitoral no Ceará, Alessander Sales, tem certeza
de que providências idênticas as tomadas pela Promotoria Eleitoral de Icó
se repetirão em todas as zonas eleitorais do Estado, sempre que a câmara
de vereadores respectiva tentar, através da posse de suplentes, conferir
efeitos retroativos a EC.

Penso eu: Alguem quer aparecer na foto.

Bilhete do sobralense Edmo Linhares


Reuniao dos secretários de finanças da área metropolitana

Caro amigo jornalista,
Os secretários municipais de Finanças da Região Metropolitana de Fortaleza reuniram-se para reativar o Fórum Permanente de Secretários da RMF, cuja diretoria ficou assim constituida: Coordenador: Edmo Linhares - Eusébio; Subcoordenador: Cleber Cunha - Maracanau; Idalmir Feitosa - Aquiraz e Tesoureiro; Jaime Cavalcante - Caucaia. Além desses secretários, integram a Associaçao os municípios de Fortaleza, Paracuru, General Sampaio, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Pindoretama e Cascavel . A entidade tem por objetivo a troca de experiência administrativa na gestão das finanças dos municípios, bem como a defesa dos interesses municipais junto aos órgaos estaduais e federais
Um abraço,

Edmo Linhares

CNMP suspende contrato de consultoria do MP do Piauí

O conselheiro Adilson Gurgel, em decisão liminar proferida ontem, 29 de setembro, determinou a sustação imediata da execução do contrato e do repasse de recursos à empresa Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática, contratada pelo Ministério Público do Estado do Piauí para prestação de consultoria na elaboração de planejamento estratégico para a instituição.

A decisão de Adilson Gurgel ocorreu em procedimento administrativo disciplinar, instaurado pelo corregedor nacional, conselheiro Sandro Neis, a partir de informações coletadas durante a visita de inspeção realizada nas unidades do Ministério Público no Piauí na semana passada.

No pedido de liminar, o corregedor alega que a contratação da empresa, por cerca de 465 mil reais, foi feita sem licitação e sem justificativa que autorizasse a dispensa. Sandro Neis acrescenta que não se observa nesse caso o requisito, exigido pela lei de licitações para a dispensa do procedimento licitatório, de que o valor da contratação seja igual ou inferior a 8 mil reais, nem tampouco notória especialização da empresa contratada.

O relator do processo acatou os argumentos do corregedor e considerou ainda que, "além de se ter dispensado a licitação de forma irregular, tendo em vista o valor global do contrato celebrado com a empresa, deflui também da documentação acostada que não foi apresentado nada que justificasse, por exemplo, a contratação da referida empresa por inexigibilidade de licitação, ou seja, não foi demontrado nos autos a singularidade dos serviços, nem caracterizada a notória especialização da empresa contratada."

Diante da situação, Adilson Gurgel considerou justificada necessidade de concessão da liminar, assim como da urgência da medida, uma vez que, segundo ele, "restou caracterizado dano potencial de aplicação irregular de recursos públicos, que poderia acarretar vultuoso prejuízo a erário público."

O procurador-geral de Justiça do Minsitério Público do Piauí foi informado hoje sobre a decisão e tem prazo de 15 dias para se manifestar sobre o assunto, de acordo com o Regimento Interno do Conselho Nacional do Minsitério Público. Confira aqui a íntegra da decisão.

BNB APRESENTA LINHAS DE CRÉDITO NA

O Banco do Nordeste (BNB) participará como expositor da feira de negócios Rio Franchising Business 2009, a realizar-se entre os dias 1º a 03 de outubro, no Rio de Janeiro. No dia 02, às 16h, o gerente executivo da célula de estruturação de negócios com micro e pequenas empresas, Kennedy Montenegro, ministrará palestra com o tema “Banco do Nordeste: linhas de crédito para franquias”. No estande do BNB, serão realizados atendimentos a franqueados e franqueadores, além da divulgação de produtos e serviços.

De acordo com Kennedy, a atuação do BNB no segmento de franquias fortalece ainda mais sua ação de desenvolvimento, uma vez que esse mercado proporciona impacto significativo sobre a economia do país e da região. "A partir da criação da estratégia do Nordeste Franquias, nosso objetivo é que os financiamentos cresçam consideravelmente. Em 2008, foram destinados cerca de R$ 12,69 milhões somente para contratações com franqueados de Arezzo e de O Boticário".

Entre os objetivos da feira, estão os de apontar oportunidades de negócios para empreendedores e empresários, principalmente de micro e pequenas empresas, além de estimular a expansão daquelas com potencial de crescimento, por meio do sistema de franchising. A geração de emprego, renda, impostos e desenvolvimento local também estão entre as metas. Segundo os organizadores, o evento conta com uma programação de palestras gratuitas, nas quais serão abordados, entre outros temas, os aspectos jurídicos do franchising, como selecionar uma franquia passo a passo e como criar uma franquia de sucesso.

Para a terceira edição, a Associação Brasileira de Franchising - Seccional Rio de Janeiro (ABF-Rio) espera receber 200 marcas expositoras e cerca de 15 mil visitantes, um número superior ao do ano passado em 25%. Os setores de bebidas, material de informática, saúde, consultorias, dentre outros, estarão representados. De acordo com a organização, a realização da feira gera aproximadamente 150 empregos diretos, tendo gerado no ano passado mais de 11 mil postos de trabalho para o setor de franquias.

Lá vem m.....

1º de outubro: Dia Nacional de Luta e Paralisações

Paralisação de 24 horas nos órgão federais

No próximo dia 1º de outubro, diversos órgãos do serviço público federal irão parar suas atividades durante 24 horas. Até o momento, foi confirmada, em assembléia de servidores, no Ceará, a paralisação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE (ex-DRT) e da Advocacia Geral da União (AGU).

Até o final de quarta-feira, outros órgãos como Ministério da Agricultura, Incra e Ibama terão realizado assembléias que provavelmente deliberarão pelo cruzamento dos braços durante o dia 1º. A CONAB também realizará manifestação na data, com ato público seguido de café-da-manhã.

A intenção do Dia Nacional de Luta e Paralisação é cobrar do governo o cumprimento dos acordos e, para muitos dos órgãos reestruturação, plano de carreira e concurso público. O evento ocorrerá em âmbito nacional.

Penso eu: Tudo fazendo o jogo da direitona anti-Lula.

Primeira página do Jornal O Estado



Clicar sobre a imagem para ampliar
Acessar o jhornal O Estado em www.oestadoce.com.br

Da coluna de papel do Jornal O Estado


A corda estica

A preocupação do Brasil brasileiro com a embaixada de Honduras aumenta, na medida em que se fala do cerco ao prédio, da proibição da entrada de jornalistas brasileiros à sua pátria e mais: a segurança dos brasileiros que trabalham e estão dentro da Embaixada. O diplomata cearense, nosso aqui de Crateús, Catunda Rezende, primeiro a encarar o problema de frente, não acredita em retaliação, do tipo invasão da Embaixada pelas forças armadas de Honduras, mas vê uma pedra do meio do caminho. Ontem, trocamos figurinhas lá e cá. Resposta de uma correspondência desta coluna, preocupados que estamos com o bem estar do Catunda, dos brasileiros e das relações internacionais do Brasil:
“Caro Macário,
Muito obrigado pela gentileza do e-mail e pela constante torcida. Não acredito em retaliação com a invasão da Embaixada. O que poderá acontecer é a expulsão deste seu amigo e de um assistente, fato que, se concretizado, será por nós aceito com a devida dignidade. Abraços na turma daí.Grande abraço, Catunda.
Pelo que se vê, o bicho ronda a Embaixada.

“Quem engole cobra não come perereca.”
Diz o adágio popular:

Jovens eleitores
O trabalho do TRE, de alistamento do pessoal na faixa dos 16 anos, teve início no dia 10 deste e se estenderá até o dia 30 de novembro.

Tou avisando

Quando Ciro Gomes chegar a 20% das intenções de voto vão arrumar outro cofre, igual ao da Roseane, pra ele. Com 14% já ensaiam.

• Decente. Foi no mínimo decente a homenagem que o BNB prestou a Paes de Andrade nos 20 anos do FNE, postado por ele para a República.

• Coisa feia. Diz o deputado Vasques Landim; a coisa ta tão ruim pro prefeito Santana, de Juazeiro, que até os amigos do copo sumiram.

• Continua enganada. Fazia anos não lia a Veja. Não acredito nem no expediente. A pedido li reportagem sobre Sobral. Português sofrível, humor ridículo, e não soube quem foi D.José.

• É assim...Sobral e sua história vão pagar caro esta nova candidatura do Ciro. Os tucanos e os petistas não perdoam a quem lhes surra.

• Baitolagem. Um engenheiro inglês, homo, passava o dia com uma bitola na mão,conferindo a aposição dos trilhos da estrada de ferro Sobral-Camocim.

• Jornalista. No meio do canelau media e atentava: Olha a bitola.Olha a bitola. No sotaque inglês soava: Olha a baitola.Olha a baitola. Virou baitôla. Veja:diz que voltou agora a Sobral.

• Festas. Cariré comemorou 80 anos de município e 60 anos da vaquejada criada pelo vigário, padre Tibúrcio. Aníbal Gomes entregou emendas de R$ 2 milhões.

• Aliás...Aníbal Gomes trabalha junto a Cid Gomes para asfaltar os 29 quilômetros que ligam Carnaubal à divisa com o Piauí, que já chegou lá.

• Homenagem. A Academia Cearense de Medicina presta hoje homenagem a seu ex-sócio, o saudoso Juracy Magalhães que aniversariaria no mês.

• Malas prontas. Tudo indica que Manuel Duca vai disputar novo mandato de deputado estadual pelo PRB. Deixaria o PMDB. Guaracy Aguiar, também.

• Magoou. A saída do filiado Antonio Mourão do PDT para o PR deixou arranhão. O PDT ficou tristinho enquanto a turma do dr.Lúcio ficou orgásmica.

• Tais brincando! British Airways vai cobrar passageiros por escolha de assentos. Quero corredor:paga. Janela:paga. Quem vai copiar primeiro? Tam, Gol, Azul, OceanAir ou a Web Jet?

• Convenção dos Gomes de Matos. O encontro será em Fortaleza, dia 10 de outubro próximo, sábado, das 10 da manhã às 14 horas, no Palácio das Festas. Quem convida é o Pedro Gomes de Matos,neto.

• Código de barra. Nesta quinta-feira, 10 de outubro, o mundo comemora o Dia Internacional do Idoso. Tem neguim tão vaidoso que aderiu ao código de barra pra falar da idade.

• Bombando. Vai até o dia 04 de outubro, a 55a Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), no Parque de Exposições.

Chegando


Achega-se ao blog a Maria de Fátima. Danado é que esse povo da blogsfera não diz donde vem e nemcomo vai. Mas a Maria de Fátima diz que se interesse por milagres )eu devo ser um deles) e outras coisas de religiosidades, como o próprio nome dela está a orientar. Que seja muito bem chegada e traga com seu astral santo luz e sabedoria para todos nós.

Bom dia



Ces viram que sumi as cinco e meia da tarde do dia 28. Não, pelamordedeus, não fui sequestrado por um disco voador,não. Tudo começou com uma coceira e ce sabe que trair e coçar é só começar. Um comichão no corpo todo, duas horas depois de ter comigo uma carne de siri, bicho de pernas longas que nunca havia comido na vida. Um dos raros, por sinal. Por garantia fui à auto-medicação e encarei um velho celestamine pra garantir.Melhorei. Mais pras cinco horas a coisa voltou. Tomei outro e esperei. Melhorou de novo. QUando foi umas oito da noite o bicho pegou. Procurei médico que conhece minhas mazelas mas os tres tavam ocupados demais dentro de suas UTIs. Achando que poderia me garantir com outro celestamine e, pensando, como diz a bula que um carinha da minha idade não pode tomar mais de oito comprimidos em 24 horas, passei numa farmácia e perguntei pro experiente de plantão se deveria tomar uma na veia e tal. E contei o quadro. O moço sugeriu aguardar o efeito do terceiro comprimido e não tomar nada. Estava medicado. De fato. Dormi feito um anjo. Manhã cedinho, abrba feita, banho tomado, cabelos muito bem penteados, cheiroso que nem gaveta de moça-dama fui à luta. ANtes de sair de casa, botei no bolso um comprimido mais de celestamine. No café encarei um suco de laranja, meio rocombole doce, desses de super mercado com uns 15 centimetros de comprimento, uma tapioca e meia sendo a inteira com manteiga e a outra com queijo e uma xícara de café preto. Espresso, com "S", que quer dizer comprimido, por expresso com "X" é pro motivo de rapidez. Pois bem. Nem bem cheguei à Assembléia Legislativa e a coceira estava no corpo inteiro. Já pronto pra desmaiar dirigi até o Hospital mais próximo onde, com presteza e respeito ao meu medo, fui levado a uma sala de atendimento e em dois minutos chegou um doutor médico pra quem contei essa estória aqui até a palavra rapidez. O doutor passou um soro na veia com um goró lá dentro. Em meia hora perdí a cor vermelho PT que me tomou o corpo inteiro, a coceira passou e, grogue grogue,como nos tempos em que praticava boxe levava boas porradas de neguim bom de serviço, voltei pra casa. Pronto. Não senti mais nada. Dormi e estou de pé contando este caso proces. Que sirva de exemplo o siri, a auto-medicação, o celestamine em excesso, ter mais de tres médicos e um fora da UTI, por fim, não dar trabalho a DEUS pedindo pra ficar bom que vai parar de fumar, vai barar de beber por dois anos, vai largar a rapariga e essas coisas que se promete doente ou de ressaca. Ei ei, Ererei!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Rio não se assusta com Obama



Carlos Osório minimiza presença na eleição do COI
Michel Castellar

O Comitê de Candidatura da Rio-2016 informou que nada mudará na estratégia da cidade, com a confirmação de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participará da eleição da cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A escolha ocorre nesta sexta-feira, em Copenhague, na Dinamarca.

– Para a nossa estratégia, nada muda se Obama vier ou não. Cada candidatura tem o direito de trazer quem achar que melhor poderá representá-la – disse o secretário geral do Comitê Rio-2016, Carlos Roberto Osório.

Muitas pessoas ligadas ao movimento olímpico consideram que a presença de Obama na Dinamarca poderá assegurar a vitória para Chicago. Mas, como o político chegará a Copenhague no dia da eleição, o efeito de sua influência nos 106 membros do colegiado eleitoral do Comitê Olímpico Internacional (COI) tende a diminuir.

Para o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, a ida de Barack Obama à eleição da sede olímpica e paraolímpica de 2016 só reforça a competitividade da candidatura do Rio.

– O fato de Obama vir representa que a candidatura do Rio está forte. É um sinal de que eles estão preocupados com a possibilidade de perder. Isso também serve para mostrar o quanto foi importante o Rio ter conseguido a união de seus três níveis de governo.

De acordo com Leyser, Obama em nada mudará a performance do Rio na apresentação final antes o eleitores do COI. O secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte ainda destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá ser tão persuasivo quanto Obama.

Tiangua



A travessia impedida por CaGECE E cOELCE

Várzea Alegre–CE: Prêmio de R$ 598 mil da Lotomania é conquistado por caririense

É do município de Várzea Alegre um dos acertadores do prêmio da Lotomania concurso 970 sorteado na noite de sábado. O sortudo vai dividir com um gaúcho de Rosário do Sul a quantia de quase R$ 1,2 milhão. Para cada um R$ 598.817,53 já descontados o Imposto de Renda o que, se aplicado em poupança, renderá R$ 4,2 mil mensais. O assunto na cidade localizada na região do Cariri não é outro, pois a notícia depressa de espalhou na manhã deste domingo.

Agora, a curiosidade dos varzealegrenses é saber quem foi esse felizardo e até já existem apostas paralelas para descobrir a partir de mudanças no padrão de vida de quem acertou. Os números da Lotomania foram sorteados pelo caminhão da sorte na noite de ontem, na cidade de Mesquita, no Rio de Janeiro. Os dois ganhadores acertaram as 20 dezenas.

As apostas dos ganhadores com zero ponto foram quatro e mais um cearense se deu bem. O sortudo vai levar cerca de R$ 38 mil. As dezenas sorteadas neste sábado foram: 02-06-07-08-08-14-17-21-26-32-37-39-46-48-57-68-77-80-88-92. Eis os resultados: 20 acertos (2 ganhadores R$ 594.817,53); 19 acertos (27 ganhadores R$ 11.455,86); 18 acertos (366 ganhadores R$ 1.207,29); 17 acertos (2 ganhadores R$ 745 80,48); 16 acertos (14 ganhadores R$ 295 15,45) e 0 acertos (4 ganhadores R$ 38.663,55)

Deu no Miséria

Já vi esta cena


Policial hondurenho carrega equipamento da rádio Globo em Tegucigalpa. O governo golpista de Honduras fechou, nesta segunda-feira (28), a emissora, que seria um dos últimos meios de oposição ao regime que funcionava no país, segundo a AFP. No domingo, por decreto, o governo suspendeu durante 45 dias as garantias constitucionais. A medida restringe as liberdades de circulação e expressão, e proíbe as reuniões públicas, entre outras medidas.

Quando a Redentora,comandada por militares golpistas invadiram a rádio Dragão do Mar para prender perigosos comunistas, entre eles o saudoso Mincharia, o grande Mauro Coutinho e Nazareno Albuquerque, quebraram tudo que a ordem era calar quem fosse a favor de manter João Goulart no Governo. Hoje a coisa se repete em Honduras. Eles adoram um golpe.

MAIS QUE UM CONVITE, UMA VERDADEIRA CONVOCAÇÃO


Ibiapina e o Cara

Daqui de Brasilia fica dificil mobilizar os amigos para a noite de
lançamento do DVD sobre a minha trajetória profissional.
Foi preparado pelo pessoal do curso de Comunicação Social da
Unifor, sob a orientação da professora Erotilde ´Honório.
Será às 19hs do dia 8 de outubro, quinta feira, no teatro Celina
Queiroz, da Unifor.
Gostaria de contar com a sua presença. Me ajude a arregimentar outros amigos.
Trata-se de um documentário extraido dos depoimentos dados à
Unifor que está recuperando a memória do rádio e da tv no Ceará.
Muitos profissionais já foram ouvidos e tiveram seus DVDs
lançados. Outros estão listados e vão ser ouvidos. A Unifor está,
assim, resgatando a história da radiodifusão cearense.
Antecipadamente agradeço a sua presença
Wilson Ibiapina

TORRES DE MELO LAMENTA

“Fazemos parte de uma sociedade materialista. A nossa prefeita é vítima de um sistema burocrático que prejudica nossas ações. É uma questão de atitude”. Foi o que afirmou hoje, 28, no plenário da Câmara, o presidente do Lar Torres de Melo, general Torres de Melo, ao ressaltar que a entidade está sem recursos municipais para manter o serviço. Ele destacou que a entidade é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter exclusivo de assistência social e promoção humana.

O Lar Torres de Melo tem como objetivo prestar assistência integral a idosos carentes, a partir de 60 anos em regime de internato, além de proporcionar em regime aberto, atendimento ao idoso, favorecendo sua permanência na família e comunidade. “É preciso que o Poder público entenda que o idoso existe. Não precisamos fazer mais leis, é necessário, porém, fiscalizar as leis que já existem”, defendeu.

O membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), André Menezes, afirmou que a Prefeitura de Fortaleza trabalha em duas perspectivas: atividades de proteção social básica e enfrentamento à violência. Ele afirmou que, por meio dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) do Município, a Prefeitura de Fortaleza atendeu, em 2009, cerca de 2.700 idosos, com destaque para as ocorrências de violência psicológica, abuso físico, financeiro e negligência.

Penso eu: Dinheiro pra sustentar homosexual não falta.

VEREADOR QUER INCREMENTAR

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou hoje, 28, audiência para discutir políticas públicas relacionadas com o idoso, em alusão ao Dia Municipal do Idoso (27). O vereador Gelson Ferraz (PRB), autor da iniciativa, defendeu o ordenamento e o cumprimento de cerca de 30 leis que tratam diretamente da questão do idoso. Ele também defendeu uma ação conjunta dos vereadores, por meio de emendas ao Plano Plurianual (PPA) Participativo, no incentivo a políticas públicas destinadas ao idoso.

Gelson Ferraz também citou outras duas leis importantes, a primeira que garante que todos os estabelecimentos comerciais devem reservar 5% das vagas de estacionamento para idoso, e a outra que garante a meia cultural para o idoso. “Ambas as leis do então vereador José Maria Pontes (PT) são importantes, mas que não alcançaram sua plenitude. Isso tem que ser fiscalizado e divulgado”, ressaltou. Na ocasião, ele também citou como exemplo a Lei 8.894/2004, que garante a prioridade para o idoso na aquisição de imóvel.

O vereador do PRB também destacou que a Constituição Federal defende que, aos maiores de 65 anos, é garantida a gratuidade nos transportes coletivos urbanos. “Aqui em Fortaleza, em nome de inovações tecnológicas, o idoso somente faz jus a esse direito se fizer um cadastro no Sindiônibus e torcer para receber seu cartão magnético em pouco tempo. Em outras capitais, o idoso precisa apenas mostrar a identidade”, defendeu. Ele ressaltou, ainda, que o mais prejudicado é o idoso que vem do interior em busca de tratamento médico, sem ter possibilidade alguma de se cadastrar.

Eusébio vacina

A Prefeitura do Eusébio alcançou 80% da meta de vacinação anti-rábica no dia “D”, realizado sábado, 26, a previsão é que até o dia 26 de outubro o município alcance 100% da meta estabelecida de imunização de 9.755 animais, sendo 7.977 cães e 1.779 gatos. No sábado, os postos de vacinação atenderam 8.483 animais, sendo 6.835 cães e 1.658 gatos.

A coordenadora de Zoonoses do Município, veterinária. Maria José Pontes Colaço, comemora o feito, que segundo ela, vem se repetindo a cada campanha. Entende ser plenamente possível a realização da meta total em um prazo de 30 dias.

O Eusébio vem se destacando em todas campanhas de vacinação nos últimos anos devido a facilitação do acesso à população aos postos de vacinação, com cada comunidade contando com uma unidade, além de uma ampla divulgação que vem sendo realizada com antecedência, como também a participação dos vários atores na execução de tarefas, que culminam com os resultados positivos.

O prefeito Acilon Gonçalves (PSB), que é médico, destaca a participação de todos profissionais envolvidos na campanha, e na dedicação destes para os resultados obtidos, observando que a cada ação, o município vem conseguindo cumprir o planejamento elaborado, tendo como parceiros de todas as horas os cidadãos eusebienses, que atendem o chamamento da Prefeitura. “Com esse apoio conseguimos cumprir com facilidade as metas propostas e isso tem sido salutar para a saúde em nosso município”, conclui.

STDS E CEAS PROMOVEM HOJE A VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL

Data: 28, 29 e 30 de setembro

Hora: Abertura às 15 horas

Local: Oásis Atlântico (Avenida Beira-Mar, 2500)




A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda, abre hoje, às 15 horas, a VIII Conferência Estadual de Assistência Social do Ceará, cujo tema deste ano será “Participação e Controle Social no SUAS”. Promovido pela STDS e Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), o encontro objetiva debater a política estadual de assistência social, analisando os avanços e desafios futuros, para determinar diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado e conseqüente apresentação na VII Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília.




A titular da STDS, Fátima Catunda, apresenta os avanços do Governo Estadual na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Ceará. Dentre as conquistas, destacam-se a adesão dos 184 municípios cearenses ao SUAS, a implantação e melhoria dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e o co-financiamento de 108 CRAS em 101 cidades do interior, cofinanciamento de benefícios eventuais em 61 municípios e elaboração do mapa de vulnerabilidade e risco social do Estado, dentre outros.




A Conferência vai reunir representantes das 184 prefeituras cearenses, 510 delegados governamentais e da sociedade civil organizada, sendo 36 representantes deo Conselho Estadual de Assistência Social do Ceará, além de 208 observadores, totalizando 718 participantes. Por três dias (28, 29 e 30), eles debaterão as políticas públicas para o setor e irão avaliar o Plano Decenal e os 10 direitos sócioassistenciais na ótica dos Estados. As ações dos Conselho Estaduais de Assistência Social (CEAS), nos anos de 2008 a 2010, bem como serão expostos os resultados das conferências municipais. Tudo será examinado e refletido pelos atores sociais sob os ângulos técnico, ético e políticos.




A palestra magna da Conferência será ministrada às 16 horas de hoje, 28, pela professora, Doutora do Curso de Assistência da Universidade de São Paulo (USP), Raquel Raichelis, ao que se seguirá a leitura e aprovação do regimento interno da VIII Conferência. Os trabalhos prosseguem na terça-feira, 29, a partir das 8 horas com debates, mesas redondas e discussões em grupo, por todo o dia 29 e 30. A plenária final será às 14 horas, de quarta-feira, após o que serão eleitos os delegados para a VII Conferência Nacional de Assistência Social.




CONTROLE SOCIAL

Atualmente no Brasil, dos 5.564 municípios, cerca de 95%, ou 5.285 cidades, incluindo os 184 municípios cearenses, já possuem planos, conselhos e fundos de assistência social, conforme informa a professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Ceará (UECE), Irma Moroni. Segundo ela, isso revela que a política de assistência social se assenta em valores municipalistas, possibilitando mais autonomia e liberdade para que os municípios coordenem e executem ações para o enfrentamento de sua realidade social e econômica. “Afinal, é no município que o cidadão mora e se relaciona”, destaca.




Conforme explica, o controle social é a capacidade que a sociedade tem de intervir nas políticas públicas através da fiscalização, do monitoramento e da avaliação. Para exercer esse controle social, acrescenta, é fundamental acompanhar as propostas, objetivos e metas previstas nos planos de assistência social elaborados em cada município a partir de seus diagnósticos sociais, e em cada estado, observando, acompanhando e fiscalizando o cumprimento do co-financiamento e o trabalho desenvolvido com recursos do SUAS, em defesa e garantia do acesso dos usuários.




Criado em 2004, o SUAS se organiza em todo o território nacional sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Entretanto, em obediência à descentralização político administrativa são os estados e municípios que coordenam e executam a proteção social básica e especial, ações que no Ceará, são coordenadas pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

British Airways vai cobrar passageiros por escolha de assentos

A companhia aérea British Airways informou nesta sexta-feira que, a partir
do mês que vem, os passageiros terão que pagar pela escolha de assentos na
hora de fazer uma reserva de voo.

A nova cobrança será para qualquer lugar no avião, seja na janela, no
corredor ou perto das saídas de emergência.

Atualmente, a BA permite aos passageiros fazer a reserva de seu assento, sem
taxa alguma, até 24 horas antes da decolagem. Mas, a partir do próximo dia
7, começará a cobrar os clientes.

Segundo a BA, a medida dará ao passageiro "mais controle sobre suas opções
de assentos".

Para viagens na Europa, a nova taxa será de dez libras (US$ 16) por assento.
Nos voos de longa distância, este valor sobe para 20 libras (US$ 32). Já
para os lugares próximos à saída de emergência, o preço vai ser de 50 libras
(US$ 80).

"A partir de 7 de outubro de 2009, a British Airways lança um novo serviço
para que os clientes tenham mais controle sobre as opções de assentos. Eles
poderão escolher os lugares quando fizerem a reserva e garantir os assentos
da saída [de emergência]", declarou uma porta-voz da companhia aérea.

*Trabalho de graça*

Em junho, a British Airways pediu a seus funcionários, em um comunicado
interno da empresa, que trabalhem por até um mês sem receberem salário.
Segundo o executivo-chefe da British Airways, a dedução do salário referente
ao mês será feita de forma parcelada nos três a seis meses seguintes.

Os funcionários também podiam optar por até um mês de folga, também não
remunerada. "Estou procurando em todas as partes da empresa para participar
de alguma forma dessa forma eficiente de ajudar o plano de sobrevivência da
empresa. Vai fazer mesmo a diferença", disse Walsh à época.

A British Airways anunciou no fim de julho que teve um prejuízo de 106
milhões de libras (US$ 169,3 milhões, no câmbio de hoje) entre abril a junho
(primeiro trimestre do ano fiscal da empresa), contra um lucro de 27 milhões
de libras (US$ 43,1 milhões, câmbio atual) no mesmo período do ano anterior.


Walsh apontou que a redução de custos empreendida em outubro passado --que
inclui a demissão de 1.450 pessoas desde março e mudanças nas condições
trabalhistas-- já representa uma economia de 6,6%, mas com as receitas
baixas, "resta muita a fazer".

TRE PROMOVE A IV CAMPANHA

A Campanha de Alistamento Eleitoral é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), e tem como objetivo conscientizar o jovem de 16 e 17 anos para a importância de sua participação política, além de incentivá-lo a tirar o título de eleitor, em todo o Estado do Ceará. O trabalho teve início no dia 1º de setembro e se estenderá até o dia 30 de novembro de 2009.


A campanha, que este ano está na 4ª edição, consiste na visita às escolas públicas de servidores do cartório eleitoral, mostrando a importância do voto e promovendo a inscrição dos jovens estudantes. O TRE-CE disponibiliza servidores capacitados para proferir palestras e debates sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral e da necessidade de se educar o cidadão para a responsabilidade do voto. Durante o período da campanha, o TRE realiza ainda a IV Semana do Eleitor do Futuro, em todos os cartórios eleitorais do Estado do Ceará, e a III Semana da Justiça Eleitoral, que este ano aconteceu na Praça José de Alencar, em Fortaleza, no período de 21 a 25 de setembro.


O TRE-CE enviou material de divulgação da Campanha de Alistamento, bem como da Campanha de Educação Política para 694 escolas estaduais, 184 Secretarias Municipais de Educação e para o Sindicato das Escolas Particulares do Estado. Além de folder e cartaz educativo, o material enviado às escolas contém duas cartilhas – "Voto e Cidadania" e "Nós na Fita" – e o Livro do Educador, do Programa Eleitor do Futuro, destinado aos professores. Assim, a Justiça Eleitoral vai à escola, num esforço para tentar suprir carências na educação política dos jovens. Afinal, o sistema de votação brasileiro tem evoluindo sistematicamente a partir da introdução da urna eletrônica. É hoje reconhecido como um dos mais modernos e seguros em todo o mundo, além de ágil na apuração dos votos. Mas a educação política deve melhorar, bem como a conscientização sobre a importância do voto e de suas consequencias para a vida do cidadão brasileiro.


Os números das campanhas anteriores mostram o sucesso da ideia. No quadro abaixo, vemos o resultado dos anos anteriores, com a significativa quantidade de alistamentos de jovens, no Ceará, que talvez não tivessem adquirido o direito de votar, se o TRE não fosse ao encontro deles, nas escolas:


2003
2005
2007

Nº de escolas visitadas
1.979
980
1.311

Quantidade de alistamentos
67.454
22.354
31.452



A EJE enviou mensagem a todas as zonas eleitorais para que informem as solicitações das escolas com o respectivo calendário. A relação das escolas participantes está a cargo de cada cartório eleitoral e pode ser consultada em cada uma das 122 zonas eleitorais, em todo o Estado.


Está disponibilizado no site do Tribunal todas as informações acerca da Campanha de Alistamento Eleitoral. O endereço é: www.tre-ce.gov.br e o acesso é feito no ícone destaques.

AIR discute liberdade de imprensa durante assembléia geral em Brasília

Cerca de 100 dirigentes do setor de rádio e televisão das Américas e da Europa reúnem-se a partir desta terça-feira (29) em Brasília para a XXXIX Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR).
O evento será aberto às 19h30min, em solenidade com autoridades brasileiras e representantes diplomáticos de vários países, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.
O tema central será a situação de liberdade de imprensa na América Latina. Segundo o vice-presidente da AIR para a América do Sul, Daniel Slaviero, a situação atual causa “muita preocupação por conta das ameaças ao estado de direito e ao livre exercício da atividade jornalística”.
Slaviero afirma que a Venezuela é o caso mais grave, porque o governo do presidente Hugo Chávez e seus aliados políticos impõem, há vários anos, ameaças de todo tipo ao livre exercício da atividade jornalística. “O quadro se agrava ainda mais com a decisão do governo de fato de Honduras de censurar a imprensa por 45 dias e tirar do ar a Rádio Globo”, avalia Slaviero, que preside a Abert, entidade brasileira de radiodifusão.
Também estão na pauta assuntos como a internacionalização do padrão digital de TV nipo-brasileiro no continente sul-americano e os problemas de regulação de emissoras em vários países.
Na quinta-feira, serão eleitos o novo presidente e diretores da entidade, que representa 17 mil emissoras de rádio e televisão.
Assessoria de Comunicação da Abert

Convenção da família Gomes de Matos

Com o objetivo de promover a integração das gerações cultivando valores e amizades fraternas e colaborativa será realizada a 1ª Convenção dos Gomes de Matos, família cujos ancestrais são originárias dos Gomes que posteriormente juntaram-se aos Mattos, originalmente grafado com dois TTs - ambas provenientes de Pernambuco e que fixaram-se, depois, no Cariri, sul do Ceará e hojehá descendentes no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e ainda em Recife. O encontro será em Fortaleza, dia 10 de outubro próximo, sábado, das 10 da manhã às 14 horas, no Palácio das Festas (Av. Antônio Sales, 1900 esquina com José Vilar). Contatos com comissão organizadora: Ofélia (8851.5090-8747.4453), Tereza Neuma (9009.4243 e 3264.7777) ou com Abigahil (3262.6382/3224.0624), irmã do Dr. Sérgio Gomes de Matos. Ou faça sua inscrição através do i-meio "osgomesdematos@gmail.com.
gratíssimo,
Pedro Gomes de Matos Neto

Direto da fonte.

A procissão diária continua a mesma. Ver o por do sol na Vila de Jeriquaquara. Curtir Mostrar mais reações Comentar Compar...