Jornal O Estado, Economia



Investimentos e oportunidades para Copa 2014 em discussão
Fortaleza terá que investir em infraestrutura e mobilidade urbanas para atender condições
A Copa do Mundo é um dos eventos mais importantes do mundo esportivo que acaba promovendo de forma ímpar o turismo e os negócios dos países por onde passa. Fortaleza, como uma das cidades-sede da Copa 2014, precisa investir em infraestrutura e mobilidade urbana para gerar as condições necessárias para garantir uma grande atuação.

Essas foram algumas opiniões disseminadas durante o seminário “Investimentos e oportunidades com a Copa de 2014”. A discussão integrou a programaçãodo I Congresso da Força Jovem Empreendedora da AJE (Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza).

“Nós temos o que nenhuma outra cidade-sede tem. Nós somos a cidade mais perto da Europa e teremos sol na época da Copa”, apontou o líder da Frente Parlamentar para a Copa de 2014, Gony Arruda (PSDB).

O deputado explicou que Fortaleza tem chances de sediar uma das etapas de quarta de final ou de semi-final desde que faça seu “dever de casa” e crie a infraestrutura necessária para que os organizadores do evento possam perceber seu potencial. “Temos que mostrar Fortaleza como uma cidade alegre, estruturada,que tem uma vida noturna”, acrescentou.

Uma das grandes necessidades da capital cearense, segundo Arruda, é viabilizar a mobilidade urbana com equipamentos como o Metrofor (Metrô de Fortaleza) e o Transfor (Programa de Transporte Urbano de Fortaleza). Sobre a conclusão do Metrofor fora do prazo, o parlamentar apontou que Fortaleza pode mesmo perder seu posto de sede a menos que estruture rapidamente outros meios de transporte.

A cidade precisa ainda desenvolver outras áreas para deixar a “casa arrumada”, como segurança pública, limpeza, hotelaria, praias e equipamentos culturais e de lazer. Além disso, segundo o presidente do Convention Bureau Fortaleza e presidente da Abav Ceará (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Colombo Cialdini, é necessário um grande investimento em qualificação profissional. “A palavra de ordem é qualificação e treinamento. É o que vai ficar depois da Copa e o grande legado para o futuro”, destacou.

Um dos questionamento gerados durante o seminário foi a atuação do próximo governante à frente do País e se as medidas tomadas poderiam ou não nos prejudicar durante a Copa. Colombo Cialdini disse não acreditar em uma má atuação nesse sentido. “Não acredito no descompromisso de um gestor com a Copa”, aßcrescentou explicando que o evento vai ser um grande acontecimento para mostrar ao mundo a economia e o desenvolvimento brasileiros.

Cialdine disse ainda que é necessário redimensionar a malha aérea do País para facilitar os deslocamentos entre as cidades dos jogos e recomendou que os governantes precisam ficar “de olho” na Copa da África porque a economia daquele País é semelhante à brasileira e os erros não deverão ser repetidos.

FUSÕES DE EMPRESAS

Dentro da programação do Congresso da AJE (Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza), o advogado e sócio do escritório Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados e diretor jurídico do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, Francisco Müssnich, abordou o tema “Fusões e incorporações de empresas como instrumento para competitividade global”.

Müssnich explicou que o conceito de fusões e incorporações é amplo, mas utilizado vulgarmente para designar qualquer transação empresarial que objetive a união jurídico-econômica de duas empresas. Alguns motivos que fazem com que as empresas se unam é a proteção do patrimônio, a internacionalização das atividades operacionais e o fortalecimento para evitar a concorrência.

As fases estratégias do processo de fusão e aquisição são a contratação de profissionais, a negociação inicial e o processo preparatório com proposta e instrumentos pré-contratuais, definição da estrutura de operação e elaboração e negociação de documentos definitivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário