Voo que trazia Tarso da Europa sofre pane na Suíça

Avião decolou de Zurique na sexta-feira à noite e uma hora e meia depois teve de dar meia volta

O Airbus A340-300, prefixo HB-JMN, que levava o ministro da Justiça Tarso Genro da Suíça ao Brasil na madrugada deste sábado , 28, sofreu uma pane e teve de fazer um pouso de emergência no aeroporto de Zurique. As informações são o secretário de Justiça, Romeu Tuma Júnior, que também estava no voo LX-92.

Segundo ele, o voo da Swiss decolou de Zurique na sexta-feira (27) à noite e uma hora e meia depois o piloto avisou que o avião estava 'com um sério problema'. Tuma conta que o avião deu meia volta e começou a soltar combustível para poder pousar. Com o tanque cheio, o avião teria sobrevoado os Alpes por mais duas horas antes de conseguir pousar de novo em Zurique, sem feridos.

"Quando pousamos vimos que a pista estava repleta de carros de bombeiro e ambulância", afirmou Tuma. Os passageiros, inclusive o ministro, foram recolocados em um novo voo da Swiss que está partindo de Zurique em direção a São Paulo no início desta tarde.

A assessoria de imprensa da Swiss confirmou que o avião foi obrigado a retornar, mas garantiu que em nenhum momento os passageiros corriam risco. "O problema foi identificado pelo piloto após a decolagem e se tratava da impossibilidade de recolher flaps (um dispositivo da asa que ajuda na decolagem). Por isso o piloto decidiu que o melhor seria retornar a Zurique", afirmou a assessoria.

A Swiss ainda indicou que o combustível teve de ser solto para garantir que o avião estivesse mais leve na hora do pouso. Em nenhum momento os passageiros correram risco. A medida foi tomada porque voar com os flaps dessa maneira consumiria combustível excessivo.

Tarso Genro havia viajado à Suíça para negociar a repatriação do dinheiro do propinoduto, esquema de desvio de dinheiro do fisco carioca em 1999.

Em substituição a aeronave com probelmas, o Airbus A340-300, prefixo HB-JMD, partiu realizando o voo LX-7092 com um atraso de 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário