INCLUSÃO SOCIAL

STDS e Pena firmam parceria para capacitação de jovens

no Centro Educacional Dom Bosco
Data: 25 de agosto (amanhã)

Horário: 9 horas

Local: Gabinete da STDS (Av. Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora)
Novas oportunidades se abrem à inclusão social de jovens internos, em conflito com a lei. Nesta terça-feira, 25, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) assina com a empresa Pena Indústria e Comércio Ltda convênio para instalação de uma unidade de produção fabril no Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) beneficiando, nessa primeira etapa, 10 jovens, com idades entre 15 e 16 anos. O convênio será firmado no gabinete da titular da STDS, Fátima Catunda, e contará com a presença do empresário Raimundo Bernardo Neto.

Hoje, dia 24, os jovens já iniciam a capacitação com instrutores da Pena para conhecer a área onde deverão atuar. A partir de 1º de setembro, a unidade de produção já estará instalada dentro do CEDB, onde, durante 1 ano, os jovens receberão capacitação, material didático, fardamento, lanche, certificação e inserção no mercado de trabalho na condição de aprendiz, através do Projeto Primeiro Passo. O objetivo é atender 20 jovens até o final do ano.

EXPERIÊNCIA DE SUCESSO

A parceria com a Pena é a primeira com o Centro Educacional Dom Bosco (CEDB), que segue um modelo de sucesso já adotado pela STDS, no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (CECAL), onde outros 70 jovens são capacitados pela empresa Marisol, na produção de confecções. Atualmente, cinco ex-internos foram contratados pela empresa e trabalham formalmente na fábrica da Marisol, em Pacatuba.

Já no Centro Educacional Patativa do Assaré (CEPA), mais 15 jovens foram profissionalizados e estão prontos para o mercado de trabalho, numa parceria da STDS com a Metal Mecânica Maia. “A proposta é repetir essas experiências no Centro Educacional Dom Bosco e demais unidades de internação, assegurando a reinclusão social desse jovens ”, explica a titular da STDS, Fátima Catunda. O Dom Bosco atende atualmente 160 adolescentes em conflito com a lei, com idades entre 12 e 17 anos, que cumprem medidas socioeducativas.

Para Henrique Sandro Chaves, diretor da unidade, a parceria é um marco na história do centro. “Era uma demanda antiga dos jovens, que agora terão a oportunidade de aprender um ofício e uma melhor perspectiva para o mercado de trabalho quando saírem do CEDB”, destaca Chaves. Ele lembra que desde 2007, experiências semelhantes já acontecem no CECAL e no Patativa do Assaré, de onde vários jovens saíram ressocializados e com espaços garantidos no mercado de trabalho.
PRIMEIRO PASSO

A capacitação dos jovens no parque fabril da Pena, no Dom Bosco será feita por meio do Projeto Primeiro Passo, na linha de ação Jovem Aprendiz, na qual o estudante é ocupado durante os dois turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano dentro da empresa.

O Primeiro Passo objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Coordenado pela STDS, o projeto atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. Os jovens da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação – Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário