sexta-feira, 31 de julho de 2009

Metrô de Fortaleza: Restaurada liminar que garante retomada imediata das obras

O juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Francisco Martônio Pontes de Vasconcelos, decidiu na última quinta-feira (30) restaurar os efeitos da liminar que exige a retomada imediata das obras de construção do Metrô de Fortaleza por parte do consórcio Queiroz Galvão/Camargo Corrêa. A decisão aconteceu a partir de um pedido de reconsideração feito pelo Governo do Estado ao juiz da 3ª Vara em relação a uma deliberação anterior do magistrado, a qual acatava os argumentos do Consórcio. O grupo alegava que a matéria era de esfera federal e, por isso, não caberia uma deliberação da Justiça do Estado.

Na nova decisão do juiz Martônio Vasconcelos, ele acata o argumento do Estado, o qual apresenta que as empresas paralisaram de maneira unilateral as obras do Metrô. "As empresas decidiram de forma unilateral suspender a execução da obra contratada, mesmo que precedida de regular processo licitatório do qual não se tem notícia de vício a ensejar sua rescisão sem as cautelas legais, ou seja, sem processo administrativo prévio ou decisão judicial autorizadora", avalia o magistrado. O juiz ressalta ainda na decisão que "não houve qualquer manifestação da União Federal neste processo", já que em nenhum momento o Estado mencionou qualquer ação em nível federal.

Por fim, Martônio Vasconcelos decide pela "inalteração" da decisão do juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública, Carlos Augusto Gomes Correia, que expediu a liminar no último dia 9 de julho para retomada imediata das obras do Metrô de Fortaleza. Na ocasião o juiz Carlos Augusto estava substituindo o juiz Martônio Vasconcelos na 3 ª Vara da Fazenda Pública. "Acolho o pedido de reconsideração formulado pelo Estado do Ceará e o faço para o fim específico de acolher a competência desse juízo e, chamado o feito à ordem, tornar sem efeito sem efeito a minha decisão anterior e todos os efeitos práticos que eventualmente tenha ela produzido, peara, em consequência, restabelecer em todos os seus termos a decisão da liminar", conclui o juiz.

A suspensão das obras do Metrô de Fortaleza aconteceu de maneira unilateral por parte do Consórcio Queiroz Galvão/Camargo Corrêa, no último dia 1º de julho. No dia 3 de julho, o Governo do Estado em conjunto com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrô de Fortaleza), entrou na Justiça do Estado com uma ação cautelar preparatória com pedido de liminar para a retomada das obras.



Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com Metrô de Fortaleza

Bilhete do Sergio Novais

Caro Macário Batista,
A respeito de nota publicada em sua coluna ontem (30/07) no jornal O Estado, gostaria de fazer alguns esclarecimentos. A realização da Conferência Nacional de Comunicação, convocada pelo presidente Lula, é fruto de uma reivindicação histórica de vários movimentos e organizações que lutam pela democratização da comunicação no País. Assim como ocorre em todas as conferências organizadas no Brasil, o PSB é um dos apoiadores e articuladores deste importante evento, tendo à frente a deputada Luiza Erundina. A nível estadual e municipal, o partido também está participando dos debates preparatórios, juntamente com diversas entidades, ONGs, associações, sindicatos, movimentos estudantis e partidos políticos.
Sendo assim, sou mais um apoiador e participante da mobilização em prol da Conferência, que será organizada por uma comissão oficial tripartite, a ser criada pelo Governador do Estado. Não faço parte desta comissão que envolverá o poder público, a sociedade civil organizada e empresários do setor de comunicação. Faço parte sim da construção coletiva que envolve a conferência (a primeira a ser realizada no País sobre este tema) e da luta a favor de uma comunicação democrática, que atenda à diversidade da população e respeite os direitos humanos em nosso País.
Desde já agradeço sua atenção.
Cordialmente,
Sergio Novais
Fortaleza, 31 de julho de 2009

Penso eu: O Novais não é o tuchaua,mas mais um dos batedores de tambor da Conferencia. Então tá.

Amizade é...

De alto a baixo


MAIS SEGURANÇA
Depois de cinco biópsias, o aposentado Paulo Lins
passou a tomar o remédio preventivamente


Um estudo da Universidade Stanford reforça
o papel da finasterida, comumente usada contra
a calvície, na prevenção ao câncer de próstata

Usado no combate à calvície, o remédio finasterida entrou nas diretrizes de prevenção ao câncer de próstata da Sociedade Americana de Oncologia Clínica e da Associação Americana de Urologia. É o único medicamento indicado para evitar o tumor mais temido pelos homens. Em 2003, no maior estudo já feito sobre a finasterida, ela mostrou-se capaz de prevenir 25% dos casos desse tipo de câncer. Ainda assim, muitos urologistas não se sentiam confortáveis em receitá-la a seus pacientes. O motivo: o mesmo estudo que comprovou os benefícios do remédio sugeriu que, entre os participantes que desenvolveram a doença, a finasterida teria favorecido o desenvolvimento de tumores extremamente agressivos. Os resultados de um trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e publicado recentemente na revista científica Clinical Cancer Research, refutam essa possibilidade. De acordo com a nova pesquisa, a finasterida não só não favorece o aparecimento de tumores mais perigosos, como facilita o diagnóstico da doença, ao diminuir o tamanho da próstata. "Com tais dados, os médicos ficarão mais seguros em recomendar a finasterida na prevenção ao câncer de próstata", diz Gustavo Guimarães, urologista do departamento de cirurgia pélvica do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo.


O papel da finasterida na prevenção aos tumores prostáticos começou a ser avaliado em 1993, em uma pesquisa intitulada PCPT, sigla em inglês para Prostate Cancer Prevention Trial. Durante sete anos, foram acompanhados 18 882 homens com mais de 55 anos. Ao revisarem os resultados do PCPT, os pesquisadores de Stanford corroboraram a ação preventiva do remédio. Além disso, eles concluíram que, ao reduzir o tamanho da próstata em até um quarto, o medicamento favoreceria o diagnóstico da doença. Próstatas menores são mais adequadas à coleta de tecido para biópsia e também proporcionam uma medição mais precisa das taxas de PSA, a proteína que, presente em grande quantidade no sangue, pode indicar a presença de câncer.

A finasterida age inibindo a produção pelo organismo de DHT, a forma ativa da testosterona, o hormônio masculino por excelência. A DHT é essencial para o crescimento das células da próstata, tanto as saudáveis quanto as tumorais. Como os principais efeitos colaterais da finasterida são perda de libido e ereções menos potentes, o remédio só é indicado para homens com mais de 55 anos e com histórico familiar da doença. "Ainda que essas reações adversas possam ser revertidas com a suspensão da medicação, a relação custo-benefício do uso preventivo da finasterida deve ser muito bem avaliada pelos médicos e seus pacientes", diz o urologista Celso Gromatzky, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Com as taxas de PSA nas alturas, o aposentado Paulo Lins, de 74 anos, foi submetido a cinco biópsias nos últimos dez anos. Nenhuma delas indicou a presença de um tumor, mas ele achou por bem aceitar a sugestão do médico e tomar finasterida. "Agora me sinto mais protegido", diz Lins.

Lançada em 1992, sob o nome comercial de Proscar, a finasterida era indicada inicialmente apenas para o tratamento dos homens vítimas das complicações decorrentes do aumento benigno da próstata, sobretudo dificuldade em urinar. Depois que o medicamento começou a ser utilizado, os pesquisadores perceberam não só que os pacientes calvos que tomavam o remédio para a próstata paravam de perder cabelo como os fios novos nasciam mais resistentes. Em 1998, a finasterida chegou ao mercado batizada de Propecia. No ano passado, no Brasil, foi comercializado cerca de 1,7 milhão de caixas de finasterida. A dosagem prescrita para combater a perda de cabelo – 1 miligrama por dia – é bem mais baixa do que a utilizada para evitar o câncer de próstata: 5 miligramas diários.

Penso eu: Esta reportagem vai estar na Veja desta semana

STDS qualifica mais 31 jovens para o mercado de trabalho em Juazeiro do

Empresas parceiras serão homenageadas


O Projeto Primeiro Passo, coordenado pela Secretaria do Trabalho e

Desenvolvimento Social (STDS), encerra, na próxima segunda-feira, 3, às

18h, no auditório da Universidade Regional do Cariri (URCA) a turma do

curso de Administração de Empresas. Foram capacitados 31 jovens na linha de

ação jovem aprendiz, durante 1 ano, com carga horária de 450h/a. Na

ocasião, estarão presentes a Primeira Dama do Estado, Maria Célia Ferreira

Gomes, a titular da STDS, Fátima Catunda e o Reitor da URCA, Plácido Cidade

Nuvens.

Dentre as disciplinas que compuseram os módulos básicos destacam-se:

Formação Cidadã, Preparação para o Trabalho, Fundamentos da Matemática,

Comunicação Oral e Escrita, Informática Básica, Inglês e Qualidade no

Atendimento. Nos módulos específicos foram ministrados conteúdos para

Auxiliar Administrativo, Agente Operacional de Atendimento e Agente

Operacional de Supermercado.

Na ocasião, 12 empresas parceiras do

projeto serão homenageadas. São elas: Magazine Liliane, Atacadão de Estivas

e Cereais Rio do Peixe, Comercial de Miudezas Freitas, MWN Comércio de

Alimentos, Distribuidora de Alimentos Fartura, Empreendimento Sul Cearense

de Hotéis e Turismo, Magazine Ceará, Magazine Mart Center, Comercial

Ximenes, José Francisco da Costa, José Jusifran Diniz e Norsa

Refrigerantes. A homenagem tem por objetivo estimular outras empresas a

contratar jovens capacitados pelo programa.



Qualificação Cidadã



O Primeiro Passo objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos

jovens ao emprego. Coordenado pela STDS, o projeto atua na preparação da

classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de

serviços, turismo e administração. Os jovens da capital e do interior são

qualificados em três linhas de ação ? Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e

Jovem Estagiário. É mais uma ação do Governo do Estado do Ceará, que

garante ao jovem, na faixa etária de 16 a 21 anos, a oportunidade de

ingressar no mercado de trabalho.



Projeto Primeiro Passo

Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo

Governo do Estado e é treinado durante seis meses nas unidades do Projeto.

Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado durante os

três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período

de estágio durante o período de um ano. Depois dos períodos de capacitação,

os jovens são encaminhados para empresas públicas ou privadas, para

estágios remunerados com duração de um ano, podendo, a partir daí, ter seu

ingresso garantido no mercado de trabalho formal.

Os jovens interessados precisam estar

inseridos na escola pública, ter renda familiar de até ¼ do salário mínimo,

per capita, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional,

comprovante de endereço e residência). O jovem é selecionado por equipe de

pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente,

encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

MP abre inquérito para investigar publicidade na gestão José Serra

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito civil para apurar suposta omissão por parte do governo do Estado de São Paulo quanto à prestação de informações sobre contratos e gastos de publicidade durante o ano de 2008. A investigação foi aberta após o deputado estadual Rui Falcão (PT) acusar formalmente o governo José Serra (PSDB) de ocultar dados e atrasar o envio das respostas referentes a esses gastos para a Assembleia Legislativa do Estado. No Inquérito Civil 312/2009, o promotor Silvio Marques registra que serão alvo das investigações as despesas e os contratos de publicidade referentes ao ano de 2008, tanto da administração direta como das autarquias e empresas estaduais, bem como os dados relativos às campanhas de transporte e saneamento veiculadas a partir de dezembro do ano passado. As informações são da Agência Estado.

Penso eu: Ói! Começou!

Ta no blog do Claudio Humberto


Valter Campanato/ABr

'Arthur é caso psiquiátrico', ataca Renan

Apoio do PSDB a Virgílio provocou a reação do PMDB
O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), não quis comentar a ameaça do líder do PSDB Arthur Virgílio (AM) de ingressar com representação contra ele, no Conselho de Ética. "Arthur não é mais um caso de política, é um caso para psiquiatria", atacou Calheiros. Os ânimos entre os dois líderes ficaram acirrados após o PSDB decidir avalisar as múltiplas representações apresentadas por Virgílio contra o presidente do Senado, José Sarney. Renan Calheiros considerou que, desse modo, a questão foi partidarizada e ao PMDB não restava outra alternativa senão defender seu filiado, José Sarney, e responder na mesma medida. Além de representar contra Arthur Virgílio por quebra de decoro, por permitir que um assessor residisse na Europa enquanto recebia salários e até horas extras, o PMDB representará também contra o coronel e senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que transformou o crédito em passagens aéreas em combustível para abastecer um jatinho de sua propriedade.
Retaliação - Tanto Virgílio quanto Jereissati são réus confessos, mas o líder tucano prometeu devolver os R$ 210 mil embolsados pelo aspone. Ambos consideram que a atitude de Renan é uma retaliação à ação fiscalizadora deles contra malfeitorias de José Sarney.

Penso eu: Mãe VovóPetronilha, A Racista, vivia dizendo: Quem tem rabo de palha não chega perto do fogo.

Ninguém sabia

'In pectore' de FH

FH teve um jantar, quarta, na casa do senador Tasso Jereissati, em Fortaleza. Além dos dois, estava o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra.
No cardápio, críticas à "antecipação do debate eleitoral" pelo governo Lula, com o lançamento do nome de Dilma.

Segue...

O ex-presidente ponderou que a pré-candidatura de Dilma cria uma situação difícil para os partidos de oposição, que ainda não fecharam nomes e, legalmente, nem podem tomar uma decisão este ano:
— Isso vai nos levar a uma precipitação in pectore.

Gois explica...

In pectore é termo latino usado na Igreja para designar um cardeal que o Papa nomeou e cujo nome não tornou público.

Penso eu:Quando o Ancelmo divulgou essa noticia aí acima, Tasso já havia dado entrevistas com um certo ar de poupar Sarney. Basta ler o noticiário.

Governo reajusta benefícios do Bolsa Família em cerca de 10%

Limite máximo do benefício por família sobe de R$ 182 para R$ 200.
Valor básico sobe para R$ 68; programa atende 11 milhões de famílias.

A edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (31) publicou o decreto que concede reajuste médio de 9,9% aos benefícios do Bolsa Família. O limite máximo por família foi reajustado de R$ 182 para R$ 200.

De acordo com o decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, o benefício básico mensal concedido às famílias foi reajustado de R$ 62 para R$ 68.

Já o benefício variável subiu de R$ 20 para R$ 22 por filho, sendo o pagamento limitado a três filhos por casal. O benefício vinculado aos adolescentes com idade de 16 a 17 anos matriculados em estabelecimentos de ensino, que era de R$ 30, passa para R$ 33, até o limite de R$ 66 por família.

O decreto também estabelece que o programa atenderá famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 140, e de extrema pobreza, com renda de até R$ 70.

A partir do dia 1º de setembro, cerca de 11 milhões de famílias atendidas pelo programa poderão sacar o benefício já com os valores reajustados. O reajuste, segundo o governo, corresponde ao aumento de preço dos alimentos dos últimos meses, calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Neste mês de julho, o Bolsa Família distribuiu R$ 994,7 milhões para 11,4 milhões de beneficiários em todo o país, média de R$ 85 por família.

O governo não informou qual será o impacto do reajuste nas contas públicas. O anúncio oficial do aumento deve ser feito nesta tarde pelo presidente Lula em Belo Horizonte.

Bolsa Familia

O reajuste anunciado para setembro deste ano no programa Bolsa Familia,do Governo Federal, foi de 9,68%, quase o dobro do que se previa.
Agaurde detalhes.

Gente da Receita continua insatisfeita com a queda da Mãe do Mussão

Olá, o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal escreveu um artigo sobre a crise em que se encontra a Receita Federal. O texto é bem completo. Se quiser publicá-lo e precisar editar, por favor, pode fazê-lo mas nos avise. Se quiser usar as informações para uma entrevista com Paulo Antenor de Oliveira, estamos à disposição para marcar uma conversa por telefone - (11) 3253-0586 (Vera Moreira) ou Cinda Serra (61-3962-2296). Este artigo não é exclusivo.
Obrigada pela atenção, Vera Moreira
--------------------------------------------------------------------------------

RECEITA FEDERAL EM CRISE

* Paulo Antenor de Oliveira

A Receita Federal do Brasil - RFB vive atualmente um dos períodos mais difíceis dos seus 41 anos de existência. Após a conturbada exoneração da senhora Lina Vieira, o Órgão tem hoje um comando provisório, fato que tem permeado a Instituição de dúvidas e incertezas. O resultado inevitável desse clima é o aumento da morosidade e da estagnação na condução de projetos e na tomada de decisões importantes. Somado a isso, a expectativa sobre quem irá assumir em definitivo o Órgão tem alimentado divisões e preconceitos que só levam ao enfraquecimento do conjunto. Nunca se viu circular comentários tão desagregadores: Dentro e fora da RFB, fala-se no grupo da ex-SRP, no grupo da antiga Administração, no grupo do secretário executivo, no grupo da ex-secretária, etc. Diante desse cenário indesejável, cabe procurar refletir com lucidez sobre os fatos recentes. Tentaremos aqui avaliar e, de modo fundamentado, apresentar nossa visão a respeito do que vem ocorrendo nesses últimos doze meses.

Quase vinte dias se passaram desde que a saída da senhora Lina começou a ser noticiada. Quanto ao motivo que teria levado o ministro Mantega a retirá-la do cargo, duas versões circularam nos jornais e revistas: a das sucessivas quedas de arrecadação e a da fiscalização sobre a Petrobrás, que supostamente teria incomodado o alto escalão do governo Lula. A enxurrada de notas, matérias e artigos sobre o fato, somada ao silêncio do governo, confundiram o público, que ainda não sabe ao certo o que teria sido determinante para a exoneração. Daí, então, vem a seguinte pergunta: o que se tem de concreto sobre esse episódio? Vamos aos fatos:

· A arrecadação federal vem sofrendo quedas sucessivas nos últimos oito meses.

· Conseqüência da crise, o nível de atividade econômica do País tem caído nesse período, enquanto que as medidas de desoneração tributária têm aumentado.

· Neste ano, a Petrobrás não sofreu qualquer intimação ou autuação fiscal que possa estar relacionada à polêmica alteração contábil efetuada.

· Não há qualquer prova, indício, ou mesmo depoimento, de que o governo teria interferido ou tentado interferir em qualquer trabalho de fiscalização promovido pela RFB.

· Mais de R$ 400 bilhões em processos fiscais deixaram de ser analisados.

· Mais de R$ 100 bilhões de reais deixaram de ser cobrados.

· Mais de R$ 45 bilhões em processos de restituição/compensação praticamente ficaram parados, com homologações de créditos acontecendo tacitamente.

Baseado nesses fatos, só é possível constatar que, assim como é precipitado afirmar que as baixas na arrecadação decorreram somente da má administração da RFB (que é um fato incontestável), a versão de que a fiscalização sobre a Petrobrás ou sobre outros grandes contribuintes teria levado o governo a exonerá-la é absolutamente desprovida de sustentação.

O Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários não faz coro com os que afirmam que houve algum tipo de interferência ou pressão externa sobre o Órgão na gestão da ex-secretária. Os motivos de sua queda já foram aqui apresentados. Consideramos fundamental a busca incessante por mais eficiência pois a RFB jamais alcançará melhores resultados sem a gestão eficiente dos recursos que lhes são disponíveis. Nesse sentido, cabe a pergunta: a RFB tem sido eficiente?

Ao sair do cargo, a ex-secretária apresentou um balanço da sua gestão, balanço esse que serviu de base para o discurso panfletário de que o trabalho de fiscalização, focado no alcance da justiça fiscal, passou a voltar-se com mais ênfase para as grandes corporações. Tal discurso sugere, inclusive, que a sua exoneração teria sido provocada pela questão da Petrobrás. Os números divulgados por sua equipe, no entanto, são questionáveis, mas questionáveis também são suas origens. Resta, portanto, levantar e avaliar o que efetivamente foi posto em prática nesses últimos doze meses.

Antes, porém, deve-se ressaltar que a autonomia técnica institucional por nós defendida não se confunde com autonomia técnica individual absoluta por meio da transferência de todas as competências finalísticas da RFB a uma categoria funcional composta de mais de doze mil servidores, como reivindica uma certa entidade sindical. Direção e gerenciamento no campo técnico são indispensáveis em um órgão cujo corpo funcional deve estar sempre alinhado e sintonizado. Sem isso, a Instituição caminha para a desorganização, para a perda de eficiência, ao invés de se aproximar da tão alardeada justiça fiscal.

As medidas progressivamente tomadas ao longo deste ano indicam ser essa temida idéia de autonomia uma das linhas mestras da última Administração. A idéia, muito defendida por outro sindicato, parte da concepção patrimonialista e arcaica de que todas as atribuições finalísticas da RFB são propriedade exclusiva dos auditores e da identificação absoluta desse cargo à condição de autoridade por meio da já referida apropriação coletiva de competências. Segundo esse pensamento, a subordinação técnica entre auditores deve ser abolida, passando os gestores a exercer funções meramente administrativas. Trata-se de uma espécie de corporativismo deletério e ao mesmo tempo, irracional, pois busca, para todos os cerca de doze mil auditores, além do posto de autoridade, o posto de executor em caráter privativo, o que acaba se revelando inviável.

Entretanto, que fatos levam este sindicato a associar a Administração da RFB a essa corrente ideológica? Resposta: as portarias, editadas em várias unidades locais, que delegam competências antes pertencentes aos gestores, para todos os auditores lotados nos setores correspondentes; o abandono das metas de fiscalização; o projeto em curso de extinção do Mandado de Procedimento Fiscal (mecanismo criado para defesa do contribuinte), etc

É inegável que uma das maiores riquezas da RFB corresponde ao enorme potencial dos seus recursos humanos. Ao longo das duas últimas décadas, poucos órgãos públicos atraíram tantos profissionais de elevado nível como esse, mesmo ainda persistindo um grande déficit quantitativo. O bom aproveitamento desse potencial humano à disposição do Órgão pelo seu corpo gestor tem, por isso, valor estratégico. Lamentavelmente, o que se viu no decorrer deste ano de 2009 foi o agravamento de um problema antigo: a segregação e o subaproveitamento dos Analistas-Tributários - ATRFB, servidores de nível superior que também compõem a carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil - ARFB. O processo de retirada dos ATRFB da análise dos pedidos de compensação, pedidos que hoje se acumulam aos milhares e caminham para a homologação tácita, continuou a ocorrer - justamente a análise das compensações, tão defendida pela gestão da ex-secretária como meio de se combater a evasão fiscal. A exclusão dos ATRFB do trabalho de acerto e liberação das declarações retidas em malha, ocorrida em 2000, também não foi revertida. Quando teve a oportunidade de alterar o decreto que regulamenta as atribuições da Carreira, o que fez essa Administração? Optou por manter praticamente intacto o seu teor.

Diante de todo o exposto, como é possível avaliar positivamente a administração da RFB nesses últimos doze meses?

A gestão tributária e aduaneira é função essencial ao funcionamento do Estado, como afirma a própria Constituição Federal no seu inciso XXII do art. 37. A imparcialidade e a moralidade são requisitos essenciais para o êxito nesse trabalho, mas, em uma organização do tamanho da RFB, se não estiverem acompanhadas do real compromisso com os ganhos de eficiência, jamais aproximará o País do ideal de justiça fiscal.

Esperamos que a mudança no comando do Órgão traga consigo uma nova postura administrativa, voltada para a eficiência e desapegada do corporativismo deletério. Para o bem da RFB e do País, a nova Administração deve estar focada no alcance de melhores níveis de arrecadação, na melhoria do atendimento ao cidadão e na modernização do controle aduaneiro. Para isso, é preciso investir em ações no plano macro e micro com o mesmo empenho. Debater estratégias e políticas não basta: em um momento delicado como o atual, é preciso arregaçar as mangas, tirar os processos dos armários e acelerar a cobrança; é preciso trabalhar com metas em nível nacional, regional e local; é preciso direcionar a fiscalização sobre alguns setores visando ampliar a sensação de risco; é preciso mais pragmatismo.

O Sindireceita tem compromisso com a valorização dos ATRFB e com o fortalecimento da Instituição. Por isso, além do que se propõe no parágrafo anterior, continuará reivindicando o ingresso de mais profissionais via concurso público e o fim da reserva excessiva de atribuições para auditores, que impossibilitam os ATRFB de atuar em diversas áreas. É preciso, com urgência, permitir que a nossa categoria atue na análise dos pedidos de compensação e restituição, no acerto e liberação das declarações retidas em malha, e em procedimentos que integram o despacho aduaneiro. Com a mesma disposição de colaborar com quem estiver compromissado com a Instituição, este Sindicato continuará se opondo com veemência ao aviltamento da nossa categoria funcional.

Que o futuro reserve dias melhores para a nossa Instituição! Os servidores e a sociedade merecem uma Receita Federal do Brasil mais justa e eficiente.

* Paulo Antenor de Oliveira é presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil - Sindireceita.


Vera Moreira é da Assessorai de Imprensa da Receita

Operação tapa-buracos recupera linhas de ônibus

Em dois meses, a Operação Tapa-Buracos da Prefeitura de Fortaleza recuperou a drenagem, a pavimentação e o asfalto em 700 pontos da Cidade graças a um cronograma que mantém equipes trabalhando de maneira regular em todas as Regionais da Cidade.

Nessa primeira etapa, a prioridade tem sido as vias de maior fluxo de veículos. E isso tem possibilitado que as linhas de ônibus retomem seus trajetos originais, desviados no período das chuvas. 26 linhas já operam dentro da rota prevista, beneficiando mais de 160 mil pessoas diariamente. Somente as linhas Grande Circular 1 e 2 transportam cerca de 60 mil pessoas por dia e voltaram a funcionar normalmente após a intervenção da Operação Tapa-Buracos.

O resultado do trabalho também pode ser sentido por quem trafega em avenidas que foram recuperadas, a exemplo da Aguanambi, Osório de Paiva, 13 de Maio, Frei Cirilo, Dedé Brasil, João Pessoa, Virgílio Távora, Avenida A do Conjunto Ceará, Duque de Caxias e José Bastos.

A Prefeitura está investindo R$ 22 milhões para manter as 73 equipes de trabalho que compõem a Operação e que dispõem de equipamentos como caçambas, rolos compactadores e motoniveladoras. O controle da qualidade do asfalto é rigoroso, com testes de avaliação da qualidade e resistência da massa asfáltica tanto durante a produção quanto a aplicação.

O objetivo é cumprir a etapa inicial da Operação até o final do mês de agosto para dar início à segunda etapa, quando será colocado um número 0800 à disposição da população, que poderá informar as vias secundárias que ainda não foram restauradas. Em paralelo, a manutenção da malha viária da Cidade terá continuidade e será feita de forma permanente pela Prefeitura.


Penso eu: Não é isso que o radialista e depuatdo estadual Ferreira Aragão está dizendo agorinha no seu programa na TV Diário. Pra ele houve aumento de mortes por causa dos buracos da cidade. E muito mais.

Educação: Unidades de ensino voltam às aulas na segunda-feira

Passado o período de férias, alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza se encontrarão novamente na segunda-feira (3). São aguardados mais de 240 mil alunos em 329 unidades de ensino. No início de todo semestre, gestores das Regionais e professores se reúnem para decidir quais rumos seguir nas atividades para só então começarem as aulas. Segundo o coordenador dos Ensinos Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Arlindo Araújo, “existem três calendários diferentes em vigência e as escolas têm autonomia para definir o recomeço e a conclusão dos 200 dias letivos”, disse.

Ação Social libera novos projetos

Ceará apresenta bons resultados na Segurança Alimentar e Nutricional e STDS
tem projetos selecionados por editais do MDS


A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através da

Coordenadoria de Proteção Social Básica e Célula de Segurança Alimentar e

Nutricional (SAN), teve dois projetos habilitados nos editais de números 02

e 07 do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Os editais, cujo

objetivo é a seleção de projetos direcionados à Educação Alimentar e

Nutricional, foram publicados recentemente e o Ceará obteve bons resultados

tanto na esfera estadual quanto municipal.

Em todo o Brasil, foram selecionados sete projetos, dos quais os dois

melhores colocados foram os da STDS. Um é direcionado à capacitação de

gestores e recursos humanos de equipamentos públicos de Segurança Alimentar

e Nutricional (restaurantes, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos) e

pretende atuar junto a 825 pessoas diretamente em 28 municípios do Estado.

O outro projeto é voltado para capacitação de SAN em braille para

deficientes visuais e será desenvolvido em seis municípios, com o objetivo

de atender 1.200 deficientes visuais beneficiários do Programa Bolsa

Família e do Benefício de Prestação Continuada.

Já no edital de número 10, também do MDS, a STDS apresentou um projeto

direcionado à produção e beneficiamento de alimentos junto à Comunidade

Quilombolas da Serra do Evaristo, também habilitado. O objetivo é atender

200 famílias da comunidade. Os três projetos encontram-se em fase de

aguardo de liberação de recursos pelo MDS e aporte de contrapartida do

Estado.

A morte do Marcão

Marcão era um antigo funcionário de uma cervejaria no interior de São Paulo. Ele era feliz no trabalho, embora seu sonho fosse ser degustador de cerveja, bebida que tanto adorava.
Certa vez, trabalhando no turno da noite, ele caiu dentro de um tonel de cerveja.
Pela manhã, o vigia deu a triste notícia:- É com profundo sofrimento que informo que o Marcão se desequilibrou, caiu no tonel de cerveja e infelizmente morreu afogado.
Um grande amigo de Marcão com a voz muito triste pergunta:
- Meu Deus!!! Será que ele sofreu???
O vigia então responde:
- Acredito que não, porque, segundo as imagens da câmera de segurança, ele chegou a sair três vezes do tonel para mijar...

TV é cultura

"Foi uma grande idéia a TV ter trago a Maisa..."

De uma jovem expectadora de televisão sobre a traga da apresentadora Maisa Vasconcelos para o Canal 22.

Te cuida Padre Marcelo - Agora é o Papa



Papa Bento 16 lançará disco, diz gravadora
Um disco com a voz do papa Bento 16 será lançado será lançado no final do ano, segundo anúncio feito pela gravadora Geffen UK/Universal.
No disco, chamado inicialmente de "Alma Mater" ("mãe que alimenta" em latim), o pontífice gravará mensagens e cantará músicas em latim, italiano, espanhol, francês, alemão e português.
Segundo a gravadora, esta será a primeira vez que Bento 16 grava um disco, que está sendo lançado com a benção do papa.
A gravação será lançada no dia 30 de novembro e a Geffen UK aposta que ele terá boas vendas na véspera do Natal.
Voz "incrível"
O disco trará a Ladainha Lauretana, cantos marianos e oito melodias clássicas. O papa recitará passagens da Bíblia e orações acompanhado do coral da Filarmônica de Roma, conduzida por Pablo Colino, maestro emérito da Basílica de São Pedro.
A britânica Royal Philharmonic Orchestra gravará as composições clássicas nos estúdios Abbey Road, em Londres.
A gravadora e o Vaticano não divulgaram os valores envolvidos no lançamento do disco, mas, foi anunciado que os lucros do álbum serão doados para projetos de educação musical para crianças carentes pelo mundo.
O presidente da gravadora Geffen UK, Colin Barlow, disse que a voz do papa é "incrível".
Entre outros artistas da gravadora, estão Snoop Dogg, Mary J. Blige e Pussycat Dolls.
"Nós estamos felizes que o papa Bento 16 mostrou apreciação e deu sua benção especial a esse projeto", disse Barlow. Mais detalhes do disco serão anunciados em setembro, em um lançamento oficial do projeto no Vaticano.

NOVOS POUSOS



A família Amaro, que controla a TAM, contratou o BTG, do banqueiro André Esteves, para se aconselhar sobre novos negócios e operações. A intenção é manter o foco no setor aéreo, mas desenvolver negócios como agência de viagens e privatização de aeroportos, diz Maria Cláudia Amaro

Conto japones

Tem um conto
japonês milenar que é mais ou menos assim:

Em uma planície , viviam
um Urubu e um
Pavão.

Certo dia, o Pavão refletiu:
Sou a ave mais bonita do mundo animal, tenho
uma plumagem colorida e exuberante, porém, nem voar eu posso de modo a mostrar
minha beleza;
feliz é o urubu que é livre para voar para
onde o vento o levar.?

O Urubu, por sua vez, também
refletia no alto de uma árvore:
Que infeliz ave sou eu, a
mais feia de todo o reino animal e ainda tenho que voar e ser visto por todos,
quem me dera ser belo e vistoso tal qual aquele
pavão.?

Foi quando ambas as aves tiveram uma brilhante
idéia em comum, e se juntaram para discorrer sobre ela: cruzar-se seria ótimo
para ambos , gerando um descendente que voasse como o Urubu e tivesse a
graciosidade de um Pavão.

Então se cruzaram e dai nasceu
o Peru, QUE
É FEIO PRA CACETE E NÃO VOA!!!!

Conclusão: se algo está ruim, não tente arrumar, que piora!!!

É hoje



Quem ainda tiver o que comemorar que o faça

Centro de Línguas do Imparh abre inscrições para Teste de Nível

O Centro de Línguas do Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh) abre inscrições para Teste de Nível. O Imparh oferece cursos de Português, Inglês, Francês, Espanhol, Italiano e Alemão. Os candidatos terão até o dia 2 de agosto para realizar a inscrição no site: www.imparh.ce.gov.br

Os interessados deverão acessar o site do Imparh, preencher o formulário de inscrição, imprimir o boleto no valor de R$ 20,00 e efetuar o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil (conta corrente 22.962-8, agência 0008-6), na data de vencimento indicada no boleto.

Para validar a inscrição o candidato deverá comparecer, até o dia 03 de agosto, na secretaria do Centro de Línguas, das 8h às 19h, com comprovante de inscrição, comprovante de pagamento do valor da inscrição e cópia de identidade ou carteira estudantil.

A seleção é composta por duas fases, sendo a primeira uma prova escrita e objetiva e a última, prova oral.

Feira de Messejana combate a dengue

Quem passar pela Feira de Messejana neste sábado, 1º de agosto, encontrará uma programação diferenciada. Além de poder comprar peças de vestuário, calçados, alimentos e artigos em geral, os frequentadores do local receberão informações sobre o combate e o controle do Aedes Aegypti – mosquito vetor da dengue.

A ação, realizada pelo Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NESMS), da Secretaria Executiva Regional (SER) VI, acontecerá a partir das 8 horas e percorrerá as ruas do entorno da Feira de Messejana. O ponto de concentração para o início da atividade é o Setor de Limpeza Urbana da Regional VI, localizado na Rua Joaquim Felício, 530, em Messejana. Os educadores realizarão distribuição de material e abordagem educativa acerca da dengue para os comerciantes e o público presente na área. O mascote da dengue também participará desta ação de conscientização.

Alunos da UFC recebem premiação internacional

Uma equipe formada por oito estudantes de Engenharia Elétrica da UFC foi
premiada no IFEC 2009 - The International Future Energy Challenge, evento
bienal que, este ano, se realizou na Austrália.

Coordenada pelo Prof. Demercil de Souza Oliveira Júnior, a equipe da UFC -
única participante da América do Sul - foi selecionada junto com outras 11
equipes em todo o mundo. O trabalho se destacou pela abordagem técnica
inovadora e receberá premiação em dinheiro.

”Conversor estático de alta eficiência e baixo custo para sistemas eólicos
de pequeno porte” é o título do trabalho, desenvolvido pelos estudantes
Amanda Rodrigues Rangel, Débora Lima Queiroz, Eduardo Façanha de Oliveira,
Gean Jacques Maia de Sousa, Luís Paulo Carvalho dos Santos, Luiz Fernando
Almeida Fontenele, Maria Izabel Batista Vieira Silva, Pedro André Martins
Bezerra.

A equipe recebeu votos de congratulações da Assembléia Legislativa do
Ceará, por iniciativa dos deputados José Albuquerque e Roberto Cláudio.

Para desenvolver o estudo os estudantes contaram com apoio da Federação
das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Companhia Energética do Ceará
(Coelce), além do apoio de infraestrutura e de pessoal recebido doo Grupo
de Processamento de Energia e Controle (GPEC) e do Programa de Educação
Tutorial (PET) do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC.

O IEEE escolheu como proposta o desenvolvimento de um conversor que possa
extrair o máximo de energia elétrica proveniente de um sistema eólico de
pequeno porte e que possua baixo custo (menos de US$ 20,00). Turbinas
eólicas de baixa potência são utilizadas para gerar energia em lugares de
difícil acesso, como estações de telecomunicações e fazendas.

O invento é adequado para regiões que possuem carência no abastecimento de
energia elétrica. E como o Ceará apresenta um dos maiores potenciais
eólicos do Brasil, o projeto é bastante aplicável para esta realidade.

Além disso, o trabalho resultou em alguns artigos técnicos aceitos em
congressos de grande expressividade nacional e internacional, tais como o
Congresso Brasileiro de Energia Solar 2008 (CBENS 2008) -
Florianópolis/SC, Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência 2009
(COBEP 2009) - Bonito/MS e o IECON 2009 (35th Annual Conference of the
IEEE Industrial Electronics Society) – Porto / Portugal, além de trabalhos
nos Encontros Universitários da UFC.

Fonte: Prof. Demercil de Sousa Oliveira, do Departamento de Engenharia
Elétrica da UFC - (fone: 85 3366 9583)

Vagas na graduação para professores da rede pública

A primeira licenciatura tem carga horária de 3.200 horas, sendo 2.800 de
conteúdos e 400 de estágio supervisionado; a segunda licenciatura tem
carga horária de 800 horas para curso na mesma área de atuação do
professor ou de 1.200 horas para curso fora da área de formação.

O Instituto UFC Virtual oferecerá 1.035 vagas, distribuídas entre os
cursos de Licenciatura em Matemática (180 vagas), Licenciatura em Química
(180 vagas), Licenciatura em Letras Português (225 vagas), Licenciatura em
Letras Espanhol (120 vagas), Licenciatura em Letras Inglês (165 vagas) e
Licenciatura em Física (165 vagas). Os municípios com vagas são: Aracati,
Aracoiaba, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Caucaia (pólos Flávio
Marcílio, Jurema, Rubens Vaz e Fecet), Camocim, Campos Sales, Itapipoca,
Ipueiras, Jaguaribe, Maranguape (pólos 1 e 2), Meruoca, Missão Velha,
Orós, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim (pólos Fatec
e UAB), Russas, São Gonçalo do Amarante, Tauá e Ubajara.

Para participar, o professor tem de cadastrar o currículo na Plataforma
Freire . Nela, os professores
vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição,
cadastrar e atualizar seus currículos. (Fonte: Prof. Henrique Sérgio -
fone: (85) 3366.9509)

Jogo dos Sete Erros

Roberto Figueiredo, biomédico (Doutor Bactéria):


Primeiro erro: colocar carnes debaixo da torneira.
Primeiro, você perde nutrientes. A carne fica esbranquiçada.
Segundo: a contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta a
quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda.
A única carne que você lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada.

------------------------------------------------------------------------------------------

Segundo erro: Deitar detergente na esponja, para lavar louça
O detergente nunca deve ser colocado directamente na esponja. Vai ser
muito difícil enxaguar todo esse detergente, e o resto de detergente
que fica, ao juntar-se com os alimentos pode constituir, no futuro, um
problema para a sua saúde.
Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito (8) gotas de
detergente numa bacia com 1 litro de água.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Terceiro erro: nunca usar tábua de carne de madeira.
Na tábua de madeira as bactérias vivem felizes! Use sempre uma tábua
de plástico !
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quarto erro: Muita gente evita guardar comida quente na geladeira.
Doutor Bactéria derruba um dos mitos mais difundidos entre as donas de
casa.... Guarde mesmo quente, sim! O único problema que pode existir é
que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai
estragar a geladeira de modo algum.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Quinto erro: Mas nada disso adianta se você guardar na geladeira o
recipiente tapado.
O ar frio vai bater na tampa. Vai demorar muito para resfriar. As
bactérias vão adorar! Então, coloque tudo destapado. Só 2 horas
depois é que você vai fechar.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Quinto erro: Abrir a lata de leite condensado com 2 buraquinhos
minúsculos, um de cada lado.
Com este procedimento, sai leite condensado por um lado e pelo outro
entra uma chuva de bactérias.
Abra a lata inteira! Use um recipiente que pode ser de plástico ou de
vidro e utilize uma colherzinha para servir. Depois tape e guarde na
geladeira.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Sexto erro: ignorar as formigas.
Quando se fala em doce, não podem esquecer as formigas... Você
provalvemente não se importaria ao encontrar uma alegre formiga em
cima do seu bolo, não é ?!.
Doutor Bactéria: E se fosse uma barata?
Marina Scherb, de 12 anos: Aí eu não como.
Doutor Bactéria: Se a gente pegar uma barata, matar essa barata,
deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata?
Marina: Sumiu.
Doutor Bactéria: Quem levou?
Marina: As formigas...
Doutor Bactéria: A mesma que estava em cima do bolo?
Marina: É... formigas bonitinhas mas ordinárias

As formigas são consideradas até maiores agentes transmissores de
bactérias do que a própria barata!
Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sétimo erro: soprar a velinha é o mau hábito que completa o jogo de sete erros.
Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva.
Esta bactéria produz uma toxina que pode ocasionar intoxicações com 24
horas de vómitos e mal-estar. Por isso, evite deixar o bolo fora da
geladeira.

Postado pelo jornalista Wilson Ibiapina, do Pessoal do Blog em Brasilia(DF) e hoje um dos mais atuantes mestres da nova cozinha braziliense. Com brilhante atuação junto aos beija-flores da Edilma Neyva.

Sobral Realiza I Fórum Sobre

Questões Urbanas – A Cidade Legal



Nos próximos dias 4, 5 e 6 de agosto, o município de Sobral, através da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente-SPLAM, reunirá os maiores especialistas sobre planejamento e gestão de políticas urbanas do Nordeste no Fórum Sobre Questões Urbanas – A Cidade Legal.

Abrilhantando o evento, vale destacar as presenças do Deputado Michel Temer, Presidente da Câmara dos Deputados e do Deputado Pe. Jose Linhares Ponte, representante do povo cearense na Câmara Baixa do País.

O Encontro pretende dar conhecimento aos cidadãos sobralenses dos instrumentos de política urbana contidos no novo Plano Diretor Participativo de Sobral, esclarecer as definições e os conceitos e, demonstrar a aplicação, a necessidade e os benefícios decorrentes do respeito à legislação urbanística, como forma de coibir o mau uso do solo, a degradação do ambiente urbano e a especulação imobiliária, garantindo, assim, a construção da Sobral que todos desejamos, e que é de todos.

Com este evento, o município de Sobral espera ampliar as discussões sobre um tema que se caracteriza pelo trabalho, pela discussão, pelo pensar, pelo trabalhar e, principalmente, pela criatividade e o engenho dos políticos, dos técnicos especialistas e dos líderes locais e, também, uma oportunidade para esclarecer dúvidas em relação à aplicação prática da legislação urbanística vigente.

Na avaliação da Secretária Juraci Neves, a gestão urbana, onde quer seja executada, é um processo que visa nortear e monitorar, de forma permanente e democrática, o desenvolvi­mento urbano do município.

Por isso, a importância da participação de todos os sobralenses neste momento que certamente, fornecerá os instrumentos necessários para a construção da Sobral que sonhamos e que é de todos nós.

Postado por Lucio Ribeiro, ufano do Pessoal do Blog da New Sobral

Carta ao último exilado

DAVID LERER


--------------------------------------------------------------------------------
Neguinho, você foi o último exilado a voltar. Eu fui o primeiro. Tenho 30 anos a mais de experiência. Assim, envio instruções básicas
--------------------------------------------------------------------------------


DEPOIS DE quase 40 anos vivendo na Suécia com identidade falsa, o ex-marinheiro Antônio Geraldo da Costa, 75, o Neguinho, desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, no último dia 21. Em vez de agentes da Polícia Federal prontos para prendê-lo, encontrou um emissário enviado pelo Ministério da Justiça para lhe dar as boas-vindas. Neguinho foi o último exilado a voltar.
Eu fui o primeiro, logo que o AI-5 acabou. Portanto, tenho 30 anos e meio a mais de experiência de Brasil do que o Neguinho, razão pela qual estou lhe encaminhando uma carta com algumas instruções básicas.
Companheiro Neguinho,
Em primeiro lugar, muita calma. Se você for convocado para um ato secreto em Brasília, não se apavore pensando que é uma sessão de porrada ou choque ou para ser pendurado no pau de arara, como nos velhos tempos.
Ato secreto pode ser o meio pelo qual um senador, que pesquisou e descobriu ser teu parente, está tomando as providências para lhe arrumar um emprego de, por exemplo, "encarregado professor adjunto de Nós Náuticos e diretor das Embarcações do Senado no Lago Paranoá", dada tua condição de marinheiro.
Outra palavra chave é "anistia". Se algum advogado chegar falando baixinho que você tem de "pegar tua anistia", não vá estranhar e responder, todo orgulhoso, que já está anistiado -embora isso seja tanto verdade que você está andando de um lado para o outro sem problemas.
Não terá sido bem isso o que o doutor quis dizer. Essa expressão "pegar tua anistia" significa mesmo ganhar uma grana -e o doutor, claro, leva algum com isso. Tem jornalista que levantou 1 milhãozinho só porque, depois do golpe, perdeu um emprego que nem tinha nada a ver com o golpe.
Aliás, é pena que você tenha sido da Marinha, e não da Petrobras. Se você fosse da segunda, eu até iria sugerir que me convidasse para o churrasco em comemoração. Você nem imagina a grana que essa turma levantou. É bem mais preta do que o petróleo.
Mudou tudo, compadre.
Agora nós é que estamos por cima. Ou melhor, só alguns de nós, uma meia dúzia, se muito. Exagerando, talvez um pouco mais. O resto continua pastando, inclusive o povão. "Povão" é o que a gente chamava antigamente de "massa atrasada".
O presidente Lula é o primeiro da lista. Há uns 40 anos, era torneiro mecânico. Depois entrou no sindicato como sub do sub, foi subindo, subindo... e não quis mais saber de outra vida. Fala qualquer coisa, parece entender de tudo e todo mundo acha graça. É um talento.
Outro é o José Serra. Foi presidente da UNE quando você era vice-presidente da Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais, agora governa São Paulo e, de repente, pode ser eleito para a vaga do Lula.
Tanto o Serra quanto o Lula têm o apoio daquela turma que queria ver a gente enforcado.
Mas, em vez do Serra, o Lula prefere a Dilma, outra ex-companheira. Essa você não conheceu, veio depois de nós, mas é esperta, menino, você precisa ver. Tem currículo para tudo. Precisa de guerrilheira? Ela tem. Torturada? Tem. Doutora? Também tem currículo. Nem sei como conseguiu fazer tanta coisa e mais ainda o serviço de casa.
Outros que foram da pesada e estão se dando bem são o Carlos Minc, que tem a chave da Amazônia, e o Franklin Martins, que tem a chave do cofre da mídia.
Falando em cofre, toda essa turma "fez" o cofre do Adhemar. Esse item é parte importante do currículo. Pega bem porque, afinal, o Adhemar era tido como ladrão. E, pelo número de companheiros que "fizeram" o cofre dele, parece que aquilo nem foi assalto, mas um show da Madonna.
É, companheiro, as coisas mudaram.
Quer um conselho: dá uma de Gabeira, faça como ele, que também veio da Suécia, e escreva um livro do tipo "O Que É Isso, Companheiros?" -"companheiros", assim mesmo, no plural-, sobre o que você está vendo de diferente, de estranho, e espere um pouco. De repente, você até se dá bem. No ano passado, Gabeira quase se elegeu prefeito do Rio de Janeiro e agora já o convidam para tentar o governo do Estado.
Enquanto nada disso acontecer, venha me visitar em São Sebastião, onde moro atualmente. Aqui tem peixe, pinga, porto e mulher bonita. Tudo de que a gente precisa. Tenho um barco velho com motor de caminhão que vivo reformando, mas dá para pegar umas garoupas e sororocas.
Vamos fazer umas pescarias. E falar mal do governo, porque eu estou onde sempre estive: na oposição.
Você sabe, Neguinho, o lugar de um homem que se preza é na oposição.
Aquele abraço,



--------------------------------------------------------------------------------
DAVID LERER , 71, é médico, ex-deputado federal pelo extinto MDB, cassado na primeira lista do AI-5, em dezembro de 1968, viveu exilado em países da América Latina, da África e da Europa.

Postado pelo bloguista Pedro Gomes de Matos,neto, do Pessoal do Blog, importado de Maranguape. Tambémconhecido pela mídia como Pedro Maranguape

Missão Velha e o Cariri Cangaço



O município de Missão Velha, porta de entrada do Cariri, é o mais novo anfitrião do CARIRI CANGAÇO. O município foi palco de inúmeros acontecimentos ligados ao cangaço de Virgulino Ferreira. Assim foi incluido para sediar o evento no domingo, dia 27 de setembro, com palestra mostrando um pouco dos acontecimentos do tempo em que Lampião se abrigava nas terras do poderoso Cel. Santana. A informação foi oficializada por e-mail, pelo Coordenador do evento, Severo Barbosa, para Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Missão Velha.

Para o prefeito Washington “é de extrema importância participar do Cariri Cangaço, por aqui muitas vezes Lampião se abrigou na fazenda Serra do Mato e na fonte da Pendência do Cel.Santana, como também na fazenda Padre Cícero, do Cel.Isaias Arruda, mentor de muitos acontecimentos do cangaço, que na época era prefeito de Missão Velha, daí ser uma satisfação estar no Cariri Cangaço”.

Para Severo Barbosa a grande relevância histórica e suas belezas incomparáveis, Missão Velha, jamais poderia deixar de fazer parte da programação do Cariri Cangaço. Quem participou da coversa que acertou a inclusão de Missão Velha no projeto, além do prefeito Washington Fechine e Severo Barbosa, Aderbal Nogueira, Wilton Dedê, o deputado federal José Airton, o Vigário local Pe. Joaquim Ivo, o secretário de cultura professor Moreira Paz.

Fonte: Beto Fernandes (do Cariri) e Claudia Vidal

Pro colo do Cezinha

Milhagem bandida
Os traficantes Isaías do Borel, My Thor e Fu do Zinco podem não conseguir ficar no Rio e escapar do rigoroso presídio federal de Catanduvas, mas passearam bastante de carro e avião na volta ao Paraná.

É que quando as autoridades federais souberam que eles não teriam de retornar, às 20h15 de terça, foi providenciado o vôo de volta, que saiu às 23h, em direção a Cascavel (PR), de onde a marginália seguiria de carro. Só que por causa do tempo, o avião foi parar em Foz do Iguaçu, na fronteira com Paraguai e Argentina, às 3h da madrugada de ontem.

O trio calafrio só chegou de volta ao presídio às 8h da manhã de ontem.

O recurso que discutia de qual juiz deveria ser a decisão sobre o destino dos bandidos só foi despachado pelo ministro Cesar Rocha, que deu razão ao magistrado carioca, às 23h, e porque era muito urgente. Nas férias do STJ, todos os recursos que chegam ao tribunal são enviados ao seu presidente.

O ministro tem despachado por dia uns 180 processos.

Campeão

A Rádio Tamoio, do Rio de Janeiro, foi comprada há anos pelo saudoso Edson Queiroz e a juntou ao Sistema Verdes Mares. Nos últimos tempos a Tamoio era zero,. Dava traço de audiencia no Rio de Janeiro. Alguém lembrou da colonia cearense, nordestina, enorme no Rio de Janeiro. E começaram a experimentar misturar a programação puramente carioca da Tamoio com a puramente cearense da Verdinha. Pegou. SUbiu de zero pra 4 pontos e hoje, em décimo lugar entre quase uma centena de rádios do Rio, exibe nossos locutores puxados pelo sensacional Gomes Farias,comseus bordões que estão deixando os cariocas enlouquecidos com o Tome Bola, Incarca, e outros que estão levando a Rádio Tamoio, aos sábados, domingos e dias de futebol ao quinto lugar em audiencia. Gritar no Rio que "Este é o Megão do meu Povão", tá deixando a galera doidinha doidinha. Só fã de vencedores. Sou maluco por quem sabe fazer as coisas bem feitas. Até porque, quem sabe sabe, quem nao sabe, bate palmas.

As manchetes desta sexta (31/7)

- Globo: Bolsa-família aumenta mesmo sem orçamento

- Folha: 'Não é problema meu, não votei no Sarney', diz Lula

- Estadão: Lula já não defende Sarney e Senado articula sucessão

- JB: Escolas particulares também adiam aulas

- Correio Braziliense: Gripe suína: GDF cria força tarefa mas escolas terão aula

- Valor: Minoritários terão poder de veto em incorporações

- Estado de Minas: Saúde quer adiar volta às aulas em uma semana

- Jornal do Commercio: Mulher de boxeador é inocentada

Penso eu: A propósito da manchete do Jornal do COmmercio do Recife; quem vai pedir desculpas para a mulher, tida e havida pela imprensa como assassina do marido?

Chuva

video

BARRA DO CEARÁ: Transporte Coletivo

Em razão da inauguração do Centro Urbano de Cultura, Ciência, Esporte e Arte (Cuca) da Barra do Ceará, prevista para 21 de agosto, a linha 070 (Clube de Regatas/Parangaba) vai mudar de nome. A partir deste sábado (1), a linha passa a ter o registro Cuca Barra/Parangaba/Centro.

Isto aí está no boletim de notícias da Prefeitura de Fortaleza.

Penso eu: Agora vai!

SDH mobiliza sociedade em favor de estudantes africanos

A comunidade de estudantes africanos em Fortaleza está encontrando dificuldades em conseguir estágios, mesmo tendo uma boa qualificação. “É um problema antigo que se manifesta de uma nova maneira. Ele não aparecia antes porque o cearense não se percebe como negro”, analisa Luiz Bernardo, titular da Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH). Para procurar uma solução, a SDH organiza uma reunião amanhã, sexta-feira (31), às 8h, no Centro de Referência do Professor. Devem participar, além de um grupo de estudantes, representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Movimento Negro Unificado (MNU), do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), do Governo do Estado. Atualmente, existem cerca de 400 africanos residentes em Fortaleza que cursam alguma faculdade.

Penso eu: Não sei quem é Luiz Bernardo, tiotular da SDH, que pouquissimas pessoas sabem que exista. Quando ele diz "...o cearense não se percebe como negro..." . Meu Deus! Nunca houve negro no Ceará. Não por racismo, mas nunca tivemos aqui culturas que precisassem da presença do trabalho negro ou escravo como Maranhão,Pernambuco e outros Estados nordestinos da cultura da cana ou dos senhores de engenho. O cearense não se percebe como negro porque não tem negro na sua história Luiz Bernardo. A causa é nobilérrima! A estupidez de não empregar negro qualificado para estágio ou coisa que o valha é burrice, como é pouco inteligente sua infeliz colocação.

AMC promove programação educativa para motociclistas

Com o objetivo de chamar a atenção para os graves números decorrentes dos acidentes motociclísticos em Fortaleza e promover atividades educativas sobre o tema, a Prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), realiza, de 3 a 9 de agosto, a II Semana do Trânsito em Duas Rodas. Ela terá seu ponto alto no sábado (8), no estacionamento do Castelão, onde motociclistas demonstrarão como pilotar com segurança. Nos dias 3 e 4, acontece ainda o II Seminário Segurança em Duas Rodas, no auditório da AMC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na AMC (Av. Aguanambi, 90).

Documentários produzidos pela Estação da Luz defendem a vida

A Estação da Luz Filmes está lançando dois documentários pró-vida: “Flores de Marcela”, dirigido por Glauber Filho, e “Quantos eu te amo...poderia escutar em 15 minutos”, com direção de Halder Gomes. Um DVD com os dois documentários circula nas regiões Sul e Sudeste encartado na revista Fale - Brasília, da Omni Editora . “Flores de Marcela” é sobre o bebê Marcela Ferreira de Jesus, que apesar de ter nascido com anencefalia (sem parte do córtex cerebral), sobreviveu um ano e meio. O público de Fortaleza vai ter a chance de assistir a este curta no próximo dia 3, às 15h, no Espaço Unibanco do Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, na programação do 19º Cine Ceará, antecedendo à exibição do longa “Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito”, também dirigido por Glauber Filho, numa outra produção da Estação da Luz.
“Flores para Marcela” traz depoimentos da família da menina, do obstetra e da pediatra que acompanharam o caso. Marcela nasceu em Patrocínio Paulista em 20 de novembro de 2006 com o diagnóstico de anencefalia e faleceu de pneumonia em 1º de agosto de 2008. Quando foi filmado o documentário, menina estava com um ano e dois meses, contrariando todos os prognósticos médicos e argumentos de defensores do aborto. “A gente comemora o aniversário dela é a cada mês”, disse a mãe, Cacilda Ferreira, naquela ocasião. Ela conta que na gravidez estava consciente de que o bebê...

Nota à Imprensa

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social comunica que não existe nenhuma ilegalidade ou irregularidade na viagem feita pela Primeira-Dama do Estado. A viagem está respaldada nos artigos 1º e 3º do decreto 27.561 de 2004 que evidencia a participação de particulares e convidados para participar de atos promocionais do Governo do Estado.
A viagem está fundamentada ainda no Decreto nº 26.748/2001, o qual prevê que o pagamento de diárias, passagens e ajuda de custos pode ser efetivado pelo Estado, para pessoas que, mesmo sem ser servidor, mas estando apenas na condição de colaborador, for designado, oficialmente, para prestar algum serviço a favor do Estado, em uma viagem, por exemplo.
A STDS esclarece que a viagem para Portugal teve a finalidade de divulgar e promover o artesanato cearense junto ao mercado europeu. Quanto à viagem ao Egito, a primeira-dama atendeu convite da Organização Mundial da Família (WFO), que tem à frente a primeira-dama do Egito, Suzanne Mubarak, onde foram discutidas e apreciadas experiências no atendimento a jovens e crianças portadores de deficiência.

Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS

Honestidade é isso

Tribunal de Justiça empossa mais dois juízes substitutos

O Pleno do Tribunal de Justiça, em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (30/07), sob a direção do desembargador José Arísio Lopes da Costa, no exercício da presidência, empossou mais dois Juízes Substitutos de Entrância Inicial, aprovados no concurso público realizado em 2005.

Foram empossados Verônica Margarida Costa de Moraes, que exercerá suas funções na Comarca de Baixio, e Antônio Carneiro Roberto, nomeado para a Comarca de Forquilha, também de Entrância Inicial. Os atos de nomeação dos novos magistrados já foram publicados no Diário da Justiça.

A juíza Margarida Moraes promete se dedicar para oferecer uma prestação jurisdicional célere, eficaz e adequada, usando as ferramentas disponíveis. Para a nova magistrada, a Justiça deve ser feita em harmonia com os demais poderes constitucionais”.

Assumo o cargo com sonhos e idéias voltados para oferecer uma prestação jurisdicional que satisfaça os interesses da sociedade da melhor forma possível, destacou a magistrada. A Vara da Comarca de Baixio tem cerca de mil processos em tramitação, sendo 60% da área cível, com destaque para benefícios previdenciários e questões familiares.

O juiz Antônio Carneiro Roberto promete celeridade na tramitação dos cerca de 700 processos que tramitam na Comarca de Forquilha. Meu compromisso é oferecer uma prestação jurisdicional célere e eficaz, como defende o próprio presidente do Tribunal de Justiçado Ceará, desembargador Ernani Barreira Porto.

Este ano, o Tribunal de Justiça também empossou os juízes Substitutos Alexandre Santos Bezerra Sá, na Comarca de Monsenhor Tabosa, e Tácio Gurgel Barreto Cruz, designado para a Comarca de Cruz.

VITALICIEDADE - Após dois anos no exercício do cargo, os Juízes Substitutos serão promovidos a Juízes de Direito, passando, antes, por um processo de avaliação de desempenho para que tenham direito à vitaliciedade. Os magistrados também participam de Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos, ministrado pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

O curso é etapa obrigatória do processo de vitaliciedade, conforme dispõe o artigo 93, IV da Constituição Federal de 1988, e do Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado do Ceará (Lei nº 12.342, de 28 de julho de 1994).

Ao longo de dois anos, os novos magistrados serão avaliados nos itens de idoneidade moral, dignidade funcional, retidão de conduta, probidade, independência, assiduidade, qualidade do trabalho, eficiência das sentenças, atuação eficaz e serena, conhecimento prático e teórico, disciplina, senso de responsabilidade, discrição, produtividade e bom relacionamento com todos os operadores do Direito e com as partes, bem como a adaptação ao cargo e às funções.

O dia

Hoje é o dia do ORGASMO. Tremei moteis.

Bilhete do Assessor

Caro Macário Batista

Entedemos o que voce quis dizer na nota "É mentira", publicada hoje, em sua
coluna, mas algumas pessoas avaliaram que a resposta da Secretária Fátima
Catunda, é que foi a mentira.

Confirmamos que a primeira-dama do Estado, Maria Célia Habib Ferreira Gomes
não é servidora Estadual. Ela atua, como voluntária em ações em prol das
crianças e adolescentes, deficientes físicos, idosos e do artesanato -
bandeiras eleitas por ela, para atuar na área social do Estado.

Em anexo, segue nota relativa as viagens, totalmente fundamentadas
juridicamente em decretos governamentais, existentes desde a
administraçãoanterior.
Grata pela atenção

(See attached file: Nota à imprensa)

Atenciosamente,

Carlos Eugênio
Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS
Fone: (85) 3101.2089 / 3101.4599
Fax: (85) 3101.2099

Penso eu: Caro Carlos Eugenio. Enquanto existir Deus, urubu nao come folha.

Miss Gay Ceará 2009



Amanhã o Miss Gay Ceará 2009. O concurso ocorrerá neste sábado, a partir das 23 horas, na boate Oásis, e promete reunir mais de 20 candidatas em clima de pompa, circunstância e, claro, muitas plumas e paetês.

A apresentação será de Dayany Princy. Haverá ainda show com Cláudia Rolim e Amana Marques e Shakira Costa em performances que prometem fazer o público delirar, segundo a comissão organizadora.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e vários patrocinadores.

E precisa estudar?



Bilhete da manhã.
Querido e apreciado amigo e companheiro Eliomar de Lima. Há quem defenda que mulher bonita precisa estudar. Imagine Sheila Melo com a cabeça do Albert Einstein...ou ainda tendo lido obras completas de Karl Marx? Desculpe caro jornalista, mas observe bem; colares de pérolas são lindos, mas quebram.

FHC defende que PSDB seja oposição a Cid



Amigos, amigos! Decisões políticas à parte. Ontem, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Tasso Jereissati discordaram sobre o rumo que o PSDB deve tomar desde já com vistas à eleição cearense de 2010. As declarações foram concedidas em entrevista coletiva após o encontro do paulista-carioca com lideranças tucanas no auditório da Faculdade 7 de Setembro (FA7).
FHC defendeu que o PSDB adote oficialmente um tom duro de oposição. Questionado se a postura deveria ser adotada tanto nas discussões envolvendo o Governo Federal quanto nas ligadas ao governador Cid Gomes (PSB), ele respondeu: “para mim, isso é em tudo. Do meu ponto de vista, em toda parte. Precisamos redobrar as ações oposicionistas. E temos que fazer isso sem saber se vamos ganhar ou perder eleição. É importante ganhar, mas mais importante é não quebrar a cara do ponto de vista da convicção”.


Hoje, o ninho cearense “avalia” dois cenários: se integra a aliança pró-Cid como forma de conseguir apoio à re-eleição de Tasso; ou se lança candidato próprio ao Palácio Iracema. O prazo dado por eles mesmos para o impasse ser resolvido é o final do ano. Contudo, Fernando Henrique cobrou um posicionamento imediato. E disparou, quando indagado se a legenda partiria para um confronto direto com o governador no ano que vem: “vai ter [candidato ao Governo]”.
Ele pontuou que o PSDB tem chances de retomar a administração não só no Ceará, mas do Palácio do Planalto também. Aqui, por conta da influência de Tasso, que comandou o Estado em três mandatos e tem grandes apoios eleitorais no Interior. Em Brasília, devido ao desempenho de José Serra e Aécio Neves nas pesquisas para intenção de voto. Os dois são os mais cotados para encabeçarem chapa na sucessão presidencial.


Para isso, conforme ressaltou FHC, é preciso uma mudança de comportamento urgente nas bancadas federal (senadores e deputados federais) e estadual (deputados estaduais). “Estou muito confiante. O PSDB tem obrigação de cobrar, comparar e não baixar a cabeça quando falarem em privatização. Temos que ter coragem e não recuar ao grito de alguém”, argumentou.
Tasso, no entanto, divergiu da opinião do ex-presidente no tocante às articulações locais. Em dado momento, a minimizou. “A fala dele até influencia. Mas aqui não tem negócio de presidente enquadrando num sei o quê não. Aqui, a decisão é da Executiva. A gente é que se enquadra. Não é dia para tomarmos posição”, rebateu, classificando o atual momento como “necessário de muito equilíbrio”.
O senador considerou que muitas projeções feitas hoje não passam de especulação e que o partido tem “uma disposição muito grande” de concorrer ao Governo. Contudo, tudo vai depender das circunstâncias, conforme especulou. Ele negou-se a emitir qualquer comentário pessoal sobre o assunto. “Não posso, porque, no final, eu que sou o juiz. Se eu der opinião, eu influencio”, desconversou.
Já FHC levantou outra bandeira. “Chegou a hora! Vamos escolher nossos candidatos. Chegou a hora! Vamos ganhar”, esbravejou, sendo ovacionado pela plateia e pelo grupo de deputados disposto.
(Leia mais nas páginas 4 e 11)

BASTIDORES

• Tasso chegou 30 minutos antes de Fernando Henrique. Foi só sair do carro e a tietagem começou. Era foto, autógrafo, pedido de beijo, abraço. Boa parte do fã clube era de mulheres.
• Até o cd de um repentista de Caucaia lhe foi entregue.
• Antes de entrar para o auditório onde FHC falaria, o tucano recebeu dos assessores reportagens sobre declarações que deu a respeito dos escândalos no Senado.
• O desembarque de Fernando Henrique causou tumulto nos corredores da faculdade. Após ele conceder entrevista coletiva, começou o empurra-empurra dos curiosos em busca de poses exclusivas. Poucos conseguiram. Os seguranças impediam o contato.
• O sanfoneiro Waldonys foi o encarregado de executar o hino nacional. Mas não ficou só nisso. Ele tocou tango, música árabe e italiana. Tudo com a famosa sanfona no colo. Até piada arriscou, arrancando risos de FHC.
• Waldonys prestou homenagem ao aniversário de 20 anos da morte de Luiz Gonzaga, datado no próximo dia 2 de agosto.
• No bis, o público pediu: “toca o galeguim”. Solicitação aceita. Sob o aval – e gargalhadas de Tasso, Waldonys começou: “o galeguim dos zói azul; o galeguim dos zói azul”. A plateia acompanhava com palmas e coro.
• FHC, mesmo fora do ritmo, tentava endossar a brincadeira. Batia palmas tímidas e fora do compasso. Mas era só risos.
• Quem esteve no encontro tucano foi o presidente estadual do PPS, Alexandre Pereira. Segundo ele, para mostrar apoio à aliança que deve ser feita entre populistas, PSDB e DEM. “Essa vinda do presidente vai mexer com os brios. Acho que precisa endurecer sim [o discurso contra Cid]. Está muito próximo [as eleições] e as coisas precisam se definir. O PSDB precisa assumir uma posição de oposição. O FHC deixou claro isso”, disparou ele.
• O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) também acompanhou de perto os debates. Ele defendeu chapa própria do partido para o Governo. “É para o nosso fortalecimento”, alegou.

Do Jornal O Estado

Penso eu: É preciso ser muito ingenuo para acreditar que Efe Agá Ce falou o que falou semcomnbinar com Tasso e que Tasso rebateu Efe Agá Ce, dizendo que presidente não enquadra ninguem no Ceará, sem combinar com Efe Agá Ce. Tucano, está provado cientificamente, tem o bico grande pra esfriar o papo.

Mendes diz que polícia vaza informações com tranquilidade

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, criticou hoje o vazamento de informações sigilosas de inquéritos da Polícia Federal. Segundo ele, a prática de vazamento vem sendo feita com tranquilidade no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente a favor de emissoras de televisão.

“A Polícia Federal, durante todo o governo Lula, praticou com grande tranquilidade o vazamento. E eu acho até que é uma das marcas da gestão Paulo Lacerda [ex-diretor-geral da instituição] na Polícia Federal era o vazamento. Só que o vazamento era dado às emissoras de televisão”, afirmou o ministro, em São Paulo, após visita ao TJ (Tribunal de Justiça) paulista.
A PF ainda não se manifestou sobre a declaração do presidente do Supremo.

Mendes também tentou amenizar a declaração do ministro Tarso Genro (Justiça) sobre o vazamento de conversas telefônicas interceptadas pela Polícia Federal envolvendo a família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Em entrevista, o ministro disse que o vazamento “pode ser feito por advogados para desviar o foco ou para comprovar a inocência de seu cliente”.

Segundo Mendes, Tarso disse ou quis dizer que, antes da decisão do STF que liberou inquérito sigilosos a advogados, é “difícil garantir onde houve a quebra de sigilo”.

“É verdade que no modelo anterior -em que o inquérito era puramente sigiloso- havia vazamentos. Aí não se pode dizer que era culpa dos advogados pois os advogados não tinham acesso”, afirmou.

O presidente do STF disse que é contra o vazamento de informações sigilosas e defendeu um novo modelo de lei de interceptação telefônica. “Acho que realmente nós não podemos banalizar o grampo”, disse.

Arthur Virgílio, o imaculado, ataca



Virgílio reage a ataques e promete denunciar Renan
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), resolveu contra-atacar e promete apresentar ao Conselho de Ética do Senado uma denúncia contra o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL). O motivo seria a ameaça do peemedebista de denunciar o tucano ao colegiado em resposta pelas três reclamações do PSDB contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e seis denúncias assinadas pelo líder tucano.
Virgílio encomendou uma representação aos técnicos afirmando que Renan quebrou o decoro parlamentar ao chantagear o PSDB na tentativa de evitar que as acusações contra Sarney fossem apresentadas. O líder do PMDB ligou na segunda-feira para o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e pediu que o partido evitasse uma “radicalização” contra Sarney. O PSDB ignorou o apelo do peemedebista e apresentou as denúncias.

representações do pmdb

A bancada do PMDB no Senado estuda ingressar com quatro representações no Conselho de Ética da Casa acusando o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), de quebra do decoro parlamentar.
A decisão sobre quantas representações o PMDB irá apresentar contra ele será tomada no início da próxima semana, em reunião de bancada. É quando o Congresso retorna do recesso.
O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) disse que serão propostas quatro: 1) por manter funcionário comissionado fantasma durante mais de um ano; 2) aceitar R$ 10 mil de empréstimo do ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia; 3) pagamento de R$ 723 mil pelo Senado para o tratamento de saúde da mãe de Virgílio; 4) por supostas contradições em discursos na tribuna sobre os fatos acima. Salgado não deu detalhes sobre as representações. Virgílio não respondeu às ligações feitas pela reportagem.

Primeira página do jornal O Estado




Clique sobre a imagem para ampliar
Acesse www.oestadoce.com.br para ler o jornal

Da coluna de papel do Jornal O Estado



De volta pra Rocinha
Um grupo enorme de jornalistas e empresários cearenses, ficou encantado, há algum tempo, com a popularidade de apresentadores da TV Diário, no Rio de Janeiro. Um jornalista subiu a Rocinha e voltou com o queixo na mão; só vi por lá a TV Diário, disse. Num restaurante, um outro foi cercado por garçons no calçadão do Lido e vários atores da novela das 8 que estavam lá até quiseram saber quem era a celebridade. Era o Paulo Oliveira. O jornalista foi o Messias Pontes. Aí aconteceu o que aconteceu. Na semana passada uma diretora aqui da casa viajou. Foi ao Rio, foi a Minas, foi ao Rio Grande do Sul. E contou: Ouviam o meu sotaque e perguntavam de onde eu era. Ao saber que era cearense, perguntavam por que a TV Diário não estava mais no satélite. Perdendo e/ou ganhando isso tudo nos envaidece. Somos nós no Brasil. Ontem, um porteiro de prédio na Urca, no Rio, falou com uma jornalista que estava morrendo de feliz; - Voltamos a ver a TV Diário na Rocinha. Como? Saudosos, os repetidores de televisão de uma tal de TV Roque estão passando a TV Diário por lá. A TV Diário nos remete a uma brincadeira popular que diz: Água pelo morro abaixo, fogo pelo morro acima, quando a mulher quer ... ninguém segura. Diria o Didi Mocó: Ô na testa!

“O amor é um cachorro obstinado, que nós abandonamos no mato para morrer de fome e de sede mas, dias depois, ele volta para casa, feliz por nos ver e abanando o rabo”.
Marília Gabriela na peça Aquela Mulher, em cartaz no Rio


O Motorista (Nota da foto)
Carinha viu meio atravessado a saída do ex-presidente Efe Agá Ce do aeroporto Pinto Martins. Não deu pra reconhecer mas comentou em meio ao burburinho: Deve ser importante; o motorista é o Tasso. (Foto de Paulo Moska-titular do Blog do Eliomar)

Até as bibas

O presidente Lula é também o cara das bibas e variantes: no começo da semana, foi homenageado pela Conferência Internacional LGBT, em Copenhague, na Dinamarca.


Não foi
Lula ganhou prêmio da Câmara de Comércio Internacional Gay e Lésbica, pela condução de todos os assuntos referentes ao bloco do arco-íris. Mandou representante.


Enlouquecidos...
...ficaram os fãs do Roberto Carlos quando o repórter Aurélio Menezes anunciou na Verdinha que um carinha tinha uma coleção impecável de discos do Rei pra vender.


De grátis
A Gol está dando passagem de graça para quem quiser ir para Teresina no dia 16 de agosto quando a capital do Piauí completa 157 anos. A volta cê paga.


Xinxin de galinha
Diz a CVC que os cinco destinos mais vendidos do Nordeste para esta temporada de julho foram,na ordem; Porto Seguro, Fortaleza, Maceió, Natal e Porto de Galinhas.


Help
A Secretaria de Cultura de Meruoca solicitou o apoio da Prefeitura de Sobral, para capacitar equipe sobre ornamentação natalina e outros temas, utilizando material reciclável.


Casa nova
O novo Fórum da Comarca de Caucaia está previsto para ser inaugurado no próximo dia 20 de agosto, segundo anuncia o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. A obra está avaliada em R$ 5 milhões.


Exposição
O IV Salão Municipal do Artesanato de Fortaleza, que acontece de 23 de setembro a 23 de outubro inscreve trabalhos até esta sexta-feira (31).


Capacitação
A Confederação Nacional de Turismo vai lançar hoje,no Rio, a Rede Brasil de Qualificação em Turismo. É um programa para profissionais que poderão trabalhar na Copa do Mundo de 2014. E nós?


Ê ê, Ererê
A Secretaria da Cultura do Estado fará durante o próximo Governo em Minha Cidade a entrega de mais 3.000 livros para as bibliotecas públicas de Aurora, Ererê e Jaguaribe.


Moral no alto
O PMDB não vai defender Sarney, vai mostrar quem é quem no Senado. Está pronto para cobrar de Heloisa Helena, um milhão de reais que ela sonegou ao Imposto de Renda.


Moral no alto II
Vai querer de Arthur Virgílio, os detalhes sobre o aspone dele que ganhava até horas extras para viver na Europa.


Moral no alto III
Se Efe Agá Cê abrir o bico, vão querer dele uma opinião sobre a filha que ganhava do gabinete do senador Heráclito Forte e nunca ia lá. Diz que trabalhava em casa.


Ciro, o Carioca
O Rio de Janeiro está cheio de out-door sugerindo Ciro Gomes candidato ao Governo de lá. “Ele é candidato-Seu nome tem 4 letras”. Dedução de jornalistas cariocas para a coluna.


Lobby do Serra
Isto é da imprensa de São Paulo: “Apenas aos mais chegados, o governador Aécio Neves tem confidenciado que, no ano que vem, disputará mesmo é o Senado”. Mentira.


Não vem
Alegando que o Ceará é território do inimigo, Ciro Gomes, Zé Serra não virá aqui tão cedo. Ele fará peregrinação política pelo Nordeste, começando por Exu, alegando ser doido por Luiz Gonzaga.


Aliás...
José Genoíno lidera a resistência do PT de São Paulo que pretende impedir que o presidente Lula enfie, goela abaixo dos paulistas, a candidatura de Ciro Gomes à sucessão de José Serra.

BOM DIA


A Deusa era casada com o Armírio. Moça prendada, nunca saia de casa voltada que era para as lides domésticas. Casara muito jovem, vinda das bandas dos sertões da Caridade, devota de São Francisco. Deusinha, como era conhecida na família, engordara um pouco depois do casamento com o mecânico Francisco José de Deus Armírio, um cultor dos calendários da Pirelli que deixara pra casar depois dos 35 anos, fruto de seu zelo na escolha da companheira. Se gabava de casar com moça virgem de primeiro namorado que havia ido procurar lá nas brenhas, nos desvãos do mundo. Deusa resolveu caminhar manhãzinha cedo na areia da Beira Mar pra tirar as gordurinhas conforme lhe ensinara Ergilene, uma vizinha fogosa que adorava as madrugadas da Praia do Futuro e que vivia dizendo pra Deusa que quando o marido reclamava ela espetava: Casei mas não morri, meu filho. E caía na balada. Numa dessas caminhadas Deusa ouviu uma voz chamando pelo nome dela...-Deusa, Deusa...voz fininha, distante. Deusa olhou em volta e nada viu e a voz insistia. Quase morre de susto quando olhou pro chão e viu que a voz vinha de uma tartaruguinha. Uma tartaruga falando?! Deusa verificou que não tinha alguém por perto para fazer uma brincadeira. Eram só ela e a tartaruguinha as quatro e cinqüenta da manhã. Deusa, muito caridosa parou. A tartaruguinha pediu para Deusa ouvir sua história triste de vida. Deusa então, sentou ao lado da tartaruguinha e escutou: - Eu era um homem muito feliz. Viajava o mundo inteiro. Sempre fui bem aparecido. Namorei mulheres muito bonitas de todas as nações. Um dia, encontrei moça de encantos jamais vistos. Fiquei com ela. E ela queria que eu largasse minha vida e fosse viver com ela para sempre naquela terra. EU disse que era impossível e parti. Na saída, antes que eu pudesse sequer me despedir, ela virou pra mim e com algumas palavras que nunca compreendi me transformou nessa tartaruga. Tenho corrido os mares como era meu destino e agora parei nesta praia para descansar e seguir minha vida. E para resolver meu problema, para voltar a seu o homem viril que eu era, só um beijo na minha boca de tartaruguinha, dado por uma moça com a bondade de seu coração. Deusa ficou condoída com o drama daquela tartaruga que encontrara bem ali na praia do Náutico. Levantou-se da areia, bateu a areia da calcinha do biquíni comportado que usava, com a toalha felpuda de motivos florais, pegou a tartaruguinha pela laterais do casco e tascou um beijo apaixonado na sua boca, transformando-a num homem alto, forte, loiro, cabelos muito curtos, cheio de músculos e tatuagens.
Até hoje Deusa conta e reconta esta estória, como a história de sua vida, depois da grande surra que levou do Armírio que, desconfiado, começou a segui-la nas madrugadas da Praia até pegar a pudica Deusa beijando apaixonada um marinheiro americano com a água morna batendo nos seus pés.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Voo 40


Comemoramos hoje 40 anos de atividade jornalísica cobrindo o Aeroporto Pinto Martins e seu Vai e Vem, o querido José Maria Melo, um dos mais carinhosos companheiros da Imprensa do Ceará. Este blog se associa às festas ciente de que fará e ouvirá orações do religioso e bem informado repórter. São 40 anos de cobertura de aeroporto. De imprensa é mais, bem mais.

A França por todo o Brasil

Ano da França no Brasil descentraliza programação cultural e leva eventos para os quatro cantos do País

Trazer a França ao Brasil. A proposta não seria completa se não abrangesse a multiplicidade cultural francesa, seus aspectos contemporâneos e seu gosto tradicional. Mas isso não é o suficiente. As ações devem chegar a todas as regiões do país, para permitir que o maior número possível de brasileiros possa ter acesso aos eventos e manifestações culturais. Este é o grande desafio do Ano da França no Brasil.

“O objetivo do Comissariado brasileiro do Ano da França no Brasil foi de evitar uma concentração grande no Sudeste. Para isso, tentamos privilegiar propostas de eventos em outras regiões do País”, explicou o gerente de Intercâmbio e Projetos Especiais do Ministério da Cultura, Rodrigo Galletti.

O esforço tem dado resultados. Ao olhar para a programação do Ano da França no Brasil, o número de eventos que foram ou serão realizados fora do chamado eixo Rio – São Paulo salta aos olhos. Os exemplos são infindáveis: a exposição “Middle of Nowhere” em Mazagão Velho, o Festival Amazonas de Ópera em Manaus, o Festival Internacional de Música do Pará em Belém, a exposição “100 X France” em Fortaleza, o espetáculo Boyakodah da Companhia de Dança Georges Momboye em Salvador, além de espetáculos do projeto “Eu Faço Cultura” em Aracaju, Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa, Porto Velho, Rio Branco...


Confira destaques da programação de AGOSTO

Em agosto, a programação oficial do Ano da França no Brasil tem grandes destaques fora do Rio e de São Paulo. Entre eles, o Colóquio sobre a Cooperação Franco-Brasileira na Amazônia em Belém, a mostra “Experimentar a Matemática” em Palmas e a Escola Temporária de Artes França-Brasil, emPorto Alegre e São Leopoldo. Vale destacar ainda as exposições “O Mundo Mágico de Marc Chagall – o sonho e a vida” e “Rodin, do Ateliê ao Museu” em Belo Horizonte.

É o caso do Colóquio sobre a Cooperação Franco-Brasileira na Amazônia, que será realizado em agosto no Museu Goeldi. O evento tem como objetivo difundir os resultados dos principais projetos realizados no âmbito da cooperação franco-brasileira na Amazônia nos últimos cinco anos. Para tanto, estarão presentes pesquisadores brasileiros e franceses para discutir os ganhos obtidos e lições aprendidas.

No sul do País, professores universitários franceses e especialistas brasileiros irão a Porto Alegre e São Leopoldo também em agosto para participar da Escola Temporária de Artes França-Brasil e debater o tema La Machinerie de l’Art (A Maquinaria da Arte). Já Palmas, capital do Tocantins, está na rota da mostra “Experimentar a Matemática”, que já passou por países da África, América do Norte e América do Sul. A mostra, que abre no fim do mês, vai mostrar como a matemática interage no cotidiano das pessoas, fazendo parte de seu dia-a-dia.

Apenas desta maneira é possível fazer um Ano da França no Brasil ao pé da letra. A França traz ao Brasil um país moderno que atua em todas as áreas da criação humana, um país diverso e aberto. O Brasil, por sua vez, recebe e estende essa ação a todas as regiões do país, promovendo a política de territorialidade do Governo Federal.

Saudades do querido Ari

Uma fraterna solidariedade

Prezado amigo e conterrâneo. Ao lhe transmitir a boa-nova, gostaria de
contar com seu apoio. Trata-se de algo singelo e emotivamente
prazeroso. Nosso querido amigo, o inefável Teixeira Cruz - José do
Patrocínio Teixeira Cruz - está felicissimo - talvez um dos maiores
momentos de sua vida - pois o filho Marco Túlio, produto da sua
relação com a Rita, amanhã, dia 31, receberá o diploma de médico, pela
Universidade Federal de Juiz de Fora. É possível imaginar o nosso
Teixeira ser pai de um médico. Pois isso é real. Vamos nos associar à festa dp Teixeira. Um abração agradecido do Inácio de Almeida

--
Francisco Inácio de Almeida
Endereço residencial:
Quadra 201, Lote - 04, Bloco G, Ap. 801
Residencial Imprensa I - Águas Claras
71937-540 Taguatinga/DF
TEL: (61) 3879-6881 e 8426-9656

Postado por Wilson Ibiapina, do Pessoal do Blog em Brasilia. Ei, avisa aí que tou junto nessa alegria do Teixeira Cruz.

Jornal espanhol publica fotos inéditas e em cores de Che Guevara em vida



Fotógrafa britânica de 73 anos recuperou negativos 'esquecidos'.
Imagens estão entre os poucos retratos em cores do guerrilheiro vivo.

Da France Presse

A fotógrafa britânica Nicola Seyd, de 73 anos, recuperou fotos inéditas e em cores do líder revolucionário argentino Ernesto "Che" Guevara, tiradas durante um ato em Havana, há 49 anos, e publicadas nesta quarta-feira (29) pelo jornal espanhol "El País".
Seyd, que há 49 anos fotografou Guevara num centro educativo cubano, encontrou negativos esquecidos numa caixa que ela achou, por acaso, recentemente. As fotos, tiradas quando Seyd tinha 24 anos, são uma raridade, já que estão entre os escassos retratos em cores do guerrilheiro ainda vivo. Seyd acredita que suas imagens mostra "a impressionante faceta humana" de Che.
Cinco meses depois que Korda (Alberto Díaz Gutiérrez) registrou a famosa imagem do Guerrilheiro Heroico, Seyd aterrissou em Havana para trabalhar como voluntária da ONG londrina Solidarity Campaign. "Não era fotógrafa profissional", contou Seyd ao jornal.
Rob Miller, diretor da ONG, ressalta o valor da descoberta. "Nunca antes havia visto um Guevara em cores. Sabemos que existem imagens posteriores a 1960, mas não sabemos quem são seus autores ou se ainda possuem os negativos."

As manchetes desta quinta

- Globo: Gripe faz Rio também adiar volta às aulas

- Folha: Câmbio e queda de preço derrubam lucro da Vale

- Estadão: 70% do Conselho de Ética tem ficha com problemas

- JB: Secretários recuam e Rio adia volta às aulas

- Correio Braziliense: Suspeita de gripe suína cria impasse nas escolas

- Valor: Comitê quer reduzir vazão mínima do rio S. Francisco

- Estado de Minas: O atraso que Lula não quer ver

- Jornal do Commercio: Simulado mostra um Enen mais complexo

Acho é pouco!

Nada de crise. Procuradores aprovam reajuste salarial de 16,7% O Conselho Superior do M...