PMDB quer desarquivar representação contra Arthur Virgílio. Inácio endossa

“O PMDB recorreu, nesta quinta-feira, da decisão do presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ), de arquivar representação contra o líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (AM). No recurso, o partido afirma que as acusações contra o tucano não se referem a fatos ocorridos antes dele assumir o mandato na Casa –por isso devem ser investigados pelo colegiado. Os peemedebistas também afirmam que a representação contra Virgílio encaminhada ao Conselho de Ética reúne documentação “idônea”, arrola testemunhas e especifica provas que podem ser produzidas contra o tucano. “Importa considerar que todas as imputações são muito graves e, uma vez confessadas pelo representado, a representação necessita ser registrada, autuada para percorrer a tramitação”, afirma o partido.

O recurso foi assinado pela chamada “tropa de choque” de Sarney no conselho: Wellington Salgado (PMDB-MG), Almeida Lima (PMDB-SE), Gilvam Borges (PMDB-AP), Gim Argello (PTB-DF) e Inácio Arruda (PC do B-CE). O PMDB pede que o presidente do conselho, Paulo Duque (RJ), acolha a representação. Duque terá que submeter o recurso ao plenário do colegiado, assim como vai fazer com as demais 11 representações contra o senador José Sarney (PMDB-AP), que foram arquivadas sumariamente pelo peemedebista. A oposição apresentou 11 recursos contra cada um dos arquivamentos do caso Sarney.

Com maioria no conselho, os governistas devem aprovar sem dificuldades o recurso do PMDB. A oposição, por sua vez, espera que senadores do PT apoiem pelo menos um dos recursos dos processos de Sarney para que o conselho investigue o presidente da Casa. Com apenas cinco das 15 vagas de titulares no Conselho de Ética, DEM e PSDB precisam do apoio dos três petistas para dar andamento às ações contra o peemedebista. O presidente do conselho vai realizar reunião do colegiado somente na semana que vem para decidir sobre os recursos. Até lá, os petistas vão ganhar tempo para decidir o que fazer. O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), defende que a legenda se mostre favorável à tramitação de pelo menos um dos processos contra Sarney

Nenhum comentário:

Postar um comentário