Luizianne vai presidir PT


FOTO: TIAGO STILLE / O ESTADO

Ao lado do governador Cid Gomes, ela comandará articulações para 2010
Após duas semanas e meia de reuniões em Fortaleza e em Brasília tentando convencer os apoiadores de Luizianne Lins de que era a melhor opção para o partido, o presidente estadual do PT, Ilário Marques, anunciou ontem que não vai candidatar-se à re-eleição. Ele tentava sensibilizar os articuladores da prefeita desde o último dia 6, quando o líder do Governo na Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT), revelou que encontros de base estavam sendo realizados para lançar o nome da petista ao cargo.

Ilário buscou apoio até do ministro da Previdência, José Pimentel (PT-CE), o maior articulador de Lins. Dizia-se o “candidato natural” por ter mais tempo para comandar as costuras com vistas a 2010. Não conseguiu. Segundo ele, o recuo deu-se “em favor da unidade do partido”.

Meses atrás, Marques chegou a recorrer à Executiva Nacional para tentar permanecer no cargo. Fez isso porque, devido a uma resolução interna da legenda, estava impedido de participar do Processo de Eleição Direta (PED) por já ser membro da Estadual há três mandatos consecutivos.

Conseguiu convencer a todos. Agora, porém, tem outros planos. Pretende pleitear uma das 22 cadeiras da Câmara Federal. “Mesmo discordando de algumas coisas e tendo questionamentos, contribuí com a unidade ao retirar meu nome. Isso é fundamental para o PT”, argumentou ele, que, há até pouco tempo, estranhava a alegativa do grupo de Luizianne de falar em “unidade”. À época, Ilário dizia que as divergências eram algo normal dentro do partido, principalmente em momentos de mudança de presidente.

A candidatura ao Legislativo será oficializada assim que José Pimentel for colocado de vez na disputa pelo Senado. Hoje, o ministro é tido como o nome indicado até pelo presidente Lula para ficar com uma das duas vagas. Contudo, evita falar sobre o assunto, pois não descarta a possibilidade de também tentar entrar na Câmara dos Deputados. Daí a cautela de Ilário. “Se ele não for, eu vou”, ponderou.

Paralelo à abstenção do ainda presidente, Luizianne confirmou sua candidatura à chefia da Estadual, cargo que, há 12 dias, indicou como sendo sua “missão política”. O anúncio foi feito por ela mesma ontem à tarde, na sede do PT em Fortaleza, em entrevista coletiva ao lado de diversas lideranças da sigla. Marques não participou da atividade. Preferiu “almoçar com a família”.

A prefeita disse que está sendo colocada por unanimidade, já que a corrente “Movimento PT” abriu mão de concorrer com a chapa previamente formada pelo deputado Federal José Airton Cirilo (PT-CE). Ele seria o aspirante a presidente, mas retrocedeu porque Lins comprometeu-se a manter a Secretaria de Planejamento e Finanças sob o comando do grupo do parlamentar.

Ladeada por Cirilo, Pimentel, o vice-governador Francisco Pinheiro (PT), o deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE), deputados estaduais e vereadores, ela evitou polêmicas sobre 2010, que, agora, coloca-se como o principal impasse a ser solucionado. O PT quer manter-se com a Vice-governadoria, seja na figura de Pinheiro ou na de outro representante, e resiste à entrada do PSDB na base de apoio à re-eleição do governador Cid Gomes (PSB).
Luizianne, por sinal, já deixou claro seu apoio irrevogável a Pimentel para o confronto do Senado e a antipatia ao tucanato. Em entrevista exclusiva concedida ao O Estado no último dia 4, ela declarou: “nossa missão é tirar a política neoliberal do Ceará”. Ontem, não poupou elogios ao ministro da Previdência, lançando-o informalmente candidato.

A petista disse que vai tentar fortalecer o PT, visto os recentes escândalos em Brasília que têm servido de munição para a oposição criticar as posturas adotadas pela sigla. Semana passada, a cúpula petista apoiou o arquivamento das denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Em seguida, parlamentares ameaçaram desfiliação dizendo-se envergonhados do ato.
Ela também reiterou o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB-CE) como seu primeiro candidato ao Senado e agradeceu Ilário Marques por dirigir o partido nos últimos anos. Luizianne tem até hoje, às 20h, para inscrever-se no PED como candidata da corrente “Democracia Socialista”, a qual é ligada.

SAIBA MAIS

Também participaram do ato de oficialização de Luizianne o deputado federal Eudes Xavier (PT-CE); o secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana; o ex-presidente do PT hoje secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo; o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Nelson Martins (PT); e o deputado Artur Bruno (PT).
- Passado o período de inscrições, os pedidos de impugnação de candidaturas ou contestação de chapas e nomes vai até 13 de setembro.
- O governador Cid Gomes também será o presidente estadual do seu partido, o PSB. A eleição acontece no próximo dia 29. Com isso, o diálogo sobre as costuras de 2010 acontecerão principalmente entre ele e Luizianne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário