Welington comemora início das obras da transposição no CE



O deputado Welington Landim (PSB), abriu os trabalhos da sessão da Assembléia comemorando o início das obras da transposição das águas do rio São Francisco no Ceará. Na última quinta-feira (30/07), ele visitou as construções do trecho VI, ao lado de lideranças da região do Cariri. Até então, as edificações mais próximas do Estado ficavam no município pernambucano de Salgueiro.


Defensor da causa desde 1995, Welington disse que, no começo, era desacreditado por parlamentares de vários estados. Em alguns momentos, chegou a encontrar oposição forte ao projeto, que depois de 150 anos saía do papel e deve beneficiar mais de 12 milhões de pessoas. Hoje, o deputado disse ter a sensação de dever cumprido. “Prazer de sentir que contribuímos para a população ter uma melhoria na sua qualidade de vida”, afirmou.

Ele lembrou do episódio de coleta de um milhão de assinaturas, das quais mais de 500 mil saíram do Ceará. O movimento era uma forma de demonstrar ao então presidente Fernando Henrique Cardoso a importância da obra para o Nordeste. Após receber o documento com as assinaturas de Welington, o tucano comprometeu-se a dar início às construções, mas não conseguiu fazê-lo antes de deixar o Governo. “Isso é um registro historio para essa Casa. Nós demos uma contribuição importante”, considerou.

Em aparte, o presidente da Assembléia, deputado Domingos Filh o (PMDB), e os deputados Artur Bruno (PT), Roberto Cláudio (PHS), Luiz Ponte (PSDB), Dedé Teixeira (PT), Sérgio Aguiar (PSB) e Neto Nunes (PMDB) reforçaram o impacto positivo que a transposição terá para o Ceará. Todos também destacaram o empenho de Welington na causa.

Domingos Filho lembrou que acompanha a preocupação do deputado há 14 anos. O peemedebista admitiu que a missão foi difícil e atribuiu a Welington parte dos créditos da conquista. Enalteceu ainda a interlocução do então ex-ministro da Integração Nacional, hoje deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). “Ele enfrentou debates duros com diversos segmentos. Mas a Assembléia pode comemorar por ter contribuído, e contribuído muito, para, em nenhum momento, deixar arrefecer essa luta”, pontuou.

Bruno classificou a transposição como “decisiva para o nosso desenvolvimento” e uma amostra de que o Governo Federal preocupa-se com o Ceará. “Agora, temos que pressionar para que o próximo presidente, seja de que partido for, dê continuidade”, alertou.

Roberto Cláudio classificou a chegada das obras ao Ceará como “uma resposta ao ceticismo de alguns”; Luiz Pontes considerou que, de todo o Nordeste, o Ceará é o único estado capacitado para receber as águas; Dedé afirmou que somente com o presidente Lula os nordestinos passaram a ser “notados”; e Neto Nunes argumentou que só é contra a transposição quem não conhece a realidade do Interior. “Quero só que Vossa Excelência me convide, porque ouvi dizer que vai tomar um banho lá no dia da inauguração”, descontraiu Sérgio Aguiar

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário