MAnchando a plumagem



Tucanos indicam nome para a comissão do PAC

BANCADA DO PSDB ficou de indicar hoje os nomes para a formação da Comissão Especial que visitará algumas obras do PAC no Estado do Ceará (Foto: José Leomar)

A manifestação do líder João Jaime, desautorizando o vice-líder Tomás Figueiredo, surpreendeu a todos

O deputado Fernando Hugo (PSDB) desistiu de integrar a Comissão Especial da Assembléia Legislativa destinada a avaliar as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que foram prometidas ao Ceará. Ele informou que já pediu ao líder de sua bancada, deputado João Jaime, para discutir com os demais colegas a entrada de outro tucano para aquele colegiado.

O vice-líder da bancada, deputado Tomás Figueiredo, na ausência do líder, havia indicado o nome de Hugo e o dele próprio, mas João Jaime não aceitou a indicação e pediu o presidente da Assembléia para suspender a formação da Comissão até hoje, quando ele indicaria os novos nomes.

Fernando Hugo é um dos deputados que mais reclamam do PAC na Assembléia e solicitou inúmeras vezes que a Mesa Diretora da Casa fizesse a nomeação da Comissão. O tucano chegou a afirmar, no final do semestre passado, que se empenharia, junto com a sua bancada, para conseguir a instalação imediata do colegiado após o recesso, o que pode acontecer ainda nesta terça-feira.

A justificativa de Fernando Hugo é o fato dele ser o 2º secretário da Mesa Diretora. “Eu não quero ter nenhuma regalia”, explicou o tucano acrescentando em seguida: “Não fica bem eu fazer parte desta comissão”, acrescentou.

O presidente da Assembléia, deputado Domingos Filho (PMDB) alterou o caráter da Comissão do PAC para que a instância se tornasse especial na justificativa de que, dentre outras prerrogativas, o colegiado poderia contar com um componente da Mesa.

Apesar de ser lembrado que o Regimento Interno da Assembléia permite sua participação na instância, Fernando Hugo reafirmou sua decisão. “O Regimento [interno da Assembléia] permite muitas coisas, mas o que vale é a concepção de cada um”, pontuou.

Desentendimento

Na última sexta-feira, quando iria começar a anunciar os nomes que deveriam compor a Comissão do PAC, o presidente da Assembléia, Domingos Filho, foi surpreendido pelo líder do PSDB na Assembléia, João Jaime, que pediu um prazo, até hoje, para apresentar novamente os dois nomes de sua sigla, embora tenha sido lembrado, na ocasião que a indicação nos nomes já houvera sido feita pelo vice-líder da bancada, deputado Tomás Figueiredo, no exercício da liderança da agremiação.

É que João Jaime não estava em plenário, na última terça-feira, quando houve o entendimento para formação da Comissão. O vice-líder da bancada, Tomás Figueiredo, fez a indicação do seu nome e o de Fernando Hugo para participar do colegiado, o que foi desfeito por João Jaime ao pedir o novo prazo. A decisão de João Jaime deixou admirado, inclusive, o presidente Domingos Filho.

O deputado Fernando Hugo garantiu que sua decisão não está ligada à atitude de João Jaime sobre a indicação dos nomes. “Isso não quer dizer que eu não vou continuar levando à tribuna o PAC e seu caráter eleitoreiro”, destacou.

Ao ser questionado sobre a solicitação de Fernando Hugo, o líder dos tucanos, deputado João Jaime negou que o colega tenha ficado aborrecido com a atitude do líder. “Ele (Hugo), inclusive, já tinha me pedido que retirasse seu nome”.

Nomes

Hoje os tucanos irão apresentar os dois nomes que faltam para formar a Comissão. João Jaime disse que ainda não sabe quais deputados do PSDB irão compor o colegiado. “Pode até ser eu e o deputado Tomás”, adiantou.

O deputado Heitor Férrer (PDT), quem fez o requerimento solicitando a criação da Comissão do PAC, lamentou a desistência de Fernando Hugo e disse que estaria disposto a fazer um “apelo aos tucanos” para que Hugo fosse indicado pela bancada do PSDB na Assembléia. “Muito me entristece porque Fernando Hugo é um dos que mais questionam o PAC”, enfatizou o pedetista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário