Mais França no Brasil

Biblioteca Pública abre programação especial sobre o Ano da França

De 12 a 17 de agosto, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, o Vila das Artes e os equipamentos culturais da Universidade Federal do Ceará – UFC (Mauc, Casa Amarela e Reitoria) serão ocupados por videoarte, cinema, palestras e mesa-redondas sobre a produção cultural contemporânea da França e do Ceará. A programação realizada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, tem promoção da ONG Quatro Varas e Association Solidarité Provence Amérique du Sud, fazendo parte da programação estadual do Ano da França no Brasil, que apresenta outros dez projetos até novembro de 2009.

O projeto pretende mostrar a vida cultural da região Provence-Alpes-Côte d'Azur (Região PACA), cuja capital é Marselha, com intenção de estabelecer um intercâmbio cultural entre o sul da França e o Ceará. Trabalhando em conjunto com artistas franceses e associações comunitárias cearenses resgatam alguns artistas do sul da França, mas especialmente de Marselha e da Região PACA que possui uma riqueza cultural e patrimonial reconhecidas no mundo inteiro. Só em Marselha são 22 museus, 17 teatros e festivais de música durante o ano inteiro. Esta cidade é ponto base para explorara inúmeras cidades históricas do sul da França.

Programação

Uma oficina começa no primeiro dia da programação com o cineasta e diretor artístico francês Marc Mercier. No atelier videoarte, os alunos estarão durante toda a semana do dia 12 ao 17 de agosto realizando um videoarte sobre a temática “Expressão corporal e canto”.

Marc Mercier tem trajetória em videoarte. Desde 1988 é diretor artístico dos Instants Vídeo, que já percorreu vários países. Atualmente desenvolve o projeto Gama, que tem como objetivo salvar, digitalizar e classificar uma grande parte do patrimônio europeu da criação de vídeo e multimídia, e disponibilizá-lo na internet. Para saber mais sobre o festival, acesse o site www.instantsvideo.com

No dia 13, uma comissão francesa, formada pelos cineastas Marc Mercier, Anne Alix e Aurelia Barbet, pela tradutora Elizabeth Borghino e pelos jornalistas Pascal Jourdana e Leonor E. C. Harispe, farão uma visita a ONGs cearenses. Às 8h30, visitam o “Emaus” apresentado por Airton Barreto. Às 10h30, conhecem as terapias comunitárias da ONG Quatro Varas com Adalberto Barreto e Cezar Peres de Souza. E às 15h visitam o ‘’Pirambu digital’’ apresentado por Mauro Oliveira.

Diariamente, a Casa Amarela Eusélio Oliveira recebe em sessões filmes brasileiros e franceses abertos ao público e mediados por debates. A programação ainda conta com alguns seminários que explicam a relação entre a França e o Ceará.

Serviço: Arte e Cultura do Sul da França no Ceará - Programação diversa do ano França no Brasil/Ceará, de 12 a 17 de agosto. Informações: 8825-5437 e pelo email codac@secult.ce.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário