Deu no jornal O Estado

Cid assume presidência do PSB ainda esse mês
Já está tudo arranjado. No próximo dia 29, o governador Cid Gomes torna-se o novo presidente estadual do PSB durante a convenção do partido em Fortaleza. O mandato dura três anos. A informação foi dada ontem pelo ainda cacique da legenda no Ceará, Sérgio Novais. Numa coletiva convocada às pressas no gabinete do braço direito do Palácio Iracema na Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PSB), ele anunciou não ter a pretensão de permanecer no cargo.
Na sede do Governo, silêncio sobre o assunto. A coordenadoria de Comunicação Social disse que “esse é um tema exclusivo do PSB. Ele [Cid] nem assumiu ainda. Só vai falar depois da oficialização”. Mas a inércia tem justificativa.

Afinal, ao ocupar a cadeira mais importante do PSB, o governador “ganha” o presente de ter que negociar diretamente sua própria re-eleição e mediar um confronto anunciado entre PT e PSDB, hoje membros da base de apoio, mas que se recusam a permanecer na aliança caso o outro esteja.
“É um debate político que precisa ser travado. Vai ter que ter uma conversa e precisamos ver o cenário nacional também. O Fernando Henrique [Cardoso, PSDB] chega aqui falando mal de todo mundo! Eu acho que complica”, previu Sérgio, referindo-se à passagem do ex-presidente por Fortaleza na semana passada, quando criticou o governo Lula e defendeu que os tucanos tenham candidato próprio para bater de frente com Cid.
Segundo Novais, a entrega da presidência está sendo pacífica e o nome de Cid veio de um entendimento feito na busca por unidade partidária. A declaração foi feita na tentativa de amenizar os rumores da existência de uma rixa entre sua ala – mais histórica – e a do governador – filiada há apenas quatro anos.
Tanto, que até Zezinho Albuquerque garantiu a “paz reinante”. “Nunca houve isso. Fazemos parte da mesma coisa”, arriscou o parlamentar, sendo complementado por Sérgio: “é um esforço de repotencialização partidária. Saio tranquilo e politicamente bem. Saio dentro do processo de renovação”.

Admitindo cansaço por conta da rotina vivida desde a campanha de Cid, em 2006, ele vai agora para o Diretório do PSB em Fortaleza. Em 29 de julho, foi eleito presidente. A posse deve acontecer em 27 de setembro, quando termina o mandato de Rogério Aguiar. O último compromisso como presidente da Estadual, no entanto, acontece na próxima quinta-feira, 13. Uma reunião em Brasília.

O comunicado à Executiva Nacional com a indicação de Cid também foi feito ontem ao presidente Eduardo Campos. “A eleição dele foi um teste para o PSB. E um teste muito positivo. Agora, ter um governador presidindo o partido, pra nós, é uma honra. O PSB cresceu muito. E isso requer um esforço muito grande de todo mundo”, avaliou.

Na contagem regressiva para tocar a municipal, Sérgio já sabe dos abacaxis que terá de descascar. Dentre eles, a escolha de dois nomes para o secretariado de Luizianne Lins (PT). A prefeita chegou a indicar os vereadores Elpídio Nogueira e Eliane Novais – irmã de Sérgio – para as presidências do Instituto Doutor José Frota (IJF) e da Funcet. Contudo, ambos rejeitaram os cargos porque teriam de renunciar aos mandatos na Câmara. A previsão está na Lei Orgânica do Município (LOM). “Vou ter que me dedicar um bocado a isso. Mas vamos trabalhar e fazer um planejamento. Fortaleza é muito grande e precisamos juntar tudo: bancada de vereador, suplentes...”, anteviu.

Já Zezinho comentou o papel do governador daqui pra frente. Segundo o deputado, será um trabalho de continuidade ao já realizado por Sérgio e com foco na expansão da agremiação no Interior e nas bancadas da Assembleia e da Câmara Federal. Hoje, são 22 prefeitos, 13 vice-prefeitos e 191 vereadores em todo o Estado. “Fazer com que se crie mais alma e trabalhe mais. Vamos movimentar, sacudir o partido. Mas não estamos aqui para crescer por crescer. Temos que crescer dentro dos ideais que achamos”, adiantou.

Indagado se Cid teria o apoio da cúpula para articular a manutenção tanto do PT quanto do PSDB na chapa do próximo ano, ele respondeu: “ah...não tenha dúvida. Não tenha dúvida! Não tenha dúvida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário