Política alemã usa decote de Merkel para atrair eleitores



Uma política alemã lançou cartazes de campanha exibindo o decote da chanceler Angela Merkel, em uma tentativa de atrair votos na eleição de 27 de setembro. Merkel não foi informada e a liderança do partido não parece muito contente.

Uma candidata pela conservadora União Democrata Cristã (CDU), de Angela Merkel, tem causado incômodo com um cartaz de campanha exibindo o amplo decote da chanceler ao lado do seu. O slogan do cartaz diz: "Nós temos mais a oferecer".
O decote revelador da premiê alemã Angela Merkel foi visto pela primeira vez em uma ópera em Oslo


O cartaz exibe uma foto de Vera Lengsfeld, 57 anos, em um vestido decotado ao lado de uma foto famosa do decote revelador de Merkel, durante sua visita à ópera em Oslo, em abril de 2008. O comando dos democratas cristãos não pareceu particularmente contente. Um porta-voz disse: "Isso não foi discutido conosco".

Lengsfeld, uma ex-ativista de direitos civis da Alemanha Oriental que foi presa pela polícia secreta Stasi, disse ao jornal popular "Bild": "Eu estou certa que Merkel está sorrindo a respeito. Afinal, ela tem senso de humor".

A candidata, que está concorrendo a uma cadeira no Parlamento alemão, disse que precisava apresentar um cartaz chamativo para a eleição federal de 27 de setembro, porque está concorrendo pelo distrito altamente esquerdista de Kreuzberg-Friedrichshain de Berlim, onde a CDU teve apenas 12,4% dos votos na última eleição, há quatro anos.

Ela disse que o cartaz atraiu 17 mil visitantes ao seu site de campanha eleitoral em um único dia. Muitas das críticas postadas em seu blog vieram de homens a acusando de sexismo. Uma pessoa, que se identificou como Daniel Baltar, postou: "Você ficou completamente louca? Você se declarou insana com esses cartazes - e desqualificou politicamente a si mesma".

Mas várias comentaristas do sexo feminino no blog disseram que ela demonstrou coragem e um certo grau de ironia. Vários distritos regionais da CDU agora estão considerando seguir o exemplo, usando o decote de Merkel em seus próprios cartazes. Mas não há planos até o momento de exibir a foto reveladora nos grandes outdoors de campanha do partido.

O cartaz, juntamente com o do Partido Verde de oposição, exibindo o traseiro nu de uma mulher negra, pode marcar uma tentativa de injetar vida naquela que tem sido uma campanha eleitoral tépida até o momento. Os humoristas alemães fizeram sua própria contribuição na semana passada, ao estimular o interesse pela campanha ao lançar programas de partido satíricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário