Padre Zé discursa sobre o HGF

Pronunciamento proferido pelo Excelentíssimo Senhor Deputado José Linhares em Sessão Ordinária da Câmara dos Deputados, do dia 25 de agosto de 2009.

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,
Dentre as grandes conquistas da Constituição de oitenta e oito, temos de colocar em relevo o Capítulo da Saúde, que criou o SUS -Sistema Único de Saúde - universalizando, integralizando e descentralizando, o problema mais premente da sociedade brasileira.
Todas as necessidades de uma nação, por mais importantes que o sejam, podem sofrer procrastinação, mas somente uma não pode padecer adiamento: a Saúde, sob pena de vermos seus cuidados quedarem inócuos, porquanto tardios.
O SUS é um projeto ambicioso, ousado, caro, no entanto, de grande relevância social, porquanto é o reconhecimento e o resgate da vida, dom mais precioso de Deus. Ao par deste resgate, proporciona o respeito e a dignidade da pessoa humana, restituindo-lhe a cidadania, direito sagrado de um País democrático.
Vazado nestes valores foi que contemplei “in loco”, visitando, pormenorizadamente, o Hospital Geral de Fortaleza, mormente a nova unidade, recém construída e equipada, merecidamente dedicada a um dos maiores cardiologistas deste País: Régis Jucá, com quem tive a honra de conviver por vários e vários anos.
Entre entusiasmado e atônito, percorri um hospital com dimensões impressionantes, não para a realidade brasileira, mas para a realidade internacional.
Acostumado com a vida hospitalar, na qual militei por 35 anos, tendo percorrido hospitais de várias regiões do planeta, posso testemunhar que vi com os próprios olhos uma Instituição Hospitalar Pública, coloco o acento no Pública, Científica, tecnológica e humanizada que encheu meu coração de orgulho, minha inteligência e curiosidade estimulada e revigorada, minha crença no Homem e no Sistema Único de Saúde.
Reprisando o poeta: “Meninos eu vi”, 118 leitos de UTI; 21 salas de cirurgia, sendo quatro inteligentes, ou seja, podem, simultaneamente, transferirem seus procedimentos para educação de internos e residentes, e comunicarem-se pela telemedicina com o mundo; 76 leitos de recuperação pós-cirurgia; 500 m² de área para anatomia patológica; 85 salas para atendimento ambulatorial; 20 unidades para atendimento de AVC; e outros e mais outros serviços disponibilizados à população carente do meu Ceará.
Repito, revigorei minha crença no Homem e no SUS: ”Meninos eu vi” a coragem de um governador construindo um equipamento de saúde com tecnologias que, de tão avançadas, tornam-se raras nas diversas regiões brasileiras; Meninos eu vi uma equipe, capitaneada pela Dra. Niobe Maria Ribeiro Furtado Barbosa, solidária e entusiasmada, privilegiando, além de toda a técnica, a humanização do paciente que é acolhido naquele templo de amor, onde se celebra com fervor a missa da vida.
Para o meu governador, Cid Gomes, muito além de parabéns, o reconhecimento sincero de todos nós cearenses. Para Dra. Niobe e sua motivada equipe, mil congratulações. Louvores, palmas, a saúde merece.
Muito obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário