FORTALEZA RECEBE SEMINÁRIO DO PRÊMIO ODM BRASIL

Será realizado no próximo dia 27, no auditório da FIEC o seminário Prêmio ODM Brasil, que está em sua 3ª edição. O evento, que começará às 9 horas, tem como objetivo divulgar o prêmio entre prefeituras, empresas e organizações sociais, incentivando a implementação de ações que contribuam para o alcance dos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa inédita no mundo e foi criado pelo governo brasileiro, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, como forma de incentivar e disseminar as melhores práticas que visam atingir os objetivos do milênio. O Prêmio foi lançado em 2004 e já foram realizadas duas edições: em 2005, com 920 projetos inscritos e 27 premiados, e em 2008, quando foram inscritos 1062 projetos, com 20 premiações.



Como ocorreu nas demais edições, as práticas inscritas serão avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas. Ao final do processo, as melhores iniciativas serão premiadas por um júri especial. As inscrições para o prêmio estão abertas até o dia 2 de outubro e podem ser feitas no site www.odmbrasil.org.br e pelos correios, aos cuidados da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, em Brasília, Distrito Federal, no endereço: SAIS – Área 02 – A CEP: 70610-900. O regimento interno do Prêmio ODM, com calendário e relação de documentos pode ser obtido no site.



O PRÊMIO - As práticas inscritas devem ser inovadoras, existir há pelo menos 12 meses, apresentar resultados mensuráveis e ter perspectiva de continuidade ou replicabilidade. Depois das inscrições, as ações serão avaliadas e selecionadas por comitês técnicos de especialistas nos ODM. Ao final do processo, as melhores iniciativas são escolhidas e premiadas por um júri especial. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

OBJETIVOS DO MILÊNIO - Os objetivos do milênio foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque em 2000, quando líderes de 189 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.
O sucesso deste compromisso será possível pela adoção de oito iniciativas, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. São elas: solidário e mais justo, até 2015. São eles: 1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2 - Educação básica de qualidade para todos; 3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 - Reduzir a mortalidade infantil; 5 - Melhorar a saúde das gestantes; 6 - Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 7 - Garantir a sustentabilidade ambiental; 8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário