Luizianne reúne aliados em clima de paz e amor

“A prefeita Luizianne Lins (PT) reuniu, na noite de ontem, em seu gabinete, 30 dos 33 vereadores de sua base de apoio na Câmara Municipal. Oficialmente, o encontro teria sido agendado para aprofundar temas da Copa de 2014. Nos bastidores, entretanto, há sinais de que o convite foi mais uma tentativa de aproximação com a Casa – dessa vez, em um momento particularmente delicado para a prefeita. Em breve, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgará seus gastos referentes a 2005 - que já têm parecer desfavorável do relator, Manoel Veras. Depois da decisão do TCM, a palavra final caberá à Câmara.

Um parlamentar presente ao encontro de ontem, que pediu para não ser identificado, disse que Luizianne estaria tentando afinar as relações com a Câmara e, principalmente com os personagens mais influentes nas decisões.

Entre as medidas, iniciou-se a discussão sobre quem serão os três vice-líderes da Prefeitura, cujos nomes devem ser definidos até o fim deste mês.

Segundo o vereador João Batista (PRTB), uma dos nomes levantados foi o de Walter Cavalcante (PHS), presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara – justamente a que lança parecer sobre a opinião do TCM e submete-o, em seguida, à votação no Plenário.

Também como parte da estratégia de aproximação, haverá reuniões individuais com cada membro da base, a partir da próxima semana. De acordo com um dos presentes ao encontro, a prefeita teria prometido, ainda, aumentar o orçamento da Casa ainda este mês - desde o início do ano, os repasses do Executivo têm sido motivo de desentendimentos com o Legislativo. Outros parlamentares consultados, contudo, não confirmaram o aumento de recursos.

O clima, ao final da reunião, era de amenidade entre a maioria dos presentes. Entretanto, alguns parlamentares saíram antes do previsto, como Glauber Lacerda (PPS) e Carlos Mesquita (PMDB). Questionados pelo O POVO, os dois se recusaram a dar entrevistas. Com cara de poucos amigos e visivelmente transtornado, Mesquita limitou-se a comentar: “Política é uma coisa interessante…”

(Jornal O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário