TRE PROMOVE A IV CAMPANHA

A Campanha de Alistamento Eleitoral é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), e tem como objetivo conscientizar o jovem de 16 e 17 anos para a importância de sua participação política, além de incentivá-lo a tirar o título de eleitor, em todo o Estado do Ceará. O trabalho teve início no dia 1º de setembro e se estenderá até o dia 30 de novembro de 2009.


A campanha, que este ano está na 4ª edição, consiste na visita às escolas públicas de servidores do cartório eleitoral, mostrando a importância do voto e promovendo a inscrição dos jovens estudantes. O TRE-CE disponibiliza servidores capacitados para proferir palestras e debates sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral e da necessidade de se educar o cidadão para a responsabilidade do voto. Durante o período da campanha, o TRE realiza ainda a IV Semana do Eleitor do Futuro, em todos os cartórios eleitorais do Estado do Ceará, e a III Semana da Justiça Eleitoral, que este ano aconteceu na Praça José de Alencar, em Fortaleza, no período de 21 a 25 de setembro.


O TRE-CE enviou material de divulgação da Campanha de Alistamento, bem como da Campanha de Educação Política para 694 escolas estaduais, 184 Secretarias Municipais de Educação e para o Sindicato das Escolas Particulares do Estado. Além de folder e cartaz educativo, o material enviado às escolas contém duas cartilhas – "Voto e Cidadania" e "Nós na Fita" – e o Livro do Educador, do Programa Eleitor do Futuro, destinado aos professores. Assim, a Justiça Eleitoral vai à escola, num esforço para tentar suprir carências na educação política dos jovens. Afinal, o sistema de votação brasileiro tem evoluindo sistematicamente a partir da introdução da urna eletrônica. É hoje reconhecido como um dos mais modernos e seguros em todo o mundo, além de ágil na apuração dos votos. Mas a educação política deve melhorar, bem como a conscientização sobre a importância do voto e de suas consequencias para a vida do cidadão brasileiro.


Os números das campanhas anteriores mostram o sucesso da ideia. No quadro abaixo, vemos o resultado dos anos anteriores, com a significativa quantidade de alistamentos de jovens, no Ceará, que talvez não tivessem adquirido o direito de votar, se o TRE não fosse ao encontro deles, nas escolas:


2003
2005
2007

Nº de escolas visitadas
1.979
980
1.311

Quantidade de alistamentos
67.454
22.354
31.452



A EJE enviou mensagem a todas as zonas eleitorais para que informem as solicitações das escolas com o respectivo calendário. A relação das escolas participantes está a cargo de cada cartório eleitoral e pode ser consultada em cada uma das 122 zonas eleitorais, em todo o Estado.


Está disponibilizado no site do Tribunal todas as informações acerca da Campanha de Alistamento Eleitoral. O endereço é: www.tre-ce.gov.br e o acesso é feito no ícone destaques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário