Tocantins: 55 anos de tradição e boemia

Desde os anos 60, o restaurante é o "point" de muitos depois das festas

Por Aline Pedrosa, da Redação

Tradição com 55 anos de caminhada, esse é o famoso restaurante Tocantins, que tem uma forte filosofia de bar. A boemia é outro traço do local, com a presença de fiéis clientes, que durante todos esses anos frequentam o local. O horário de maior movimento do bar é madrugada a fora. Depois das festas, os habitués vão ao restaurante continuar tomando sua cerveja gelada ou até mesmo curar a ressaca com um forte e gostoso caldo de peixe. Este talvez seja um dos últimos redutos dos boêmios de Fortaleza.

Há dez anos, depois da morte da dona do restaurante, Francisca Amora, seu marido João Batista, popularmente conhecido como “João-do-fole”, resolveu ceder o Tocantins para os três funcionários mais antigos, para que ele não fechasse. Quando O Estado chegou ao restaurante encontrou Francisco Luciano Vieira, um dos então donos. “João Batista e Francisca Amora são os eternos donos daqui. Considero que estamos ainda prestando serviço a eles”, falou. Além de Francisco Luciano Vieira, que ainda hoje é garçom, os outros donos são Luís Gonzaga, responsável pela cozinha, e Hozanan Lima de Souza, supervisor do salão e das compras. Os dois primeiros estão no Tocantins há 30 anos e o último, há 25.

PADROEIRO
Desde os anos 60, o restaurante atende no Grande Mucuripe. Nos anos 80, o Tocantins mudou da Beira Mar para a Avenida Abolição. No salão principal uma fotografia do Padre Cícero está estampada. Segundo Luciano Vieira, o Santo era considerado pelo seu devoto João Batista como o protetor dos boêmios.
Francisco Luciano Vieira garante que muita gente da época que o Tocantins abriu ainda continua a frequentar o restaurante. “Só que muitos também já morreram”, lamentou. Ele ainda orgulha-se dos prêmios estampados na parede do restaurante. Homenagens da Secretaria de Turismo do Estado com o prêmio “Top of mind” e a indicação da revista Veja, recebida pelo terceiro ano consecutivo, são alguns deles. “Fico muito feliz com esse reconhecimento, afinal é para isso que trabalhamos. Isso nos deixa motivados para continuar a caminhada”, completou.
Mas, o Tocantins não tem apenas um público antigo. João Roberto Carvalho, 28, e seu irmão Marcos Carvalho, 22, sempre que saem da caminhada na Beira Mar vão tomar “uma gelada” no bar. “Gosto do ambiente e do atendimento. Isso é que faz um bom restaurante”, disse o primeiro. Lucas Gondim, 27, era outro jovem que estava no bar. Ele afirmou que desde pequeno seu pai o levava para o Tocantins para almoçar e nem mesmo a morte dele, há dois anos, fez com que essa rotina fosse cessada.
Presenças ilustres.

Luizianne Lins, Luís Gonzaga, coronel Virgílio Távora, coronel Adauto Bezerra, Fagner, Ciro Gomes e Patrícia Pilar, Waldick Soriano, Nelson Gonçalves, Martinho da Vila, Neo Pinel, foram apenas alguns dos ilustres personagens que já passaram por lá. Os cantores que estiveram pelo Tocantins deixaram suas vozes eternizadas no restaurante.

O horário de funcionamento é de terça a domingo, fechando nos fins de semana apenas às 5 da manhã. Uma rotina puxada é a do garçom João Barbosa de Sousa, que há quatro anos trabalha no restaurante. “Dá todo tipo de gente aqui e temos muitos clientes antigos, a partir das 2 horas da manhã aqui bomba”, afirmou.

Do Jornal O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário