Orquestra de Sopros de Pindoretama no Ensaio Aberto

O programa Ensaio Aberto desta quarta-feira, 12 de agosto, leva ao Palco Principal do Theatro José de Alencar a Orquestra de Sopros de Pindoretama. A apresentação começa às 9h, é aberta ao público e voltada para formação musical de alunos e alunas das redes pública e particular do Estado.

Cerca de vinte mil estudantes já participaram desta programação, organizada pela Associação Artística de Concertos do Ceará. A ação inclui ainda uma visita guiada ao Theatro José de Alencar, que conta aos alunos a história da principal casa de espetáculo do Estado, fundada em 1910. Esses concertos são especialmente produzidos para crianças e adolescentes com o objetivo de agregar valores da cultura musical entre os jovens, proporcionando-lhes a experiência de assistir a uma orquestra pela primeira vez.

Mantida pela Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), a Orquestra de Sopros de Pindoretama existe há 9 anos, e tem como objetivo incluir socialmente crianças e adolescentes, alunos das escolas públicas do município de Pindoretama-CE, por meio da música.

No projeto, jovens com idade entre 11 e 22 anos aprendem a tocar instrumentos de sopro e percussão. Para participar da Orquestra, é requisito imprescindível que os músicos estejam matriculados na escola e apresentem um bom desempenho escolar.

Atualmente, a Orquestra conta com 60 integrantes no grupo principal e possui uma escola de iniciação musical com mais 200 crianças. Ao passo que vão atingindo a maioridade, os músicos saem para o campo profissional, e as novas vagas são ocupadas pelos alunos da escola de iniciação musical.

Além das tradicionais "Marchas" e "Dobrados, típicos das Bandas de Música, a Orquestra apresenta um repertório bastante variado, composto por ritmos populares brasileiros e internacionais.

Tendo realizado mais de 450 concertos em todo o Ceará, o grupo também se apresentou na Alemanha em 2002 e 2006, onde foi o único representante do Brasil em diversos festivais de música, incluindo apresentações na Copa do Mundo de Futebol, em Hamburgo.

A Orquestra de Sopros de Pindoretama tem como Diretor Artístico o Maestro Arley França, seu idealizador e fundador. Músico e pedagogo, com formação musical em Bandas, estudou regência orquestral na Canford School of Music, na Inglaterra. O projeto tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), Oi Futuro, Prefeitura Municipal de Pindoretama e Funarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário