STDS leva ações de capacitação ao Crato

GOVERNO ITINERANTE
O Governo do Ceará na Minha Cidade viaja, na próxima segunda-feira, dia 31, para o Crato. Na ocasião, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) firma parcerias e forma novas turmas nos municípios de Crato, Altaneira, Araripe, Assaré, Nova Olinda, Potengi, Saboeiro, Salitre e Tarrafas, do Projeto Criando Oportunidades, beneficiando 225 jovens e entrega, ainda, certificados de participação aos prefeitos dos nove municípios. Os concludentes do curso de corte e costura recebem certificados e kits de instrumental de trabalho, compostos por uma máquina de costura.

Também recebem certificados os concludentes do curso de Agente Operacional de Atendimento, da linha de ação Jovem Bolsista do Projeto Primeiro Passo. Na passagem pelo Crato, o projeto forma novas turmas em nove municípios: Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Saboeiro, Santana do Cariri e Tarrafas, beneficiando 180 jovens. Serão entregues também os cartões bancários para recebimento da bolsa de ajuda de custo para os jovens que participam dos cursos de capacitação na linha de ação Jovem Bolsista.

Os municípios de Araripe, Assaré, Santana do Cariri e Tarrafas assinam termo de adesão ao Programa de Apoio às reformas Sociais (PROARES II). “O Proares não se resume em obras, mas compreende a necessidade de aperfeiçoamento dos serviços prestados, com qualidade, para melhorar as condições de vida das pessoas no interior”, destacou a titular da STDS, Fátima Catunda. Os prefeitos de Crato, Potengi e Tarrafas recebem certificados de participação do município no Projeto Estação Família.




AÇÕES DA STDS

A STDS realiza, através da Central de Artesanato (Ceart), o cadastramento nacional e estadual de artesãos para o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e emissão de carteira estadual do artesão. Para isso, os artesãos precisam apresentar documentação devida (RG, CPF) e se submeter a teste de habilidade. A meta é cadastrar três mil pessoas no interior cearense ainda neste ano. Além dos cadastramentos, o município recebe também a unidade móvel do SINE-IDT/CE, disponibilizando emissão de carteira de trabalho e cadastramento de trabalhadores à procura de emprego.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social fará doação de cadeiras-de-rodas aos cidadãos cadastrados, além de disponibilizar informações sobre os programas Bolsa Família e Projovem Adolescente. A Central Fácil leva balcão de informações e cadastramento para os micro e pequenos empreendedores e organiza, junto com o SINE, a oficina de orientação “Os Benefícios do Micro Empreendedor Individual”. Haverá, ainda, a oficina de “Preparação de lanches rápidos”, com direito à degustação. O Fórum do Trabalho e Desenvolvimento Social discute os seguintes temas: “Políticas Públicas e Ação Social Educativa com Idosos e Deficientes” e “Trabalho de Juventude: O Desenvolvimento da Cidadania”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário