SAM'S Club terá preços 15% mais baratos



Empreendimento contará com sete mil produtos em Fortaleza

FOTO: IRATUÃ FREITAS / O ESTADO

Por Mara Cibely
Especial para O Estado

Caracterizado como um clube de compras varejistas, o formato SAM’S Club, da rede Wal-Mart Brasil será lançada no mês outubro, em Fortaleza. No Nordeste, o Ceará será o 23o estado a receber o empreendimento. Presente no Brasil desde 1995, a rede detentora dos supermercados Hiper Bompreço, Bompreço e Maxxi Atacado já está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, dentre outros.

Direcionada a comerciantes, profissionais liberais e ao consumidor final, o SAM’S Club deverá ter uma média de preços cerca de 10 a 15% no varejo convencional, em relação ao outros supermercados da rede, como o Bompreço, por exemplo. O empreendimento contará com aproximadamente 7 mil produtos, dentre eles itens exclusivos, de marca própria e importados, que vão desde alimentos, produtos de limpeza, eletrônicos a vestuários. Em comparação com outros mercados atacadistas, o diferencial de desconto é de aproximadamente 6%.

Segundo o presidente da Wal-Mart Brasil, Hector Núñez, a capital cearense tem sido destaque nos últimos anos para investimentos na construção de supermercados devido aos atrativos que a cidade disponibiliza: “Fortaleza vem se transformando ao longo dos últimos 15 anos. É uma cidade com um setor comercial consolidado, com um turismo de qualidade e com excelentes serviços. O poder aquisitivo da população fortalezense vem crescendo. Vamos proporcionar a esta população mercadorias diferenciadas, combinadas a um baixo custo”, avaliou.

O SAM’S atenderá tanto compradores pessoa física quando jurídica. Para comprar no clube será necessário realizar uma filiação, cuja taxa é de R$ 45,00 e deve ser paga anualmente. O consumidor final (pessoa física) pode ser o titular e adquirir mais um cartão para um dependente sem nenhum custo adicional. Já as empresas podem adquirir um cartão convencional, pagando-se a mesma taxa e ter oito cartões adicionais, sendo que para estes últimos serão cobrados R$ 20,00 cada. “No caso de pessoa jurídica oferece a compra mais barata de produtos com a possibilidade de venda dos produtos finais”, avalia.

Antes mesmo de abrir as portas, o empreendimento já possui 60.000 clientes associados. No Estado, além da abertura do SAM’S Club, estão previstos a construção de mais outros dois Supermercados Bompreço na capital, um na Av Santos Dumont e outro nas proximidades do Cocó, e uma loja Maxxi Wal-Mart em Maracanaú, além de mais uma loja do grupo no município de Itaitinga para o ano de 2010. Estes quatro empreendimentos estão avaliados em um valor superior a R$ 100 milhões.

Núñez explicou que, em 2008, a matriz da Rede de Supermercados, localizada nos Estados Unidos, cresceu de 3 a 4% por mês. Já no Brasil, ele acredita que o ritmo será o mesmo. “Para nós, o Brasil não entrou em crise, principalmente no varejo, pois estamos tendo um ano bastante produtivo em relação ao mesmo período de 2008. No País, no ano passado, superamos um faturamento de R$ 7 bilhões”, afirma Hector. Todas as lojas da Wal-Mart já estão se preparando para as festas natalinas, no caso do SAM’S Club ele também deverá atender a esta demanda, já que sua inauguração está prevista para outubro próximo.
Somente para o ano de 2009, o Wal-Mart fechou com o Governo Federal, um investimento de R$ 1,6 Bi para construção de 91 lojas em todo o País. Este empreendimento deverá demandar a contratação de aproximadamente 6.000 novas pessoas. Lançado em junho deste ano, o programa Clube do Produtor visa o desenvolvendo do agronegócio no Estado, incentivando à produção agrícola e agropecuária de pequenos e médios produtores cearenses. O programa permite o acesso destes produtores ao mercado de varejo das lojas do Grupo Wal-Mart Brasil, bem como também permitirá o ingresso destes produtos ao SAM’S Club.
Em relação à preocupação com o meio ambiente, nenhuma das lojas da Rede fornece sacolas plásticas sem que o cliente pague por ela. “Temos uma meta de, até 2013, reduzir em 50% o uso de sacolas plásticas. Para isso, oferecemos a possibilidade de, ao final da compra, o cliente receber um desconto de R$ 0,03 centavos por cada sacola plástica que ele não utiliza”, confirma.

Segundo José Rafael Vasquez, vice-presidente do Wal-Mart no Nordeste, a cidade de Fortaleza foi escolhida para sediar mais um SAM’S Club por ser é 2a capital com maior PIB do Nordeste e por possuir “uma grande perspectiva de crescimento para os próximos 10 anos”.

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