Guaramiranga recebe Le Temps des Guinguettes nesta sexta (28) e sábado (29)



O Festival Le Temps des Guinguettes vai levar um pedacinho da França para o Maciço de Baturité nos próximos dias 28 e 29 de agosto (sexta e sábado). O evento, que teve sua estreia entre os dias 14 e 16 deste mês, no Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza, sobe a serra levando todo o clima francês para a praça do Teatro Rachel de Queiroz, em Guaramiranga.

A programação começa às 18h30 com apresentações de acordeonistas. Às 21h30, será apresentado o espetáculo musical Le Temps des Guinguettes, com a cantora francesa residente em Fortaleza Zizi Barnier. A artista interpretará clássicos da música francesa, como Et Maintenant, La Vie en Rose, C’est Si Bom, Pigalle, entre outros, acompanhada do maestro Tony Maranhão e Banda. Em um misto de música e dança, o espetáculo contará ainda com apresentações de balé clássico, tango, cancan e outros ritmos com grupo da Escola de Dança Madiana Romcy.

Parte do quadro de eventos comemorativos do Ano da França no Brasil, o Le Temps des Guinguettes é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). A atração conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC) e está no calendário estadual do Ano da França no Brasil, juntamente com outros dez projetos que se realizam no Ceará até novembro de 2009. O festival é promovido pela Associação Francesa no Ceará (AFC).

Le Temps des Guinguettes busca reunir famílias cearenses, turistas e demais apreciadores em um resgate da cultura francesa do fim do século XIX e início do século XX. Parte da história da França, as Guinguettes são lugares de nostalgia para aqueles que viveram a época do início do século XX. Verdadeiros cafés dançantes, eles reuniam acordeonistas que animavam os parisienses que costumavam se divertir e tomar um vinho mais barato, o Guinguet, principalmente no verão ou em dias de Festival. Sem resistir à urbanização das margens dos rios Sena e Marne no fim da primeira guerra mundial, à poluição e à aparição da sociedade de consumo, eles se tornaram um símbolo para voltar aos bons tempos durante anos de muita loucura da década de 1920, servindo claramente como cenário para quadros de pintores durante a primeira metade do século XX.

Na França da atualidade os bailes guinguettes acontecem por todo o país, mas o forte mesmo é na beira dos rios Sena e Marne.

SERVIÇO

Le Temps des Guinguettes – Dias 28 e 29 na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, em Guaramiranga. Apresentação dos acordeonistas às 18h30 e Espetáculo Musical Le Temps des Guinguettes, com Zizi Barnier e bailarinos, às 21h. Informações: (85) 3246.2708. Site www.afc.org.br/guinguettes. GRÁTIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário