Sobrado Dr. José Lourenço recebe o artista Tunga

O Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro), equipamento vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), recebe neste sábado (22), às 9h, a visita do artista Tunga. Filho do escritor cearense Geraldo de Mello Mourão, Tunga conversa com os artistas e interessados no Café do Zé. O pernambucano Tunga é um dos mais mais renomados artistas brasileiros com destaque em todo o mundo, expondo em instituições de prestígio, como o Museu do Louvre e Bienal de Veneza.

O projeto Café do Zé acontece semanalmente aproximando o público amante das artes visuais, trazendo conversas com um artista convidado no Sobrado.

O artista - Escultor, desenhista e artista performático. Muda-se para o Rio de Janeiro, onde em 1974 conclui o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Santa Úrsula. Foi colaborador da Revista Malasartes* e do Jornal A Parte do Fogo. Na década de 1980, realiza conferências no Instituto de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula e na Universidade Cândido Mendes. Recebe o Prêmio Governo do Estado por exposição realizada no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em 1986. Em 1990, recebe o Prêmio Brasília de Artes Plásticas e, em 1991, o Prêmio Mário Pedrosa da Associação Brasileira de Críticos de Arte [UTF-8?]– ABCA pela obra Preliminares do Palíndromo Incesto. De lá para cá, Tunga tornou-se um dos artistas contemporâneos mais relevantes da cena mundial, expondo em todo o mundo nas instituições de maior prestígio, como o Museu do Louvre, além de estar presente na 47a Bienal de Veneza, em 1982 e na X Documenta, em Kassel, 1997. Tunga trabalha constantemente na construção de metáforas, através da associação livre entre diversas matérias como ímãs, cobre, vidros etc., investigando áreas do conhecimento como literatura, filosofia, psicanálise, teatro e até disciplinas das ciências exatas e biológicas. O forte acento erótico contido na sua obra encontra-se evidente nos seus desenhos, nos quais vemos articuladas questões como o sexo, a violência e a morte. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.


O artista chega em Fortaleza na sexta-feira dia (21) e estará disponível para entrevistas no sábado, a partir de 9h, no Sobrado Dr. José Lourenço


Exposição Estrelas do Norte- que reúne artistas e obras significativas da Zona Norte do Estado do Ceará até o dia 30 de agosto. São 37 artistas que comemoram a evidente expressão pessoal, regional e universal. A curadoria da exposição é de Dodora Guimarães.


O Sobrado - Restaurado com o auxílio dos alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu, do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), o Sobrado Dr. José Lourenço funciona como centro cultural aglutinador das artes visuais do Ceará. O prédio abriga salas para exposição e auditório, consolidando-se como espaço de convivência e difusão das artes visuais com acesso gratuito da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário