Olimpíadas Universitárias 2009 reúne destaques nacionais e internacionais no Ceará

Em sua quinta edição de disputas, as Olimpíadas Universitárias Brasileiras chegam a Fortaleza nesta sexta-feira (14) e com ela destaques de todos os cantos do Brasil. Atletas renomados no Brasil e no mundo, como o fundista Hudson de Souza, destaque dos 110m com barreiras, e o atual vice-campeão mundial dos 50m peito, o nadador Felipe França, vêm ao Ceará disputar a competição que reúne atletas universitários entre 18 e 28 anos de 400 Instituições de Ensino Superior (IES).
Com o objetivo de resgatar o valor e a importância das competições universitárias e promover a prática do esporte de competição nas universidades públicas e privadas do País, as Olimpíadas 2009 irão reunir cerca de 2.817 atletas que, somados aos técnicos e dirigentes, totalizam uma delegação de mais de 3 mil pessoas envolvidas nas modalidades atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, voleibol e xadrez.
A quinta edição das Olimpíadas Universitárias chega a Fortaleza como integrante do novo ciclo olímpico promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). O Ceará tem 136 representantes, participando de todas as modalidades disputadas. Os esportes coletivos contam com duas divisões, sendo que a 1ª Divisão serve como acesso para os melhores para a Divisão Especial, que conta com as oito melhores equipes do país.
A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e a Secretaria do Turismo do Turismo (Setur) formularam a candidatura de Fortaleza em outubro de 2008 ao COB. Dentre outras ações, uma comissão do COB e da CBDU esteve na Capital cearense para visitas às instalações esportivas e para análise do projeto da candidatura. "A cidade possui uma ótima estrutura hoteleira e disponibilizou todas as condições para oferecermos os melhores serviços para os participantes", cita Edgar Hubner, do COB.
A realização e organização do evento é do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com apoio da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e da Federação Universitária.
Destaques
Atual vice-campeão mundial e recordista sul-americano dos 50m nado peito, o nadador Felipe França surge como a grande estrela na disputa pelo ouro. Ex-detentor do recorde mundial da prova, Felipe disputou no último final de semana o Mundial de Natação em Roma, e conquistou uma
das cinco medalhas do Brasil na competição. Em uma disputa acirrada com o sul-africano Cameron van der Burgh, onde ambos quebraram o recorde mundial que era do brasileiro, Felipe acabou com trazendo a prata para o Brasil. Nas Olimpíadas Universitárias, o atleta de 22
anos representa a Universidade Paulista (Unip), de São Paulo.
Outro destaque internacional da competição é Hudson de Souza, um dos maiores nomes do atletismo nacional. No currículo foram dois ouros no Pan-Americano em Santo Domingo (República Dominicana), em 2003 (1.500m e 5.000m) e um em 2007, no Rio de Janeiro (1.500m), além de um bronze em Winnipeg (Canadá), em 1999, também na prova de 1.500m. Outro destaque é Matheus Inocêncio, primeiro brasileiro a participar tanto dos Jogos Olímpicos de Verão (foi finalista dos 110m com barreira em Atenas-2004) como dos Jogos Olímpicos de Inverno (no bobsled, descida
cronometrada de trenó em equipe por uma pista de gelo especial, em Salt Lake City-2002), em que defendeu a equipe brasileira, conhecida mundialmente como “bananas congeladas”.
Os esportes coletivos também têm sua vez nas Olimpíadas Universitárias. Paulo César (PC) Oliveira, técnico de futsal campeão mundial em 2008 pela seleção brasileira, treina a equipe da Unip na disputa. O handebol traz à Fortaleza dois campeões pan-americanos: Léo Bortolini (Rio-2007) e Aline Pará (Santo Domingo-2003 e Rio-2007).
No total são 2.817 atletas, que, somados aos técnicos e dirigentes, totalizam uma delegação de 3.318 pessoas envolvidas nas modalidades atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, voleibol e xadrez. As Olimpíadas Universitárias contam com o apoio da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e da Federação Universitária. A realização e organização é do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Penso eu: Saudades dos jogos universitários no CEU. Hoje ninguém joga mais nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário