Jornalista Carlos Alberto promove lembrança de Dom José em Sobral


Na primeira foto dep.Teodoro e Hermenegildo Souza,presidente da Camara Municipal

Missa na Catedral da Sé, exposição e entrega de troféu marca as comemorações do Setembro D. José em Sobral

A realização de uma missa solene na Catedral da Sé, a exposição sobre a vida e obra do primeiro bispo sobralense e a entrega do Troféu D. José – O sobralense do século XX, enalteceram as comemorações do “Setembro D. José”, macro evento que lembrou 0s 50 anos de partida de D. José Tupinambá da Frota.
Na Catedral, a missa solene foi concelebrada por D. Edmilson Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte, pelo cônego Gonçalo de Pinho Gomes, pároco da Catedral da Sé, pelo monsenhor João batista Frota, vigário paroquial da Igreja de Nª. Srª. Do Patrocínio, pelo monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, pároco da Igreja de Cristo Ressuscitado (todas em Sobral), pelo padre José Canafístula Gomes (padre Berg), pároco de Pacujá, e pelo padre Francisco Alves Magalhães, reitor do Seminário Imaculada Conceição (Teologia), pertencente à Diocese de Sobral e situado em Fortaleza, e pelo padre José Linhares Ponte.

No mesmo local também se realizou a Exposição “Setembro D. José – 50 anos de ausência”, série de 27 banner’s contando fragmentos da vida e das obras daquele que foi o primeiro bispo de Sobral, exposição esta que vem colhendo elogios onde tem sido exibida, e que faz parte das ações de divulgação do deputado Professor Teodoro sobre a relevante importância para a região norte do Ceará de D. José Tupinambá da Frota.

Sobre esta atuação constante na amplificação do nome de D. José, o advogado Francisco Prado, durante sessão em homenagem da Câmara Municipal de Sobral ao Centro de Cultura D. José, do qual é presidente, ao pronunciar-se naquela Casa na quinta-feira, 24, disse claramente: “Sempre que eu tenho a oportunidade de ouvir o nosso deputado Professor Teodoro, sempre o ouço destacando D. José. Na Assembleia Legislativa, foram muitos os pronunciamentos sobre o nosso primeiro bispo. Este tipo de atitude que é tomada pelo deputado Teodoro é uma forma direta de divulgar a nossa cidade, e por que não dizer, o nosso Ceará”.

Depois da celebração da missa solene, houve no mesmo local a cerimônia de entrega do “Troféu D. José – O sobralense do século XX” às personalidades que mais se destacaram na divulgação das obras e do nome de D. José Tupinambá da Frota, numa promoção do jornalista Carlos Alberto Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário