Seinfra prepara contrato para obras de reforço estrutural do Lord Hotel

A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) está preparando o contrato que autorizará a empresa Concrepoxi Engenharia Ltda, a executar as obras de recuperação da estrutura do edifício Philomeno Gomes, que abriga o Lord Hotel, no Centro de Fortaleza. As obras, que devem ficar prontas um prazo de dez meses, terão um investimento de R$ 3,7 milhões e se destinam a garantir a segurança do prédio durante a construção do trecho do Metrô de Fortaleza entre as estações João Felipe e Lagoinha, naquela área.
O edifício está situado na esquina da rua Liberato Barroso com 24 de Maio, no Centro, e foi desapropriado em 2001 pelo Governo do Estado. Em 200 foi tombado pela Prefeitura Municipal. Como não pode ser demolida, toda a estrutura do prédio será ser reforçada para resistir aos impactos provocados pela passagem do metrô naquela área. Quatro empresas participaram da concorrência: Concrepoxi Engenharia Ltda, Construtora Engea Ltda, Jatobeton Engenharia Ltda e Lotil Construções e incorporações. Os documentos de habilitação foram analisados pela Seinfra e Departamento de Edificações e Rodovias (DER) para a análise da qualificação técnica.
A construção do edifício Philomeno Gomes data do início do século XX e tem sua estrutura de concreto armado com pilares de 25 por 25 centímetros de seção transversal. Tanto a parte relativa ao edifício Philomeno Gomes “mais baixa” como a parte do Hotel Lord “mais alta “ são formadas por cômodos com área de no máximo nove metros quadrados. Devido à falta de manutenção a edificação apresenta problemas estruturais que poderiam ser agravados devido às obras do Metrô nas proximidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário