SEMANA DOM HELDER CÂMARA RECEBE APOIO DO BNB

O evento terá exibição de filmes, palestras e caminhada

em homenagem ao centenário do religioso

Personagem com atuação internacionalmente conhecida, o cearense Dom Helder Câmara foi uma das vozes mais ativas no combate à ditadura militar. Nos seus 90 anos de vida, promoveu também a inclusão social de milhares de pessoas carentes. Em 2009, o bispo estaria completando 100 anos. Momento mais do que apropriado para a realização da Semana Dom Helder Câmara, com intuito de reverenciar e manter viva as causas semeadas por ele. O Banco do Nordeste, reconhecendo a importância do religioso, apoia essa iniciativa. O evento acontece em Fortaleza, de 26 de setembro a 02 de outubro.

Para o consultor interno do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), Clarício dos Santos, o apoio do BNB reconhece o trabalho de Dom Helder em prol do desenvolvimento social. “O Banco do Nordeste participa da realização dos eventos comemorativos ao jubileu de D. Helder, tendo em vista a identidade da sua missão de promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural da Região Nordeste, sempre batalhando na busca de melhores condições de vida para os pobres e desvalidos da sociedade”, completou.

A programação será iniciada com o filme “Dom Helder, o santo rebelde”, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nos dias 26, às 19 horas, e 27, às 10 horas. O evento continua no Colégio Santo Tomás de Aquino, com a realização das palestras “Dom Helder, a espiritualidade do conflito”, “A repressão ao pensamento teológico na Igreja de hoje” e “Bispos para a Igreja ou bispos para o mundo?”, respectivamente nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro. Nesse dia, também haverá o lançamento do livro “A experiência ensina o bispo”, de Dom Clemente Isnard, de Pernambuco. Antes das palestras, haverá apresentações culturais.

O evento será encerrado com uma caminhada “Ai de mim se eu me calar”. O percurso vai da Praça do Carmo até a Praça dos Câmaras (próxima ao Passeio Público). A Semana Dom Helder Câmara é promoção de “O Grupo” – entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo exercer atividades no campo da defesa de direitos sociais – e organizações associativas ligadas à cultura e à arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário