Segurança para curtir a vida em duas rodas



AMC realiza diversas atividades educativas com motociclistas
Liberdade, jovialidade e vento no rosto. Andar sobre duas rodas é um hobby para alguns, um estilo de vida para outros e ferramenta de trabalho para muitos motoboys da cidade. Preocupada com os índices de óbitos com motociclistas no Ceará, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), através da Divisão de Educação para a Cidadania no Trânsito (Dect), está realizando, até domingo, a Semana do Trânsito em Duas Rodas. As estáticas de morte são preocupantes: 21% dos óbitos no Estado são por acidentes de moto. No ano passado, 84 motociclistas morreram. A ação começou no último dia 25 com a realização de blitz educativa. No sábado acontecerá oficina de pilotagem defensiva no Castelão.

Visando a sensibilização de motociclistas, a chefe da Dect, Sheyla Fontenele, ressaltou a importância da educação no trânsito e da consciência de que álcool e moto não combinam. “Não custa nada lembrar que o capacete é indispensável para a proteção assim como o respeito às normas de trânsito”, frisou Sheyla Fontenele. Durante toda a manhã de ontem, motoristas participaram de seminário que tinha como objetivo conscientizar e sensibilizar os usuários das vias em geral, principalmente os motociclistas, para a construção de um trânsito seguro e responsável. As palestras apresentaram discussões sobre ética, cidadania no trânsito e as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Apesar de aprovar as ações educativas, Wagner Comodoro, presidente do Moto Clube Motorcycles, na avenida Pontes Vieira em Fortaleza, fala que o difícil é mudar a consciência dos motoqueiros que já se acostumaram com a contravenção. “Tem muita gente que enxerga a moto como um brinquedo e que acaba sujando a fama dos que são motociclistas e respeitam o trânsito. Nós temos um estilo de vida, valorizamos a liberdade e conseguimos nos aventurar com segurança”, disse o presidente. Com mais de 60 integrantes, o Moto Clube realiza passeios periódicos em caravanas pelas estradas. Segundo Wagner, não foi registrado nenhum acidente no grupo. A partir das 10h da manhã do sábado, ele estará ministrando, no estacionamento do Castelão, uma oficina de Pilotagem Defensiva.

» Direção Defensiva. Confirmando a opinião do Wagner Comodoro, Sheyla Fontenele reconhece que é difícil a tarefa de educar. Segundo ela, muitos dos problemas de transito vêm da formação de condutores. “Apesar da mudança na carga horária das aulas para tirar a carteira de motorista, ainda há pouco tempo para a direção defensiva”, relatou a chefe da Dect/AMC. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-Ceará), houve aumento na carga horária, visando mais tempo para a formação defensiva.

A grade curricular do curso teórico de direção se distribui em 18 horas-aula sobre legislação de trânsito, 16 horas-aula em instruções sobre direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas, quatro horas-aula de noções em primeiros socorros, quatro horas-aula para noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito e mais três horas-aula sobre funcionamento do veículo de duas ou mais rodas. “O Detran tem que priorizar a formação e garantir que os motocilistas respeitem as normas e vejam a moto não mais como um fetiche”, disse Sheyla Fontenele.

No curso teórico-técnico de direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas, foi acrescentado um tópico que visa orientar os candidatos a novas Carteiras Nacionais de Habilitação sobre temas como estado físico e mental do condutor, as consequências da ingestão e o consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas (entorpecentes).

» Reconhecimento. O Senado aprovou, no dia 8, o projeto de lei que regulamenta as profissões de motoboy, mototaxista e motofrete. A nova lei, que ainda precisa ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece a idade mínima de 21 anos para o exercício dessas profissões, além da exigência de habilitação por, no mínimo, dois anos na categoria de motos. Segundo o relator da proposta, senador Expedito Júnior (PR-RO), existem atualmente no Brasil 2,5 milhões de motoboys e mototaxistas que trabalham na informalidade por falta de regulamentação dessas profissões.

CUIDADOS AO PILOTAR

- Em viagens, pare com frequência de 100 a 200 km, faça um alongamento, tome uma
água, o vento desidrata, sua viagem ficará mais prazerosa e você verá detalhes do trajeto
que nunca imaginava existirem;
- Na cidade ou na estrada, pilote sempre com responsabilidade;
- Diminua a velocidade quando houver incertezas na rua ou estrada;
- Nunca pilote com álcool na cabeça, no estômago ou nas veias;
- Não ultrapasse sem ter certeza: visão frontal e dos espelhos;
- Nunca faça conversão à esquerda em pistas de mão dupla, dê a volta no quarteirão.
- Não salte em lombadas, este instrumento é construído para reduzir a velocidade;
- Quando for inevitável uma parada de emergência mantenha o giro do motor,
até acelere um pouco com o pé esquerdo, vá baixando as marchas e,
com o direito mantenha a ação no freio traseiro;
- Se pilotar todos os dias, não abuse da confiança;
- Pilote sempre com a luz acesa;
- Cuidado com cruzamentos;
- Independente da sua velocidade de tocada, a distância segura do
carro/moto da frente sempre será no mínimo de 3 segundos, é o tempo
que você leva para acionar os freios;
- Faça uma inspeção rápida nas condições da moto sempre que for andar após
um período parado, pneus, corrente, pregos, raio quebrado, bagagens solta;
- Usar sempre equipamentos de segurança, principalmente o capacete.
Deu no Jornal O Estado

Penso eu: Motoqueiros de moto grande gostam de ser chamados de motociclistas. Os outros são o lixo da turma porque andam de chinelo.

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