Exposição “Zanazanan – Obras Premiadas”

Será aberta dia 13 no Espaço Cultural Correios
O Espaço Cultural Correios apresenta a exposição Zanazanan – Obras Premiadas, que será inaugurada na próxima quinta-feira, dia 13 de agosto, às 19 horas, e ficará aberta para visitação até 26 de setembro. O público terá acesso a uma seleção de 13 obras de Francisco Zanazanan, sendo 12 delas premiadas em salões e mostras oficiais de arte em Fortaleza, Sobral, Salvador (BA) e Londres, na Inglaterra. A exposição é uma realização do Núcleo Artz, juntamente com o Espaço Cultural Correios, e tem o patrocínio dos Correios e Governo Federal.

Zanazanan – Obras Premiadas é uma exposição inédita, apenas com trabalhos premiados, que nunca foram reunidos numa única mostra. O público terá oportunidade de apreciar obras que há dez anos não são expostas. “Acho essa exposição bastante relevante, sobretudo por reunir parte significante de minha produção artística. E é também a possibilidade de o público local ver ao vivo obras que foram expostas em outros lugares, ou mesmo de ver o trabalho se reinventar”, afirma o artista.

Uma das obras da exposição é “aqui”, de 2007. O sentido se desloca quando o núcleo central da palavra é atingido pelo observador. Aqui vira Ali, num passe de mágica, como ressalta Dodora Guimarães.

A exposição também representa a conclusão de um capítulo da pesquisa do artista sobre a óptica – fenômeno físico da luz. Uma das obras é feita para pessoas cegas, pois não explora imediatamente o sentido da visão, mas, sobretudo o tato e a sensibilidade que envolvem a imaginação, por meio da manipulação de objetos magnéticos. “É um trabalho feito para os que não vêem, porém ‘enxergam’. Mas, é claro, as demais pessoas podem fechar os olhos e imaginar. Está tudo na cabeça”, diz Francisco Zanazanan (37 anos).

São luvas que, ao serem manipuladas pelos que não vêem, dão a sensação de que existem formas. As pessoas colocam as luvas e começam a deslizar uma na outra. Pela força invisível, elas sentem uma presença. “Quando eu percebi que estava trabalhando com um fenômeno físico invisível, que era o magnetismo e a gravidade, senti como se estivesse concluindo um capítulo da minha pesquisa sobre óptica, pois é fato que a luz e seus fenômenos foram um ponto de partida nessa pesquisa. Ao trabalhar com outro fenômeno natural, porém invisível como é o magnetismo, e abrir mão da visibilidade para a construção de uma obra, eu de fato concluo um tema. Agora é esperar pra ver o que virá”, destaca.

Francisco Zanazanan é considerado hoje um dos maiores representantes da arte contemporânea do Ceará. É autodidata e tornou-se conhecido no meio artístico cearense ao receber prêmio no Salão dos Novos, em Fortaleza, em 1992, à época com 17 anos. Mas neste mesmo ano, já havia sido premiado pelo Instituto Equatorial, no concurso “Juventude Ecológica”, vinculado a ECO’92, e no ano anterior Pela Fundação Bradesco, quando era estudante naquela instituição.


SERVIÇO:

Zanazanan – Obras Premiadas

Abertura: Quinta, 13 de agosto, às 19 horas

Visitação: 14 de agosto a 26 de setembro

Segunda a Sexta, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h

Local: Espaço Cultural Correios

Rua Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza – CE


Assessoria de imprensa:

Lucinthya Gomes: 8826-7951 / 9219-9594

Nenhum comentário:

Postar um comentário