Adoção, ato de amor que demora acontecer

Do Jornal O Estado
Ministério Público Estadual apoia campanha para que familias adotem crianças irmãs, para não separá-las do convívio.

O Ministério Público Estadual (MPE) está lançando uma campanha para que as famílias adotem mais de uma criança, evitando assim que irmãos sejam separados como os que vivem na Casa Santa Elizabete, no bairro São Gerardo. A educadora da instituição, irmã Karol de Lima, informou que para adotar é necessário esperar que seja concluída a liberação, na qual os pais biológicos das crianças perdem os direitos e que geralmente o processo é demorado. “Aqui, na Casa, nós temos 26 crianças. Apenas 11 estão liberadas para adoção”, contou ao acrescentar que este ano nenhuma adoção foi realizada, mas cinco crianças retornaram para suas famílias.

O MPE relatou que houve a tentativa de adotar três irmãos que estão na Casa Santa Elizabete, mas um deles ficaria com uma família italiana e os outros dois seriam adotados por um casal francês, por isso que o processo não foi concluído. Com a relação a este caso e a outros semelhantes que estão abrigadas na Casa, a educadora explicou que não pode entrar em detalhes, pois “já estão vinculadas com adoção”. “Aqui tem uma adolescente que tem uma irmã bebê, tem outra pequenina que veio com mais três irmãos”, comentou.

O advogado, que trabalha voluntariamente na Casa, Péricles Magalhães, declarou que não é tão simples quanto parece adotar apenas uma criança que tenha irmãos na mesma situação. “O afastamento nestes casos é uma medida excepcional, tem que ser precedido de estudo psicológico e social. É necessário realizar uma bateria de exames. Se eles tiverem uma ligação muito forte o atestado psicológico vai comprovar isso. Assim, é praticamente impossível acontecer a separação”, informou.

Umas das dificuldades da adoção de crianças é devido ao tipo idealizado pelas pessoas que querem adotar, explicou o advogado. “Geralmente os casais querem um bebê branco, de olho clarinho. Enquanto a realidade dos abrigos não é essa. Pois tem poucas crianças com este perfil para a adoção”, disse Péricles Magalhães. Outro fator que contribui para que seja dificil é o número de varas disponíveis para os processos de adoção. “No Estado inteiro temos apenas cinco promotores e cinco juízes para um grande número de crianças. É uma estrutura que não ajuda”, comentou a também advogada voluntaria, Lia Cardoso.

Casa Santa Elizabete
A Irmã Karol declarou que a Casa era apenas para estar com meninas de até oito anos , mas a instituição abriga quatro adolescentes que têm até 14 anos e ainda dois meninos. “Estamos com as adolescentes e com os meninos enquanto a situação deles se resolve. Tem adolescente que cresceu aqui esperando adoção. Alguns deles estão esperando há oito anos”, comentou.

Para as crianças que cresceram no local existe o acompanhamento dos psicólogos afim de tentar suprir e entender. “Por mais amor e atenção de todos aqui eles sentem a necessidade de ter alguém para dizer esse é meu pai, essa é minha mãe. Os maiores sentem isso consciente, pois eles já entendem, e a cada criança que é adotada eles sentem porque sabem que estão crescendo e estão ficando”, comentou.

A instituição recebe crianças que sofreram situações como: negligência, abandono, pai que está no presídio, mãe que era usuária de droga, que eram usadas para pedir esmola e ainda que sofreram abuso sexual. “Todas que vêm para cá, chegam com ordem judicial. Não é apenas dizer que quer trazer. Tem que ir ao juizado fazer um relatório da situação e depois que é encaminhado”, informou Péricles Magalhães.

Atualmente, a Casa Santa Elizabete sobrevive de doações. “Somos uma instituição não-governamental e para termos recursos realizamos bazar e também recebemos doações”, contou a Irmã Karol. A religiosa disse ainda que aos sábados, das 15h às 17h, a instituição fica aberta para quem quiser visitar, olhar, doar ou até mesmo brincar com as crianças. Quem quiser ajudar pode entrar em contado pelos telefones 3283-6090 e 9661-7912 ou pode realizar o deposito direto na Agência 1218-1 Conta 165.365-2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário