Tasso questiona aumento do valor da refinaria de PE

O senador Tasso Jereissati voltou a criticar a atuação da Petrobas na definição dos projetos de refinaria do Ceará e Pernambuco, ontem à tarde, durante reunião da CPI que apura denúncia envolvendo a empresa. Para ele, o governo Lula permanece usando “dois pesos e duas medidas quando se trata do Ceará. Durante depoimento à CPI, o gerente-geral de Implementação de Empreendimentos para a Refinaria Abreu Lima, Glauco Colepicolo Legatti, disse que o valor do empreendimento vai sair mais caro do que o previsto, mas não confirmou superfaturamento nas obras da refinaria que está sendo construída no Pólo de Suape, localizada próxima ao Recife, como havia apontado o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com ele, o custo total passou de R$10 bilhões para R$23 bilhões e o motivo para o aumento na previsão de gastos foi provocado por “indefinições e mudanças” no projeto inicial da refinaria.

O senador Tasso Jereissati questionou as explicações do gerente e disse que as mudanças podem provocar um sério prejuízo à estatal. “Com esse aumento, a Petrobrás vai ter que rever todo seu plano. É um erro gravíssimo, porque muda todo o quadro de retorno da Petrobrás. A empresa pode estar tomando um prejuízo incalculável já que esse aumento mudou o projeto inteiramente, podendo, inclusive, refletir no preço do produto final”, protestou.

Tasso lembrou ainda o argumento da Petrobrás para inviabilizar o projeto da Siderúrgica no Porto do Pecém. Para o Senador, a justificativa de que houve uma alteração no preço do gás não é suficiente. “Ora no caso da refinaria de Pernambuco nós não estamos falando de um mero insumo como o gás, mas do preço do empreendimento como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário