Ele merece

Silas Munguba receberá homenagem póstuma da Câmara Municipal de Fortaleza
Sessão solene homenageia os 34 anos de fundação do Desafio Jovem do Ceará e concede homenagem póstuma ao seu fundador

O médico Silas Munguba, falecido em 15 de junho passado, receberá homenagem póstuma da Câmara Municipal durante a sessão solene em comemoração aos 34 anos de fundação do Desafio Jovem do Ceará, entidade criada por ele. A solenidade acontecerá segunda-feira, 17, às 9:30h no plenário da Câmara e foi uma iniciativa do vereador Antônio Henrique (PTN).

Desde 1975, quando foi oficialmente fundado, O DJC tem realizado um trabalho de referência no estado na recuperação de dependentes químicos. A comunidade terapêutica oferece serviços de internamento e ambulatório e possui uma equipe interdisciplinar que acompanha recuperandos e suas famílias. Por muitos anos, ela foi a única a oferecer esse tratamento no Norte e Nordeste. O Dr. Silas sempre esteve a frente desse trabalho por acreditar que se não fossem combatidas, as drogas poderiam causar danos irreparáveis à sociedade. “Cada dependente químico recuperado é uma vida resgatada”, dizia.

Para o propositor da homenagem, o vereador Antônio Henrique, que trabalhou por dez anos do DJC e acompanhou a dedicação do médico, a contribuição do Dr. Silas para a sociedade foi imensurável: “Ele conseguiu antever que as drogas se tornariam um problema social e de saúde pública preocupante, e isso foi há mais de três décadas. Hoje, as notícias sobre o crack nos fazem ver o quanto ele estava certo.” O vereador lembra que a preocupação maior de Silas Munguba sempre foi com as vidas: “Conheço famílias que são eternamente gratas ao Desafio Jovem pelo tratamento que seus filhos receberam ali, muitos contam que nasceram de novo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário