Reforma total prevista para 90 dias no prédio do Museu Sacro São José de Ribamar.

O público será recebido no anexo, no Largo da Independência
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) informa ao público que o prédio do Museu Sacro São José de Ribamar (Praça Cônego Araripe, 22 – Centro), em Aquiraz, distante 32 km de Fortaleza, estará fechado para uma grande restauração a partir de segunda-feira, dia 10 de agosto, por um período de 90 dias, mas o público poderá continuar visitando o acervo de obras sacras. A reforma custará R$ 219.804,49, sendo recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Tesouro do Estado executada pela Secretaria de Turismo do Ceará.
A partir do dia 15 de agosto, sábado, o atendimento ao público se dará em prédio anexo, localizado no Largo da Independência (atrás do Museu Sacro, onde funcionava a Secretaria de Educação de Aquiraz). É neste casarão que o Museu Sacro promove sua programação cultural mensal.
A primeira atividade na nova casa será a reabertura da mostra permanente “Santos e outros objetos sacros”, em homenagem ao aniversário de 200 anos da Igreja Matriz de Aquiraz, no dia 15 de agosto, sábado. Já no dia 29 de agosto é a vez de um encontro com a sociedade aquiraense, no I Seminário de Integração do Museu com a Comunidade de Aquiraz. Informações pelo telefone (85) 3361-2535.
Bem Tombado - O Museu Sacro de Aquiraz é tombado pelo Governo do Estado e mantido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Funciona no mesmo prédio onde existia a Cadeia Pública de Aquiraz, de 1742 a 1965. As grades originais da prisão ainda estão lá. O segundo pavimento do Museu também é histórico, pois recebeu de 1877 a 1965, a sede da Prefeitura e da Câmara Municipal, além de um salão de festas.
Foi inaugurado em 27 de setembro de 1967 e possui acervo com mais de 500 peças oriundas, principalmente, do espólio dos jesuítas. Entre as peças do local, estão missais, paramentos, oratórios e imagens eruditas e populares, classificadas nas coleções de imaginária, ourivesaria, mobiliário e indumentária. A maioria delas é datada dos séculos XVIII e XIX.
Serviço: Anexo do Museu Sacro São José de Ribamar – Largo da Independência, sn, Centro Aquiraz. Horário de visitas: terça a sábado das 8h às 17h. Entrada franca. Informações pelo telefone (85) 3361-2535.

Nenhum comentário:

Postar um comentário