Tio Boris

Depois de muito batalhar e graças às novas leis

da ex-União Soviética, o tio Boris conseguiu
>
> permissão para emigrar para Israel, igual a
>
> muitos outros camaradas russos. Porém, ele
>
> se queixava: Me discriminavam, não desejavam
>
> que eu saísse, me investigavam todo o tempo,
>
> se eu sou uma boa pessoa. Por fim, se deram
>
> conta e concordaram com a minha saída.
>
> No dia da partida, na alfândega, um oficial
>
> russo revistava as bagagens de tio Boris e,
>
> de repente, abre uma delas e pergunta:
>
> - Que é isto?
>
> - Perdão - disse Boris - você deve perguntar
>
> 'Quem é este?'. Este é um busto do camarada
>
> Stalin, nosso querido ideólogo e grande
>
> dirigente do partido. E eu o levo para nunca
>
> me esquecer dele.
>
> - É verdade - disse o guarda - ele pensava
>
> diferente dos judeus, porém lhe felicito. Passe.
>
> Tio Boris chega a Tel Aviv e quando é revistado
>
> na alfândega, o oficial israelense abre uma
>
> bagagem e lhe pergunta:
>
> - Que é isto?
>
> - Perdão - disse Boris - você deve perguntar
>
> 'Quem é este?'. Este é o maldito ditador
>
> antisemita Stalin por quem sofremos tantas
>
> desgraças e misérias. Trago este busto para
>
> não esquecer de seu rosto e ensinar aos jovens
>
> quem nos fez sofrer dia após dia.
>
> - Bom senhor, acalme-se - lhe disse o guarda
>
> - você já está aqui em Israel, pode passar. Passe,
>
> passe que sua família o espera.
>
> E tio Boris é recebido com grande alegria por
>
> seus irmãos, sobrinhos e toda a família. Vão
>
> todos ao kibutz onde haviam preparado uma
>
> grande festa para recebê-lo. Quando chegaram
>
> em casa, lhe disse um sobrinho:
>
> -Tio, venha ver primeiro os seus aposentos e
>
> deixar suas coisas e se refrescar - e logo o
>
> acompanha ao seu quarto e o ajuda com suas coisas.
>
> E quando Boris abre a valise e coloca o busto
>
> sobre sua cama, então, o sobrinho pergunta:
>
> -Tio Boris, quem é esse?
>
> -Perdão - disse Boris - Tu deves perguntar
>
> 'Que é isso?'. Isso, querido sobrinho, são cinco
>
> quilos de ouro puro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário