AIR discute liberdade de imprensa durante assembléia geral em Brasília

Cerca de 100 dirigentes do setor de rádio e televisão das Américas e da Europa reúnem-se a partir desta terça-feira (29) em Brasília para a XXXIX Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR).
O evento será aberto às 19h30min, em solenidade com autoridades brasileiras e representantes diplomáticos de vários países, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.
O tema central será a situação de liberdade de imprensa na América Latina. Segundo o vice-presidente da AIR para a América do Sul, Daniel Slaviero, a situação atual causa “muita preocupação por conta das ameaças ao estado de direito e ao livre exercício da atividade jornalística”.
Slaviero afirma que a Venezuela é o caso mais grave, porque o governo do presidente Hugo Chávez e seus aliados políticos impõem, há vários anos, ameaças de todo tipo ao livre exercício da atividade jornalística. “O quadro se agrava ainda mais com a decisão do governo de fato de Honduras de censurar a imprensa por 45 dias e tirar do ar a Rádio Globo”, avalia Slaviero, que preside a Abert, entidade brasileira de radiodifusão.
Também estão na pauta assuntos como a internacionalização do padrão digital de TV nipo-brasileiro no continente sul-americano e os problemas de regulação de emissoras em vários países.
Na quinta-feira, serão eleitos o novo presidente e diretores da entidade, que representa 17 mil emissoras de rádio e televisão.
Assessoria de Comunicação da Abert

Nenhum comentário:

Postar um comentário